Categorias: Paraíba

PMJP entrega três novos espaços na Zoo da Bica

PUBLICIDADE

O Parque Zoobotânico Arruda Câmara (a Bica) está de cara nova. Nesta sexta-feira (29), a partir das 9h, o prefeito Luciano Agra, inaugura três novos recintos para visitação pública: o Caminho dos Pássaros, que abrigará aves de pequeno porte, a Casa de Répteis, um espaço para cobras e lagartos, e a Oca, uma construção destinada à educação ambiental. A recuperação da Bica faz parte das diretrizes da Prefeitura Municipal de João Pessoa que tem revitalizado parques, praças e demais áreas verdes da capital.

“Esses novos espaços da Bica marcam a afirmação de uma política urbana que prima pela sustentabilidade, investindo na recuperação e criação de parques públicos, que são a única maneira de garantir a cobertura vegetal que João Pessoa possui, e, ao mesmo tempo, propicia à população o acesso a reservas naturais que são verdadeiros espaços de contemplação e renovação das energias”, afirma a secretária de Planejamento Estelizabel Bezerra.

Com as novas áreas, os frequentadores da Bica poderão observar, ainda mais de perto, os hábitos e a rotina de diferentes espécies. No Caminho dos Pássaros, os visitantes terão a oportunidade de circular entre mais de 100 aves sem nenhuma grade ou barreira impedindo o contato com elas. O recinto é o maior projetado até agora, com 800 m2 de área e um mini-ecossistema, composto por árvores, plantas, gramado e um córrego.

A Casa de Répteis promete adrenalina para quem não tem medo de serpentes e lagartos. Os visitantes poderão circular pelo recinto e observar, através de uma parede de vidro, jibóias, pítons, salamantas, entre outras espécies. Como os répteis são animais pecilotérmicos (a temperatura do corpo deles varia de acordo com a do ambiente), luzes especiais, que emitem de raios ultravioleta, serão instaladas no ambiente para manter a temperatura estável e garantir mais conforto para os animais.

Já a Oca, que recebeu este nome por conta do seu formato arredondado, inspirado nas habitações indígenas, é um espaço destinado à educação ambiental. Ali, os visitantes vão descobrir curiosidades sobre o Parque Arruda Câmara, que ganhou este nome em 1922, em homenagem ao botânico paraibano Manoel de Arruda Câmara. O público também poderá aprender, por meio de vídeos, palestras e exposições, curiosidade sobre a Bica, que ocupa uma área de 26,8 hectares e possui resquícios de Mata Atlântica, e os cerca de 500 animais que vivem no local.

Outras melhorias – No mês passado, a Bica ganhou um espaço Falconiforme, destinado a abrigar aves de rapina. A próxima etapa desse projeto de requalificação prevê a inauguração de um novo píer, a restauração do espaço em volta da Fonte Tambiá a e construção de um novo recinto para mamíferos de pequeno porte. Segundo a secretária de Planejamento, Estelizabel Bezerra, essa revitalização está apenas na primeira etapa e integra uma ação mais ampla para implantação de parques nos quatro quadrantes geográficos da cidade. O benefício desses investimentos, de acordo com ela, é inestimável.

“A bica faz parte da historia de muitos pessoenses, desde a infância, passando pela adolescência, maturidade e velhice. É um desses lugares que resguardam a história e a alma de uma cidade que nasceu com talentos e reservas naturais para ser bela e ter qualidade de vida. Existe, nesse investimento, um beneficio inestimável na relação custo-benefício, por se tratar do que deixamos para as gerações futuras”, afirma.

Novas atividades – A Prefeitura de João Pessoa (PMJP), por meio das Secretarias de Meio Ambiente e de Saúde, vai entregar à população, nesta sexta-feira (29), um novo espaço para a prática de tai chi chuan, biodança e terapia comunitária. As atividades do Núcleo de Aplicação e Formação em Práticas Integrativas e Complementares serão desenvolvidas no Centro de Estudos e Práticas Ambientais, que funciona no Parque Zoobotânico Arruda Câmara, a Bica.

O Núcleo de Aplicação e Formação em Práticas Integrativas e Complementares será estruturado no ambiente do Parque Zoobotânico Arruda Câmara, Bica, onde profissionais da saúde atenderão as pessoas. O novo espaço integra as ações do Governo Municipal, que adotou, este ano, a Ecopedagogia da Permacultura como metodologia de educação ambiental.

Os interessados em praticar essas terapias poderão se inscrever no período de 03 a 08 de novembro, pelo telefone 3218 9841. As atividades serão desenvolvidas a partir do dia 09 de novembro.

 

 

Secom PMJP

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Mais trechos de praia na PB são liberados para banho após operação de combate ao despejo de esgoto no mar; confira

A Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) publicou o relatório mais recente sobre a…

18 de maio de 2024

Assessoria de Luiz Couto rebate sugestão de Jackson Macêdo para que o parlamentar se aposente: “Gerador de conflitos”

O deputado federal Luiz Couto (PT), através de sua assessoria, criticou a declaração do presidente…

18 de maio de 2024

Paraibano conquista bicampeonato mundial de Atletismo Paralímpico e João destaca: “Incentivo do Bolsa Esporte”

O governador da Paraíba, João Azevêdo, celebrou a vitória do paratleta paraibano Cícero Valdiran, que…

18 de maio de 2024

Prefeitura de Santa Rita tacha de fake news informação sobre suspensão do São João pelo TCE

A Prefeitura de Santa Rita emitiu neste sábado (18) uma nota desmentindo a informação sobre…

18 de maio de 2024

Sousa perde para Santa Cruz-RN em partida marcada por pênalti controverso

Na tarde deste sábado (18), o Sousa sofreu sua segunda derrota em quatro jogos na…

18 de maio de 2024

Deputado estadual Luciano Cartaxo é internado após passar mal, em João Pessoa

O deputado estadual Luciano Cartaxo (PT) foi internado na noite dessa sexta-feira (17) após passar…

18 de maio de 2024