Prefeita não pretende reconstruir barragem que rompeu em Pocinhos

PUBLICIDADE

Por pouco não foi uma tragédia. Esta semana uma barragem de laje estourou na cidade de Pocinhos, no Agreste da Paraíba, e deixou o Corpo de Bombeiros, a Agência Executiva de Gestão das Águas (AESA) e a Defesa Civil em alerta.

Em meio ao drama das famílias atingidas pelo rompimento, a prefeita de Pocinhos Eliane Galdino, descartou a possibilidade de reconstruir a barragem que  arrastou cinco casas, e deixou 17 pessoas desalojadas. Ela revelou que a gestão planejava destruir o reservatório por oferecer risco a população.

 

“Esse tanque que rompeu não vamos refazer, vai ficar inativo, já era uma pretensão de destruir”, disse.

No dia do acidente, a Prefeitura de Pocinhos montou uma força-tarefa para atender às vítimas do rompimento de um reservatório. Casas foram destruídas e há feridos que foram socorridos para o Hospital de Trauma de Campina Grande.

A prefeita informou que anos atrás o Município teria tentado desativar o reservatório que rompeu, mas que não foi possível na ocasião.

“Esses reservatórios são públicos e faz muitos anos que foram construídos em cima da pedra. Construíram sem ter alicerce, na época que Adriano (Galdino) foi prefeito tentou derrubar, mas a população não deixou”, explicou.

 

Segundo a prefeita, no mesmo local onde ocorreu o acidente existem dois tanques bem maiores. “Inclusive o pessoal da Defesa Civil e Aesa vistoriariaram os dois reservatórios. A barragem de Burity é grande, já no meu mandato já fizemos um reparo no balde da barragem”, garantiu.

 

A Agência Executiva de Gestão das Águas , e o Corpo de Bombeiros seguem inspecionando as barragens existentes em Pocinhos, e construídas em cima de pedras, semelhante a barragem do Cajueiro. Uma equipe do CB segue de plantão, esvaziando os reservatórios para evitar que uma nova tragédia aconteça.

A secretaria de Infraestrutura da Prefeitura Municipal de Pocinhos informou que os tanques foram construídos na década de 1970 pelo Poder Público, e que as casas também são construções antigas. Informou, ainda, que acompanha o caso e que está oferecendo assistência aos moradores, as realocando para locais seguros.

A suspeita é que a barreira do reservatório tenha cedido pela força da água acumulada nos últimos dias, quando chuvas fortes foram registradas. Segundo moradores, o reservatório estava cheio e algumas pessoas deixaram as casas antes do rompimento.

 

O ministro do Desenvolvimento Regional, Daniel Ferreira, anunciou ações para amenizar os estragos provocados com o rompimento de um reservatório. Segundo o ministro, o presidente Jair Bolsonaro (PL) editou duas medidas provisórias que preveem o envio de R$ 1 bilhão em recursos para locais atingidos por desastres, além de ajuda humanitária e reconstrução das áreas atingidas.

 

Severino Lopes

PB Agora

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Trens urbanos de João Pessoa não irão circular no feriado do Dia do Trabalhador

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) de João Pessoa divulgou um comunicado nesta segunda-feira…

29 de abril de 2024

Vice-governador Lucas Ribeiro avalia distanciamento entre Bruno e Romero em CG e sentencia: “Acho difícil uma aproximação”

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro (PP), avaliou nesta segunda-feira (29) a relação entre o…

29 de abril de 2024

Operação da Polícia Civil no Cariri prende quatro suspeitos e apreende armas e munições

Uma ação conjunta da Polícia Civil da Paraíba, com equipes da Delegacia de São João…

29 de abril de 2024

Caminhão tomba e motorista fica ferido, na BR-230 em Campina Grande

Um acidente envolvendo um caminhão deixou o motorista ferido e parcialmente interditou a BR-230, em…

29 de abril de 2024

Procon de Campina Grande apreende mais de 75 produtos vencidos em mercadinho no bairro das Cidades

Mais de 75 produtos alimentícios com data de validade vencida foram retirados pelo Procon de…

29 de abril de 2024

Casa de shows em João Pessoa é interditada pelos Bombeiros após desabamento durante festa

Uma casa de shows localizada no bairro do Portal do Sol, em João Pessoa, foi…

29 de abril de 2024