Paraíba vacina 13.531 crianças contra Covid-19 e alerta para esquemas com doses em atraso

PUBLICIDADE

A Paraíba tem 13.531 crianças com idade de 5 a 11 anos vacinadas com a primeira dose contra covid-19. Os dados são do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI) e representam 3,92% da população desta faixa etária. João Pessoa é a cidade com maior número de doses aplicadas, com 1.416 registros. Em seguida aparece Cabedelo, com 1.241 doses; Cajazeiras, com 855; Conde, com 654 e Sousa, com 545.

De acordo com o secretário de Saúde, Geraldo Medeiros, é possível que estes números estejam subnotificados. “Pelo quantitativo de doses que já foram distribuídas, acreditamos que o número de crianças vacinadas seja maior e que alguns municípios ainda não registraram em sistema todas as doses aplicadas”, comentou. Até agora, a Paraíba já enviou aos 223 municípios 116.400 doses da vacina Pfizer pediátrica e 105.980 da Coronavac/Butantan, que foi autorizada para vacinação de crianças a partir de 6 anos que tenham as funções imunológicas íntegras.

Ao mesmo tempo, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) tem observado a desaceleração da vacinação dos adultos. A meta é imunizar pelo menos 90% de cada grupo etário, mas a Paraíba tem avançado pouco depois que atingiu a marca de 68% da população com duas doses ou dose única da vacina contra covid-19.

Na população adulta, que iniciou a vacinação há mais de um ano, a Paraíba registra 87,69% de cobertura vacinal. “Esse número deveria ser superior a 90%, pois as doses para garantir o esquema completo para todas as pessoas com idade a partir de 18 anos estão disponíveis nos postos de vacinação em todo estado”, alega o secretário, complementando que “a porcentagem de internados que está com alguma dose em atraso é de 76% e isso mostra a urgência em alcançar a meta de imunização”. Já a população com idade de 12 a 17 anos está com 40,64% de cobertura vacinal, o que representa 153.306 adolescentes com duas doses da vacina.

Geraldo Medeiros ressalta que os municípios devem se comprometer com a imunização, fazendo a busca ativa dos cidadãos com doses em atraso e criando estratégias que facilitem o acesso da população à vacina, seja com ampliação do horário de oferta das doses ou criação de postos de vacinação mais acessíveis. “Também temos observado um grande número de abstenções para as doses de reforço e lembramos a todos que esse complemento é indispensável para prevenir contra a variante Ômicron, responsável pelo aumento vertiginoso do número de casos e óbitos em nosso estado”, observou.

A SES destaca que, além da vacinação, a utilização de máscaras, o distanciamento seguro, a etiqueta respiratória e a higienização das mãos ainda são os meios mais eficientes de prevenção contra a covid-19. A vacinação está disponível nos 223 municípios para adultos e crianças a partir de 5 anos de idade. A estratégia vacinal é individual e definida por cada localidade.

 

Secom

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Só em 2024: Paraíba contabiliza cinco óbitos por dengue e já tem outros nove em investigação

A Secretaria de Estado da Paraíba (SES-PB) divulgou os dados atualizados do cenário epidemiológico das…

15 de maio de 2024

Emlur realiza Dia D de multivacinação para agentes de limpeza urbana

A Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) realizou um Dia D de multivacinação aos…

15 de maio de 2024

FIQUE ATENTO: Policlínica do Idoso passa por reforma e alguns atendimentos estão sendo realizados em Jaguaribe

A Policlínica Municipal do Idoso, situada no prédio anexo ao Hospital Santa Isabel, está passando…

15 de maio de 2024

Acidente envolvendo ônibus deixa feridos e causa transtornos no Retão de Manaíra, na capital

Um acidente envolvendo um ônibus da empresa Navegantes causou transtornos na avenida Governador Flávio Ribeiro…

15 de maio de 2024

Mesmo flagrado jogando esgoto na orla, Bar do Cuscuz segue em funcionamento em JP

Nos últimos dias, o lançamento de esgoto na Orla de João Pessoa tornou-se um escândalo,…

15 de maio de 2024

VIOLÊNCIA: homem é morto na porta de casa na cidade de Santa Rita

Um homem de 57 anos foi brutalmente assassinado com três tiros na tarde desta terça-feira…

15 de maio de 2024