Categorias: Paraíba

Paraíba lança catálogo de cachaças

PUBLICIDADE

Publicação será apresentada nesta quarta-feira (17), em João Pessoa

A história da cachaça na Paraíba e a produção de 19 engenhos do Estado serão apresentadas na “Carta Cachaças da Paraíba”, que será lançada nesta quarta-feira (17), no teatro Paulo Pontes do Espaço Cultural, em João Pessoa, às 20h. A Paraíba é um dos maiores produtores de cachaça de alambique (artesanal) do país, com cerca de 12 milhões de litros por safra.

“A cachaça produzida na Paraíba se destaca pela sua alta qualidade e vem conquistando cada vez mais o mercado consumidor nacional e internacional. Esse crescimento da demanda vem sendo observado há cerca de uma década tornando o segmento competitivo e importante para a economia do país e, particularmente, da Paraíba”, destacou o diretor técnico do Sebrae Paraíba, Luiz Alberto Amorim.

O presidente da Associação Paraibana dos Engenhos de Cachaça de Alambique (Aspeca), Vicente Lemos, ressalta que a publicação também destaca como harmonizar a bebida com frutas e aperitivos, além dos drinques que podem ser produzidos com a bebida e o seu processo produtivo. “Só pode ser chamada de cachaça a bebida produzida no Brasil, que tem como matéria prima o caldo da cana e teor alcoólico entre 28 e 48 graus”, afirmou o presidente da Aspeca.
Vicente Lemos ainda destacou que esta é a quarta Carta a ser editada no Brasil. “Atualmente, apenas os Estados de Pernambuco, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte possuem essa publicação. E agora, a Paraíba”, disse. Ele acrescentou que foram impressas cinco mil Cartas, sendo parte destinada para distribuição gratuita e outra para a venda em livrarias, bancas de revistas e restaurantes, a partir do dia 1º de junho.

A Carta das Cachaças da Paraíba foi idealizada pela Aspeca e conta com textos do escritor paraibano Gonzaga Rodrigues e da jornalista Rosa Aguiar. A análise sensorial dos rótulos apresentados foi feita por Jairo Martins, as fotografias são de Cácio Murilo, o projeto gráfico de Sérgio Sombra, assessoria de Marise Barreto e coordenação geral de Vicente Lemos e Múcio Fernandes.

A obra contou com o apoio do Sebrae Paraíba, da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep), Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba (Faepa), Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e das empresas Softcom, DR Alambiques, Thalls Indústria Metálica, Zeta Embalagens e Net Eventos.



Redação com Sebrae/PB

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Polícia Civil da PB investiga possível suspeita de falsidade ideológica em locação de imóvel por parte da prefeita de Bayeux

Após denúncia e pedido do Ministério Público da Paraíba (MPPB), a Polícia Civil abriu um…

17 de junho de 2024

Fantástico aponta que dono da ‘Up Garden’ será indiciado por lesão corporal e homicídio culposo

O dono da casa de eventos 'Up Garden', no Altiplano Cabo Branco será indiciado por…

17 de junho de 2024

Corpo encontrado na região de Cajazeiras pode ser de empresário desaparecido

Nesse domingo (16), um corpo em avançado estado de decomposição foi encontrado na cidade de…

17 de junho de 2024

Sine-JP disponibiliza 488 vagas de emprego a partir desta segunda-feira

A semana inicia com oportunidades para quem almeja ingressar ou se reposicionar no mercado de…

17 de junho de 2024

Paraibana Juliette defende nova música e rebate críticas: “Não inventei o duplo sentido”

A paraibana Juliette, vencedora do BBB e agora cantora, utilizou suas redes sociais no sábado…

17 de junho de 2024

Polícias Civil e PRF prendem suspeitos de roubar carro em João Pessoa em menos de 30 minutos

Em uma ação conjunta e rápida, a Polícia Civil e a Polícia Rodoviária Federal (PRF)…

17 de junho de 2024