A Paraíba o tempo todo  |

Paraíba tem o maior índice de perdas da safra

Levantamento da Conab aponta a Paraíba como o Estado que teve o maior índice de perdas da safra de grãos do País

A Paraíba teve o maior índice de perdas da safra de grãos do País, de acordo com o 10º levantamento da safra 2009/2010 anunciado ontem pela Conab (Companhia Nacional de Abastecimento). A produção caiu 53,8%, passando de 257,8 mil toneladas para 119,1 mil toneladas. A área plantada diminuiu em 38,3%, registrando 255,1 mil hectares, enquanto na safra anterior a região cultivada foi de 413,2 mil hectares.

Quanto a produtividade, as perdas de 25,2% foram o segundo pior índice do Brasil, atrás apenas do Ceará (28,9%). Arroz, algodão e milho foram as culturas mais prejudicadas.

De acordo com o superintendente da Conab na Paraíba, Ângelo Viana, a escassez de chuvas e o inverno irregular fizeram com que muitos agricultores deixassem de plantar, o que reduziu a área de plantio em 38,3%, enquanto que a média brasileira de queda foi de 0,7%. “Além disso, houve perdas para quem plantou e, no Sertão, Cariri e Curimataú a variação é de 84% a 100% em alguns municípios”.

 

CDL

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe