Categorias: Paraíba

Prefeitura de Patos distribui sementes de milho e fortalece agricultura

PUBLICIDADE

A Prefeitura de Patos por meio da Secretaria de Agricultura iniciou a distribuição gratuita de sementes de milho, que foram adquiridas com recursos do próprio município, e estão sendo entregues aos produtores da agricultura familiar. Na manhã desta quinta-feira (15), as equipes da secretaria de Agricultura estiveram distribuindo as sementes aos agricultores da comunidade do Mucambo. No total, são 1,8 toneladas de sementes que estão sendo distribuídas e cada família receberá 5kg para realizar seu plantio.

O engenheiro agrônomo, Iere Caindre, explicou que as sementes são de boa qualidade, desenvolvidas pela EMBRAPA e de uma espécie adequada as condições climáticas da região.

“Nós estamos distribuindo as sementes do tipo BRS catingueiro, que é uma semente de ciclo precoce, onde entre a germinação e a colheita do milho seco nós temos um período de 90 a 100 dias e isso para a nossa região é ótimo, porque aproveitamos mais o regime hídrico e, com isso, pretendemos atingir níveis moderados de produtividade já que contamos com essas sementes de excelente qualidade”.

Ao receber a sua cota de sementes, o agricultor Cícero Caetano, disse que está muito satisfeito porque o corte de terra foi realizado bem a tempo da chegada do inverno e as sementes também foram distribuídas logo em seguida. “Desde que eu planto eu nunca vi isso, ter as terras cortadas em um dia e receber as sementes no dia seguinte”, destacou o morador da comunidade do Mucambo.

O secretário de Agricultura, João Paulo de Lacerda, por sua vez, comentou que o objetivo da Prefeitura é incentivar a agricultura familiar e contribuir para um plantio de qualidade na zona rural do município.

“Esta é uma iniciativa pioneira e um trabalho que lutamos bastante para que acontecesse. Esse milho, segundo cálculos dos nossos engenheiros, ele pode chegar a dar um rendimento livre de 2 mil reais para o agricultor na colheita e venda da safra. Isso é um incremento que a Prefeitura faz para que o agricultor tenha a sua renda”, destacou.

Além da distribuição de sementes, também está sendo realizada, simultaneamente, e de forma gratuita, os cortes de preparação de terra para plantio pelas máquinas da prefeitura nas propriedades rurais em todas as comunidades do município.

 

Assessoria

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Paraíba inicia semana com alerta de chuvas e ventos fortes para 156 municípios de todas as regiões

Neste domingo (28), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de chuvas intensas…

28 de abril de 2024

Colombianos são detidos por suspeita de extorsão e agressão em João Pessoa

Dois colombianos foram presos nesse sábado (27) sob suspeita de extorsão, ameaças e agressão a…

28 de abril de 2024

PM age rápido e prende grupo criminoso acusado de assaltos em CG e região

A Polícia Militar frustrou um grupo criminoso que estava agindo em Campina Grande e região,…

28 de abril de 2024

Sousa e Iguatu empatam sem gols na estreia da Série D do Brasileiro

Na tarde deste domingo (28), no Estádio Marizão, no Sertão paraibano, Sousa e Iguatu se…

28 de abril de 2024

57 postos de JP são notificados e terão que explicar aumento no preço do litro da gasolina

O Procon-JP notificou 57 postos de combustíveis de João Pessoa para que expliquem o aumento…

28 de abril de 2024

Jovem é morto a tiros no meio da rua, no Sertão paraibano

No início da tarde deste domingo (28), um jovem foi assassinado a tiros no bairro…

28 de abril de 2024