Categorias: Paraíba

Penitenciária da Paraíba ganha fábrica de gesso e beneficia reeducandos

PUBLICIDADE

A missão da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária é coordenar a política estadual de assuntos penitenciários, guardar e promover a ressocialização dos reeducandos. A visão da Seap é ser uma Secretaria estruturada institucionalmente para a contenção qualificada, como também voltada para a reintegração do reeducando por meio do Programa de Ressocialização Cidadania é Liberdade. Diversas ações que promovem a reintegração de apenados são realizadas nas penitenciárias de forma permanente, muitas delas em parceria com instituições e entidades.

Nesta semana, foi inaugurada uma fábrica de gesso na Penitenciária de Segurança Máxima Geraldo Beltrão, em João Pessoa. Um investimento do Juizado Especial de Mangabeira repassado à Fundação Cidade Viva, que administrou a obra construída por apenados da unidade.

De acordo com o secretário de Estado da Administração Penitenciária, tenente-coronel Sérgio Fonseca, “a missão prioritária da Seap é de fato ressocializar os reeducandos de forma humanizada, tentar transmitir valores, ensinamentos e a prática em alguma profissão, o que contribui com a reconquista do exercício da cidadania, para quando ganharem a liberdade surgir a oportunidade de voltar ao mercado de trabalho. Esta fábrica de gesso aqui na Penitenciária Máxima Geraldo Beltrão, por meio do Juizado Especial de Mangabeira e da Fundação Cidade Viva, é uma das várias ações, em parceria, que temos no Sistema Penitenciário da Paraíba”, pontuou.

De acordo com o diretor da penitenciária, João Sintonio, a fábrica de gesso foi construída este ano com recursos do juizado especial de Mangabeira utilizando a mão de obra dos próprios apenados da unidade. “Todos os 20 reeducandos participantes receberão em conta bancária, além de fazerem jus à remição de pena, ou seja, a cada 3 dias trabalhados será reduzido um dia da pena. A produção será por demanda contratada, porém temos capacidade de produzir mais de 200 m² por dia. Será destinada à própria administração pública e ao público em geral. Teremos um Instagram para divulgação do trabalho executado e todos os produtos produzidos, especialmente o gesso 3D”, explicou o diretor.

Ainda participaram da solenidade da fábrica, o juiz titular da Vara de Execuções Penais da Capital, Carlos Neves da Franca Neto, a juíza Andréia Arcoverde, gestores da Fundação Cidade Viva, entre outras autoridades. O diretor da penitenciária, João Sintonio, destacou a importância da restauração da fábrica de gesso e apresentou aos convidados o talento musical dos apenados que apresentaram algumas músicas.

PB Agora

 


Garanta um desconto especial na sua certificação digital no Juristas Certificados Digitais

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

DIA DAS MÃES: diferença no preço do perfume feminino pode chegar a mais de R$ 200, em JP

Para o consumidor que pretende presentear com perfumes no Dia das Mães, comemorado no segundo…

28 de abril de 2024

Eleitores têm até 8 de maio para regularizar o título, transferir e votar

Eleitores de todo o país devem resolver suas pendências com a Justiça Eleitoral até o…

28 de abril de 2024

Litoral e Agreste da Paraíba estão sob novo alerta de chuvas intensas, segundo previsão do Inmet

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta de chuvas intensas para o…

28 de abril de 2024

Mulher é detida por suspeita de esfaquear companheiro no Sertão da Paraíba

Uma mulher de 24 anos foi detida após supostamente esfaquear seu companheiro, de 34 anos,…

28 de abril de 2024

Sine-PB disponibiliza mais de 480 vagas de emprego a partir de segunda-feira

O Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB) disponibilizará, a partir desta segunda-feira (29), 481…

28 de abril de 2024

PM age rápido e prende grupo criminoso acusado de assaltos em CG e região

A Polícia Militar frustrou um grupo criminoso que estava agindo em Campina Grande e região,…

28 de abril de 2024