Categorias: Paraíba

Período junino: Batalhão de Trânsito orienta motorista a redobrar atenção

PUBLICIDADE

O Batalhão de Policiamento de Trânsito orienta os motoristas que pretendem viajar neste São João que redobrem os cuidados por causa das chuvas. Policiais da unidade têm buscado passar algumas dicas durante as blitzen que estão sendo realizadas nos dias que antecedem o feriadão e também pelos canais de interação social do BPTran.

O subcomandante do Batalhão, major Gérson Lima, adiantou que alguns cuidados devem ser redobrados. “Um deles é com a palheta do limpador do para-brisas, que deve ser observada, pois como passa muito tempo sem usar, acaba ressacando e é fundamente tê-la em bom estado neste período chuvoso, para minimizar os riscos de acidentes. Outro ponto de extrema importância é com os pneus, mas não só no fator de estarem lisos ou não, mas sim quanto a calibragem, que é o que garante a estabilidade do veículo. O sistema de iluminação também deve ser conferido, testando faróis e as lanternas de sinalização”, alertou.

Ainda segundo o oficial, a preocupação no período não é só com as chuvas, mas com o pós-chuvas. “Quando as chuvas estão caindo, os motoristas tendem a tomar mais cuidados até porque a visibilidade diminui, porém, ao estiar, muitos motoristas começam a ter atitudes que geram sérios riscos de acidentes, a exemplo de desenvolver uma velocidade maior, esquecendo que a pista está molhada, os pneus e o sistema de freios também”, completou.

Aquaplanagem – Uma das preocupações dos órgãos de trânsito, em relação ao período chuvoso, é com a aquaplanagem, que é quando o veículo perde a aderência dos pneus com o solo por causa das conhecidas “poças de água”. A orientação é evitar qualquer tipo de movimento brusco ao passar por estes pontos. O motorista não deve acionar o freio, não deve mudar de direção e nem acelerar ao passar por esses pontos, para minimizar o risco de perder o controle do carro e assim acabar se envolvendo em algum acidente.

Durante todo o feriado do São João o Batalhão de Policiamento de Trânsito realizará várias ações em pontos estratégicos, com objetivo de aumentar a prevenção dos acidentes no período. As ações de reforço começam nesta quarta-feira (19) e vão até a madrugada da próxima terça (25).

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Paraíba inicia semana com alerta de chuvas e ventos fortes para 156 municípios de todas as regiões

Neste domingo (28), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de chuvas intensas…

28 de abril de 2024

Colombianos são detidos por suspeita de extorsão e agressão em João Pessoa

Dois colombianos foram presos nesse sábado (27) sob suspeita de extorsão, ameaças e agressão a…

28 de abril de 2024

PM age rápido e prende grupo criminoso acusado de assaltos em CG e região

A Polícia Militar frustrou um grupo criminoso que estava agindo em Campina Grande e região,…

28 de abril de 2024

Sousa e Iguatu empatam sem gols na estreia da Série D do Brasileiro

Na tarde deste domingo (28), no Estádio Marizão, no Sertão paraibano, Sousa e Iguatu se…

28 de abril de 2024

57 postos de JP são notificados e terão que explicar aumento no preço do litro da gasolina

O Procon-JP notificou 57 postos de combustíveis de João Pessoa para que expliquem o aumento…

28 de abril de 2024

Jovem é morto a tiros no meio da rua, no Sertão paraibano

No início da tarde deste domingo (28), um jovem foi assassinado a tiros no bairro…

28 de abril de 2024