Categorias: Paraíba

Opinião: repórter da PB é constrangido por transeunte tomado pelo ódio. Mas a imprensa não vai se calar

O episódio aconteceu na manhã de sexta-feira (17). O repórter Plínio Almeida, da TV Cabo Branco, entrevistava no bairro do Bessa o secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação do Tribunal Regional Eleitoral (TER), José Cassimiro. Uma pauta importante, de prestação de serviço à sociedade, que tratava sobre os prazos para a regularização do título eleitoral.

Tudo transcorria de forma tranquila, até que um casal que estava caminhando nas imediações passou próximo ao repórter e entrevistado. A jovem que acompanhava o rapaz nada falou. Porém, em atitude covarde, sem respeitar o colega que ali estava muito provavelmente desde as primeiras horas da manhã, em atitude canalha, desrespeitosa e de puro ódio o homem berrou a já tradicional “Globo Lixo!”.

Sem mostrar o rosto, pois estava de máscara, aquele ser continuou a caminhar. Um insulto covarde, não com a emissora, mas àquele que estava a realizar suas funções profissionais. Percebi que, de imediato, o entrevistado ficou atordoado, já que se tratava de uma matéria ao vivo. Não se pode prever se a ação de fúria ficaria no verbo, ou em ataque que colocasse e integridade física de Plínio Almeida, da equipe que o acompanhava e do próprio servidor do TRE que prestava os devidos esclarecimentos.

E esse caso, infelizmente, não é isolado, já que o presidente da República, Jair Bolsonaro, costuma dar esses “exemplos” de desrespeito aos profissionais de comunicação quase que diariamente, valendo-se do seu “ainda” cargo de chefe do Executivo federal; sem perceber ele, pois suas limitações de conhecimento são notórias, que a imprensa leva ao povo brasileiro a informação. Queira ele ou não.

E aqui não discuto ideologia política e, sim, o respeito profissional que não só os jornalistas merecem, mas todos aas mais variadas áreas profissionais. Do médico ao ambulante, do pedreiro ao engenheiro. Todas as profissões são dignas e essenciais para a construção de qualquer país.

E em dias de grande estresse, é compreensível, mas não justificável, a atitude daquele “caminhante” perdido no ódio. Por fim, ser jornalista no Brasil é uma profissão de risco em todos os ângulos. Estão nas ruas expostos a um possível contato com o Covid-19. Sujeitos a ataques físicos ou verbais, havendo um grau de ansiedade descomunal que prejudica a saúde de todos nós.

Eu, por exemplo, não sou repórter televisivo. Sempre fui ligado ao jornalismo impresso e migrei para o digital. Como a imensa maioria dos brasileiros estou trabalhando em casa. E digo: há dias que não consigo dormir por vários motivos, em especial a angústia, ansiedade e estresse.

Nós precisamos nos manter informados 24h por dia. Nos chegam fotos de cadáveres em decomposição, imagens de suicídio, relatos constantes de mortes diárias em função da pandemia do novo coronavírus e muitos outros assuntos que nos deixam extenuados mentalmente. Por isso, peço a você, leitor, que entenda: antes de ser alguém contratado por um veículo de comunicação, somos seres humanos. Temos família. Nos mantemos informados interruptamente para filtrar as notícias e levar com precisão a informação à sociedade.

Esse é o nosso papel. Preparamos-nos para tal ofício. Nos bancos da academia estudamos, e muito, para exercer tão nobre profissão. Tenho orgulho de ser jornalista, tenho orgulho dos meus colegas. Ao amigo Plínio Almeida minha solidariedade, ao entrevistado e telespectadores, desculpas pela má educação de uns poucos.

E a imprensa jamais será calada!

Eliabe Castor
PB Agora

Últimas notícias

Novo período de defeso do caranguejo-uçá começa nesta terça-feira na Paraíba

Começa nesta terça-feira (17) mais uma etapa do período de defeso do caranguejo-uçá na Paraíba.…

17 de fevereiro de 2026

Serra Branca anuncia demissão do técnico Roberto Maschio

O Serra Branca SAF confirmou, nesta segunda-feira (16), o desligamento do técnico Roberto Maschio do…

17 de fevereiro de 2026

Inmet emite alerta de baixa umidade para 75 municípios do Sertão paraibano

Os moradores de 75 cidades do Sertão da Paraíba devem redobrar os cuidados com a…

17 de fevereiro de 2026

Carnaval Tradição é suspenso preventivamente em João Pessoa após parte da arquibancada ceder

A folia no Carnaval Tradição de João Pessoa precisou ser suspensa por precaução na noite…

17 de fevereiro de 2026

STF: PF faz buscas sobre vazamento de dados de autoridades na Receita

A Polícia Federal cumpriu quatro mandados de busca e apreensão, na manhã desta terça-feira (17), no…

17 de fevereiro de 2026

Prefeitura de João Pessoa confirma desfiles do Carnaval Tradição para o próximo fim de semana

Após a suspensão preventiva ocorrida na noite desta segunda-feira (16), a Prefeitura de João Pessoa,…

17 de fevereiro de 2026