Paraíba é primeiro estado do país a realizar treinamento do Ministério da Economia sobre transferências da União

PUBLICIDADE

A Paraíba é o primeiro estado do Brasil a promover, em parceria com o Ministério da Economia, o curso de operacionalização do sistema do Modelo de Excelência em Gestão (MEG-Tr), por meio de uma ação da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup).

O objetivo é formar padrões de referência para a gestão organizacional constituídos pela integração e compilação de boas práticas de gestão. O curso, que teve início nesta segunda-feira (2), acontece até a quarta-feira (4), em João Pessoa.

“É um grande privilégio sermos o primeiro estado do Brasil a oferecer esse curso voltado a nova metodologia de transferência de recursos do Governo Federal. Temos que destacar que o município não adequado com essa nova plataforma e que não souber operacionalizá-la, pode ficar sem receber os recursos repassados pela União, podendo prejudicar até mesmo os repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Por isso, é importante que todos participem e se adéqüem a essa nova realidade”, alertou George Coelho, presidente da Famup.

O MEG-Tr está fundamentado na Portaria nº 66, de 31 de março de 2017, e na Instrução Normativa nº 05, de 24 de junho de 2019, tendo como objetivos contribuir com o aumento da maturidade de gestão e governança no âmbito dos órgãos que operam recursos oriundos das transferências da União e aprimorar a efetividade na entrega de valor público à sociedade brasileira.

Os benefícios do MEG-Tr são: o fortalecimento da governança; melhoria da Qualidade da Gestão por meio de um referencial (modelo) para um contínuo aperfeiçoamento; participação em ação cooperativa que possibilita troca de experiências entre as organizações; promoção da cooperação interna; compartilhamento de conhecimento e unificação de entendimentos; sinergia na comunicação entre os parceiros; melhoria de processos; construção colaborativa de soluções e melhorias com uma Gestão pública mais íntegra, integrada, inovadora, transparente, simples e efetiva.

O curso que tem como instrutores os técnicos do Ministério da Economia, Esaú Mendes Sirqueira e Camila Rathge Rangel, é voltado para gestores municipais, preferencialmente dos municípios com até 50 mil habitantes. As inscrições foram gratuitas, sendo disponibilizadas 1 vaga para cada um dos 59 municípios filiados a Famup. Foram 100 vagas disponíveis com direito a certificado através do Ministério da Economia.

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Animais marinhos são encontrados mortos em reserva Acaú-Goiana, em Pitimbu

Uma série de animais marinhos foi encontrada sem vida na reserva extrativista Acaú-Goiana, localizada no…

27 de abril de 2024

Provas do concurso do Banco do Nordeste serão aplicadas neste domingo para mais de 400 mil candidatos

Cerca de 418 mil candidatos estão inscritos no concurso público do Banco do Nordeste (BNB),…

27 de abril de 2024

Paraíba tem 36 praias ou trechos impróprios para o banho neste final de semana; CONFIRA

A Superintendência de Administração do Meio Ambiente (SUDEMA) divulgou o relatório de balneabilidade válido até…

27 de abril de 2024

ATENÇÃO: uso de patinetes e outros equipamentos elétricos na orla da Capital está proibido

A partir desta sexta-feira (26), está proibido o uso de patinetes e outros equipamentos elétricos…

27 de abril de 2024

Divulgado resultado final do edital para graduandos do Programa Paraíba Sem Fronteiras

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e…

27 de abril de 2024

Governo da Paraíba mantém redução de 50% do ICMS sobre óleo diesel para empresas de transporte coletivo de passageiros até o fim de 2024

O governador João Azevêdo manteve o apoio às empresas de transportes de passageiros urbano, da…

27 de abril de 2024