Categorias: Paraíba

Parlamentar comemora parecer sobre aplicativos de transporte

PUBLICIDADE

 O parecer favorável do Ministério Público Federal (MPF) à ação movida pelo PSL/Livres no Supremo Tribunal Federal (STF) em favor da liberdade nos transportes por aplicativo foi celebrado pelo vereador Lucas de Brito. O parlamentar, que preside a legenda na Paraíba, lembrou a luta do mandato em favor da utilização dessas ferramentas na cidade de João Pessoa e destacou a aprovação da Lei Municipal nº 1.866/2017, que libera o uso de carros particulares para o transporte de passageiros.

 

Em nível nacional, o Livres vem encabeçando o movimento em favor da liberação dos aplicativos em todo o país. A ação teve como ponto de partida a Lei Municipal nº 10.553/2016, que dispõe sobre a proibição do uso de carros particulares, cadastrados ou não em aplicativos, para o transporte remunerado individual de pessoas em Fortaleza (CE). “Estamos comemorando porque é uma vitória a mais em favor da liberdade, que se soma à vitória que nós protagonizamos no município de João Pessoa com o projeto que revogou a proibição do Uber e demais aplicativos do gênero na Capital”, salientou Lucas de Brito.

 

O parecer foi emitido pela Procuradora Geral da República, Raquel Dodge, e refere-se à tese levantada pelo partido sobre a declaração de inconstitucionalidade das tentativas de proibição do Uber, Caibfy, 99, entre outros, por meio de leis municipais. O Livres aponta como preceitos fundamentais violados na legislação em vigor em Fortaleza aqueles que garantem o valor social do trabalho e da livre iniciativa, da livre concorrência, da defesa do consumidor e da busca do pleno emprego, todos presentes na Constituição Federal.

 

“Ainda que se possa avaliar que o serviço em análise tem caráter de utilidade pública, a proibição é forma de restrição ao princípio da liberdade e da livre iniciativa, feita por ente sem competência legislativa e em afronta ao princípio da proporcionalidade”, escreveu Raquel Dodge em seu parecer. A ‘Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental’ movida pelo Livres no STF tem como relator o ministro Luiz Fux.

 

 

 

Ascom

PUBLICIDADE

Últimas notícias

João Azevêdo trata desincompatibilização de secretários como natural e diz esperar prazo final para possíveis mudanças

O governador da Paraíba, João Azevêdo, comentou nesta terça-feira (14) sobre a desincompatibilização de secretários…

14 de maio de 2024

Farpas: Jhony Bezerra acusa Bruno de rejeitar convênios e de desprezar necessidades básicas a população em CG

Em entrevista ao programa Frente a Frente na noite de ontem, na TV Arpuan, o…

14 de maio de 2024

Ex-presidenciável, padre Kelmon admite apoiar Queiroga para PMJP: “Vou procurá-lo”

Na corrida eleitoral de João Pessoa deste ano, o ex-candidato à presidência da República, Padre…

14 de maio de 2024

João reforça prazo para anúncio do grupo para PMCG e adianta que não está esperando por Romero

O governador da Paraíba, João Azevêdo, comentou nesta terça-feira (14) sobre a expectativa em torno…

14 de maio de 2024

Galdino anuncia venda da folha de pagamento da ALPB para a Caixa; dinheiro será utilizado para a construção da nova sede

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Adriano Galdino (Republicanos), anunciou que a Caixa…

14 de maio de 2024

Líder do Republicanos em CG, Murilo Galdino aguarda decisão de Romero e da oposição para definir espaço em CG

O deputado federal Murilo Galdino, que preside o diretório do Republicanos em Campina Grande, afirmou…

14 de maio de 2024