Categorias: Paraíba

OPINIÃO: é preciso abrir a caixa preta do setor de transportes públicos

PUBLICIDADE

Empresa de ônibus faz o que quer em João Pessoa. Deita e rola. Às favas com o interesse público, o bem-estar dos usuários, tampouco seus dilemas financeiros. Sempre foi assim. (continua após o vídeo)

Não é só na gestão de Luciano Cartaxo. Independente de quem seja o prefeito de plantão, a coisa sempre correu frouxa. Na administração de Ricardo Coutinho, o arrochado, foi do mesmo jeito: os empresários do ramo pintaram e bordaram naquilo que é inerente à prestação do serviço e reajustes de tarifas. Na gestão de Cícero Lucena, foi um Deus-nos-acuda: além das tarifas abusivas, a Prefeitura antecipou em 20 anos (pasmem!) a concessão pública para exploração do serviço. A troco do que, dá pra se imaginar, mas não se sabe ao certo…

Tudo leva a imaginar que os preços das tarifas são reajustados ao bel prazer do empresariado, enquanto à prestação dos serviços nem de longe se ajustam aos aumentos cada vez maiores. Dizem que há um tal Conselho Tarifário a quem compete avaliar e sugerir ao Poder Público os índices de reajuste das tarifas. Dá até para imaginar que dele só fazem parte empresários e gestores públicos poucos comprometidos com o usuário.

E tome aumento

Agora mesmo, tivemos um reajuste de tarifa de R$ 40 centavos. Mas o serviço não muda; péssimo como sempre: ônibus superlotados, sem ventilação mínima suficiente para aplacar o calor insuportável; ar condicionado? Hum, nem pensar!; ônibus atrasando horário, outros queimando paradas, total desrespeito ao usuário, etc etc etc.

Os custos para as empresas caíram, e muito. Hoje praticamente não há mais cobradores; impuseram aos motoristas acumular mais esta função, e não é raro vê-los desesperados, coitados, dirigindo e passando o troco ao mesmo tempo, pondo em risco a segurança dele e dos usuários. Culpá-los? Nem de longe: afinal, a ambição pelo lucro deságua em suas mãos…

Já passou da hora de se abrir a caixa preta em que estão registrados os diálogos dos representantes dos transportes e os representantes do Poder Público. A sociedade precisa saber o que rola nessas conversas, que acordos são selados, se há interesses escusos se sobrepondo ao dos usuários. E, mais que isso: o povo tem o direito de saber, porque estamos falando de uma concessão pública.

O Truque

Quem esteve atento aos processos de reajuste das tarifas de ônibus, no mínimo desconfia de que possa haver um truque já bastante manjado. O tal truque seria assim, usando cifras imaginárias: combinado não se sabe com quem, o empresariado reivindica absurdos 40% de reajuste das tarifas; torna-se público o pleito,  gera-se a polêmica, o usuário grita, a imprensa reclama etc etc. Aí vem o “santo” poder público e determina: o reajuste será de “apenas” 30%. Ocorre que estes tais 30% correspondem, na vgerdade, ao percentual que o empresariado realmente queria.

Resumo: o Poder Público atende totalmente à reinvidicação do empresariado e ainda posa de bom protetor do usuário.

Wellington Farias

 

 


Leia mais notícias sobre o mundo jurídico no Portal Juristas. Adquira seu certificado digital E-CPF ou E-CNPJ com a Juristas. Entre em contato através do WhatsApp (83) 9 93826000

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Emoção e talento encantam público no Festival de Ginástica Artística do Campeões do Amanhã

Um espetáculo de talento e movimento encantou o público presente nas arquibancadas do ginásio do…

27 de abril de 2024

Jovem é morto em barbearia no Litoral Sul da Paraíba logo após fazer live

As polícias Civil e Militar estão investigando o assassinato de um jovem conhecido apenas como…

27 de abril de 2024

“Facilitador do acesso ao Ensino Superior” comemora Wilson Filho após publicação de lei do passe livre no dia do Enem

O deputado estadual Wilson Filho expressou sua satisfação com a promulgação de uma nova lei,…

27 de abril de 2024

Alerta de chuvas intensas para Litoral e Agreste da Paraíba é emitido pelo Inmet

Neste sábado (27), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta amarelo para…

27 de abril de 2024

Homem é detido pela Polícia Federal com R$ 1.000 em notas falsas em Patos

Um homem foi detido pela Polícia Federal em Patos, no Sertão da Paraíba, após ser…

27 de abril de 2024

Sete membros de uma família são detidos por envolvimento na morte de idoso em CG

Sete pessoas de uma mesma família foram presos sob suspeita de ligação com o assassinato…

27 de abril de 2024