Categorias: Paraíba

(OPINIÃO) Desde que seja ele o protagonista, qual o problema de João Azevêdo se misturar com a direita?

PUBLICIDADE

O governador João Azevedo, até pela sua falta de experiência política, naturalmente deve ter muito cuidado quando for escolher o seu novo partido; da mesma forma, com relação a quem irá se juntar, daqui pra frente. Deve calcular, sobretudo, o que poderá ser seu futuro político e administrativo ao lado dos novos aliados, os “cristãos-novos” da política paraibana.

João Azevedo foi eleito por um partido com perfil de esquerda, e com uma linha socialista. Portanto, é mais prudente que ele faça opção por uma legenda dentro do chamado “campo progressista”, até para não frustrar a grande maioria do seu eleitorado, nem perder o seu verniz de centro-esquerda.

Agora, convenhamos: nada impede nem pega mal que, seguindo as regras do jogo da política, na forma como tradicionalmente se faz no Brasil, João Azevêdo se junte com todo tipo de político, das mais variadas tendências, até da direita. Desde – é claro e imprescindível – que seja ele e o seu projeto o protagonistas nesta nova caminhada. Todos fazem isso, visando de fortalecer eleitoralmente.

O próprio Ricardo Coutinho – hábil que só ele – visando o sucesso eleitoral esteve com todo mundo. Esteve com o PSDB, esteve com os Cunha Lima, com Cássio, com Ronaldo e companhia. Àquela altura, Ricardo sabia que precisava de todos; que na hora da onça beber água, ganhar é o que interessa, porque não ganhando não teria como por em prática o projeto a que se propõe.

Com Ronaldo

Não esqueço (eu estava lá e tenho gravado) um discurso de Ricardo Coutinho, proferido na sua primeira campanha pra governador, no Parque de Exposições de Ivandro Cunha Lima, em plena Campina Grande, terreiro dos Cunha Lima, quando disse: “Esta tarde desfrutei de um dos momentos mais significativos da minha vida, quando tive a felicidade de trocar um dedo de prosa com Ronaldo Cunha Lima”. Foram palmas como o diabo. O parque quase vai ao chão…

É provável que, naquele momento, os Cunha Lima calculassem que, lá na frente, dariam um para-trás em Ricardo e assumiriam as rédeas; e RC, da mesma forma, provavelmente já calculava o que deveria fazer… Tanto que levou a melhor em reiterados embates com eles, tirando até a invencibilidade de Cássio Cunha Lima.
Pois bem, nada impede que João Azevêdo se junte a Deus e o Diabo, nesta sua nova trajetória de homem público, sobretudo diante do rompimento com Ricardo. Desde que, repetindo, tenha ele a habilidade que teve RC, de manter-se protagonista em todos os cenários em que esteve presente, para que, no futuro, não leve uma baita rasteira das cobras criadas da política paraibana.

Este jogo não é para amador. E João Azevedo precisa ter a clareza suficiente de que não terá, para sempre, Parker 51 dourada cheia de tinta…

 

Wellington Farias

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Homem que deu calote em motel de Cabedelo é preso na casa dos pais, em João Pessoa

Na tarde desta segunda-feira (6), a Polícia Militar prendeu um homem suspeito de dar calote…

6 de maio de 2024

Lucas Ribeiro evita analisar estratégia do PSB em Santa Rita, mas já admite ruptura com PP na cidade

Durante entrevista nesta segunda-feira (06), o vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro (Progressistas), sinalizou que seu…

6 de maio de 2024

CDL de Campina Grande se torna ponto de arrecadação para donativos à população atingida pelas chuvas no RS

A CDL Campina Grande e a Azul Linhas Aéreas estão mobilizadas para prestar apoio às…

6 de maio de 2024

Empreender PB assina mais de R$ 1,3 milhão em contratos durante abertura do Ciclo do Orçamento Democrático Estadual 2024

O Programa Empreender Paraíba, em conjunto com toda equipe do governo estadual, participou da abertura…

6 de maio de 2024

Hervázio revela “conspiração” para derrubar Adriano Galdino da presidência da ALPB após ação do PSDB

O deputado estadual Hervázio Bezerra (PSB) revelou em entrevista ao programa Arapuan Verdade nesta segunda-feira…

6 de maio de 2024

PRF na Paraíba apreende 4,5 kg de maconha e haxixe durante abordagem na BR-230, em Santa Rita

Durante uma blitz realizada na tarde desta segunda-feira (6) na BR-230, em Santa Rita, policiais…

6 de maio de 2024