Categorias: Paraíba

PMJP inaugura primeira UPA da Capital nesta 4ª

PUBLICIDADE

Cerca de 400 pessoas serão beneficiadas, diariamente, com a implantação da primeira Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas (UPA) de João Pessoa. A UPA Oceania será inaugurada nesta quarta-feira (21), a partir das 9h, na Avenida Flávio Ribeiro Coutinho, 70. Equipada para atender casos de urgência de baixa e média complexidade, a UPA funciona dia e noite, inclusive nos fins de semana.

Foram investidos aproximadamente R$ 3 milhões em construção e equipamentos. Segundo a diretora da UPA, Anne Helga Melo, a implantação da unidade irá facilitar o acesso ao atendimento de urgência e diminuir o volume nos hospitais. “Vamos reduzir ainda mais a necessidade da população ir a um hospital e, com isso, podemos desafogar as urgências de hospitais como o Complexo Hospitalar de Mangabeira”, ressaltou.

A Unidade de Pronto Atendimento vai funcionar 24 horas e será porta de entrada espontânea de urgência e emergência. A UPA estará articulada com a Estratégia da Família, Atenção Básica, Serviço Móvel de Urgência (Samu) e unidades hospitalares, seguindo fluxos coerentes e efetivos de referência e contrarreferência através das Centrais de Regulação Médica de Urgências.

Anne explicou que na unidade haverá um sistema de acolhimento, em sala própria, realizado por enfermeiros e baseado em classificação de risco do Programa Nacional de Humanização do Ministério da Saúde. “A UPA funcionará com uma equipe multidisciplinar, entre eles, médicos clínicos e pediatras”.

A expectativa de atendimento por dia é de 300 a 400 pessoas, numa estrutura composta de 13 leitos, dividida por cores que se referem à prioridade dos atendimentos de acordo com a classificação de risco.

As Unidades de Pronto Atendimento – UPA 24h são estruturas de complexidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde e as portas de urgência hospitalares, onde em conjunto com estas compõem uma rede organizada de Atenção às Urgências.

São integrantes do componente pré-hospitalar fixo e devem ser implantadas em locais estratégicos para a configuração das redes de atenção à urgência, com acolhimento e classificação de risco em todas as unidades, em conformidade com a Política Nacional de Atenção às Urgências. A estratégia de atendimento está diretamente relacionada ao trabalho do Samu, que organiza o fluxo de atendimento e encaminha o paciente ao serviço de saúde adequado à situação.

 

SECOM-JP

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Campina Grande é a cidade que mais vacinou no Dia D de Vacinação da Influenza

Como tudo em Campina Grande é superlativo, o dia D de vacinação da Influenza na…

19 de maio de 2024

Ex-presidiário tem casa invadida e é executado com mais de dez tiros, em Bayeux

Na noite deste sábado (18), um homem foi assassinado após ter sua casa invadida no…

19 de maio de 2024

Celebração de Pentecostes reúne milhares de fiéis e prefeito Cícero destaca momento para alimentar a fé

O prefeito Cícero Lucena, acompanhado da primeira-dama Lauremília Lucena, expressou neste domingo (19), durante a…

19 de maio de 2024

Dia D contra a gripe: mais de 56 mil doses são aplicadas no estado

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria…

19 de maio de 2024

João Pessoa é escolhida para gravação do filme ‘Esperançar’ e prefeito acompanha trabalho da equipe

João Pessoa foi escolhida como local para a gravação do filme ‘Esperançar’, que aconteceu neste…

19 de maio de 2024

Propaganda em geral: veja o que pode e o que não pode ser feito nestas eleições e fique atento

Regras para a realização de carreatas e distribuição de santinhos estão listadas na Resolução TSE…

19 de maio de 2024