Categorias: Paraíba

Paróquia de São Pedro é criada em Campina Grande

PUBLICIDADE

O conjunto Severino Cabral passa a ser sede da mais nova Paróquia criada na Diocese, a Paróquia São Pedro que foi erigida na noite desta quinta feira (06) por Dom Dulcênio Fontes de Matos. A celebração que marcou a criação da nova Paróquia reuniu Padres, Diáconos, Seminaristas e grande quantidade de fiéis.

Na ocasião foi empossado como o primeiro Pároco da Paróquia São Pedro, o Padre Sérgio Leite, ele que atualmente responde pelo Vicariato para a Caridade, Justiça e Paz. Os Diáconos Permanentes Marcelo Eufrásio e Antônio Garcia foram enviados para exercerem seus ministérios na referida Paróquia, ambos estarão auxiliando o Padre Sérgio nesta nova missão.

Padre Sérgio Leite completou recentemente 17 anos de Sacerdócio e receber esta comunidade é sinônimo de missão e muito trabalho: “É uma alegria assumir este trabalho, essa comunidade constituída de 7 comunidades repleta de desafios, coloco-me a disposição para servir ao povo. Espero que nossas lideranças trabalhem juntas em prol do Reino. Conto com a colaboração dos leigos e leigas. Esperem de mim, o meu Sim, Eis-me aqui!”. Disse o Pároco.

Homilia
Partindo da liturgia da palavra, onde no evangelho proferido, Jesus ordenou seus discípulos a anunciarem o Reino de Deus, Dom Dulcênio falou sobre o pastoreio e sobre a missão que o Padre Sérgio estar por vivenciar, lembrando daquilo que a comunidade tanto espera ser apascentada:

“O Missionário clerical, religioso ou leigo necessita de recursos para a sua vida de evangelizador, mas precisa também, viver desapegado dos bem materiais; ter um coração despojado, desocupado onde Jesus Cristo possa encontrar espaço, e pouco a pouco, ir transformando o pregador ou missionário em verdadeiro ícone, de maneira que leve Jesus para todos, e não a sua própria pessoa. É exatamente o que esperamos do Padre Sérgio, primeiro Pároco da Paróquia de São Pedro. Fazer tudo para que Jesus Cristo seja cada vez mais conhecido e amado nesta comunidade que hoje é elevada à Paróquia”. Lembrou o Bispo de Campina Grande.

Adiante, Dom Dulcênio pediu ao povo de Deus que amassem a Igreja e a nova comunidade paroquial, a fim de fazê-la crescer na missão evangelizadora cumprindo seu papel eclesial, administrativo e social: “Aos leigos, assim me expresso: Tenham amor à Igreja, a sua comunidade eclesial. A estrutura eclesial vai-se firmando gradativamente, à medida em que se incorpora as comunidades dos fiéis, unidos pela identidade de fé e de amor recíproco. E assim se ergue, maravilhosamente, o edifício da Igreja, é o que acontece com vocês desta comunidade, de repente, paróquia”.

E prosseguiu: “Tudo isso é amor, que brota da tomada de consciência de sermos seus membros, chamados a frutificar, através da participação ativa no culto e nas pastorais. O amor à Igreja, a sua comunidade paroquial é um sentimento que não se adquire, sem mais. É preciso desenvolvê-lo, a começar da frequência aos Sacramentos, especialmente, da Santa Missa aos domingos e dias santos de guardas. A partir daí, todo o trabalho paroquial estará consagrado ao Senhor. Antes de ser uma obrigação, é um privilégio”. Concluiu o Bispo.

Próprio da Liturgia da criação de uma Paróquia e posse de um Padre, o Pároco seguiu ritual como de costume, proferindo sua profissão de fé, recebendo do Bispo as chaves simbólicas da Igreja, a Chave do Sacrário, além de ser conduzido à Pia Batismal. Dom Dulcênio Impôs-lhes à Estola roxa, como sinal do seu ministério de escuta na confissão. E dessa forma, o Padre Sérgio Leite foi empossado como primeiro Pároco da Paróquia São Pedro.

A Nova Paróquia já tem uma caminhada eclesial há bastante tempo, a Comunidade São Pedro sempre foi pastoreada pelos Padres Redentoristas. Com a elevação à condição de Paróquia, a Igreja de São Pedro passa a ser a Matriz e a Paróquia será formada por mais sete comunidades, abrangendo os seguintes bairros: Dinamerica III, Conjunto Severino Cabral, Ramadinha II, Mutirão e Serrotão. O território da nova paróquia compreende em torno de 20 mil pessoas.

Assessoria

PUBLICIDADE

Últimas notícias

João volta a tratar como paroquiana briga do PSB em Cajazeiras e joga para agosto definições em Cabedelo e Santa Rita

O governador João Azevêdo (PSB), em entrevista nesta segunda-feira (29) voltou a tratar como paroquiana…

29 de abril de 2024

Pré-candidatos a vereador do PDT/JP se reúnem nesta 3ª para tentar barrar pré-candidatura de João Almeida pelo partido

Em meio a um imbróglio político, a direção municipal do PDT de João Pessoa vai…

29 de abril de 2024

LEI: Na Paraíba, estudantes terão Passe Livre nos dias do Enem

A Paraíba ganhou mais uma lei que apoia os estudantes do Estado. A Lei 13.182/24…

29 de abril de 2024

Senadora Daniella Ribeiro destina R$ 2,7 milhões para associações de João Pessoa

Ao lado do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, a senadora Daniella Ribeiro (PSD-PB) participou…

29 de abril de 2024

Defensoria Pública da PB consegue anular condenação de homem sentenciado a 25 anos de prisão quando ainda era menor

A Defensoria Pública da Paraíba (DPE-PB) recorreu ao Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) e…

29 de abril de 2024

Em nota, proprietários de casa de eventos dizem não ter responsabilidade sobre desabamento de estrutura

No final da tarde desta segunda-feira (29), a defesa da casa de eventos UP Garden,…

29 de abril de 2024