Categorias: Paraíba

Paróquia realiza homenagem a imigrantes italianos

PUBLICIDADE

Paróquia de São Miguel Arcanjo homenageia padroeira dos imigrantes italianos com festa no bairro do Bessa

 

 

A Paróquia São Miguel Arcanjo, em conjunto com a Società Dante Alighieri (CCIBDA-PB), estará promovendo no próximo domingo, dia 15 de agosto de 2010, a 7ª Festa Madonna Achiropita – atividades consagradas a Nossa Senhora Achiropita, padroeira dos imigrantes italianos no Brasil. A festa será realizada a partir das 10 horas da manhã na sede da Paróquia, localizada à Rua Renato de Souza Maciel, n° 335, no bairro do Bessa – João Pessoa/PB, vizinha ao Mercado Público e próxima ao ponto final das linhas de ônibus 601 e 603.

Comandada pelo Pároco Frei Giovanni Mastropriano, a festa será iniciada às 10 horas com uma Missa celebrada em italiano pelo Arcebispo da Paraíba, Dom Aldo Pagotto. Logo em seguida, os participantes terão a oportunidade de mais uma vez saborear comidas tipicamente italianas, incluindo uma macarronada preparada pessoalmente por Frei Giovanni.

Além de homenagear a padroeira dos imigrantes italianos no Brasil, a 7ª Festa Madonna Achiropita se constituirá numa importante ocasião de congraçamento entre a Igreja e os moradores e visitantes do bairro do Bessa. Vale a pena participar.

Maiores informações podem ser adquiridas por meio do telefone (83) 3245-3469.

 

História – Em 580 D.C., o capitão Maurício, desviado pelos ventos, chegou a uma aldeia calabresa, na Itália. O monge Éfrem foi-lhe ao encontro e lhe disse: “Não foram os ventos que te conduziram para cá, mas Nossa Senhora, para que tu – uma vez Imperador – lhe construas um templo”.

Em 582, Maurício tornou-se de fato Imperador e, cedendo à insistência do monge, decretou a construção do Santuário, que bem depressa chegou ao término. Um fato estranho chamou a atenção da comunidade. A imagem de Nossa Senhora que era pintada durante o dia, de noite desaparecia da parede.

Uma noite, de improviso, apareceu uma belíssima senhora que falou com o vigia e pediu para entrar no santuário. E como ela demorasse para sair, preocupado, ele entrou e não encontrou mais aquela senhora, mas viu que estava pintada no fundo da parede interna do templo, uma imagem lindíssima de Nossa Senhora. Ao saber disso, o povo acorreu àquele local e, entre lágrimas e cantos, aclamava: Achiropita! Achiropita!… O que significa: imagem não pintada pela mão do homem.

Seja lenda ou história, o fato é que desde o século doze, em Rossano Cálabro, esta devoção passou a ser oficialmente celebrada no dia 15 de agosto.

 

Assessoria

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Operação da Polícia Civil recupera moto roubada em João Pessoa

Uma moto que havia sido roubada na BR-101 foi recupera na última segunda-feira, 13 de…

14 de maio de 2024

Polícia faz operação após possível ataque de facção na cidade de Lucena

Os moradores da cidade de Lucena, na Grande João Pessoa, viveram momentos de tensão, na…

14 de maio de 2024

Vereador de Itabaiana segue em estado grave após ser atacado por abelhas

Continua internado em estado grave o vereador do município paraibano de Itabaiana, Arnaldo Segundo, de…

14 de maio de 2024

UFPB publica edital com 320 vagas; inscrições começam na quinta

O Centro Profissional e Tecnológico/Escola Técnica de Saúde (CPT-ETS), situado no campus de João Pessoa…

14 de maio de 2024

Vereador do PP ameaça desistir da reeleição se Inácio Falcão insistir em concorrer à PMCG: “Seria uma luta desigual”

Em entrevista à imprensa no dia de ontem (13), o polêmico vereador campinense Rostand Paraíba…

14 de maio de 2024

Homem é morto a tiros em emboscada na cidade de Conde, no Litoral Sul da Paraíba

Mais um assassinato foi registrado na Paraíba. Desta vez o caso ocorreu na noite de…

14 de maio de 2024