Categorias: Paraíba

Opinião: derrotados viram as costas para disputa em JP; apenas três devem anunciar apoio no 2º turno

PUBLICIDADE

Dos 12 candidatos que disputaram e perderam a vaga no segundo turno na disputa pela prefeitura de João Pessoa, apenas três sinalizam que devem se posicionar no 2º turno do pleito e apoiar um dos dois postulantes que concorrem ao cargo de prefeito na capital. O segundo turno ocorrerá no próximo dia 29 de novembro e terá a disputa entre Cícero e o radialista Nilvan Ferreira (MDB).

Até agora, quem já se posicionou oficialmente foi o vereador João Almeida (SD), que ficou na 8ª colocação. Ele anunciou, na tarde desta terça-feira (17) que marchará ao lado de Cícero (PP). A candidata do PV, Edilma Freire também tem acenado que deve marchar ao lado do ex-senador.

Já o deputado federal Ruy Carneiro (PSDB), que foi o terceiro mais votado, com quase 60 mil votos, sinalizou que deve marchar com Nilvan Ferreira (MDB).

Nilvan e Ruy

Enquanto isso, os outros nove, que não lograram êxito, têm sinalizado que farão igual Pôncio Pilatos e vão lavar as mãos. Mas, neste caso, nem todos vão deixar que o povo decida. Alguns deles, a exemplo da candidata Rama Dantas (PSTU), anunciou que irá orientar sua militância a anular o voto.

Se o cenário prevalecer, o resultado final pode acabar sendo fruto do voto de uma minoria. Isso porque, para boa parte desses derrotados melhor é manter a neutralidade nessa etapa do pleito. Os candidatos Wallber Virgolino (Patriotas) e Raoni Mendes (DEM) já informaram que não apoiarão nenhum dos postulantes que chegaram ao segundo turno e que suas militâncias estão liberadas para escolher entre os dois, ou até mesmo anular ou se abster de votar. Já o ex-governador Ricardo Coutinho (PSB) anunciou que não irá se posicionar.

Para quem defende a democracia e gostaria de estar no segundo turno, ignorar o cenário e não se posicionar faz de cada político apenas mais um em busca de poder e não do bem da maioria.

Renegam que o direito de votar foi conquistado com muito esforço por nossos antepassados, que sobreviveram a explorações, monarquias, guerras e ditaduras.

Em toda eleição, ao escolhermos nossos representantes, também estamos exercendo a cidadania. Ao nos preocuparmos com quem está nos representando e defendendo pautas relevantes à sociedade, mostramos que queremos um país de melhores condições e que também estamos fazendo nossa parte.

Quando você deixa de votar, automaticamente deixa de contribuir para a democracia do país. O voto, apesar de parecer uma ação simples, possui grandes consequências.

Se os derrotados querem ver como vencedor o voto nulo, o melhor é direcionar seus esforços para a eleição de um candidato que os represente à altura de suas aspirações e acompanhem a atuação desse eleito, participando ativamente na cobrança da correção de seus atos.

Afinal, assim como há candidatos que não merecem nosso voto, há também aqueles que, como nós, querem ver o país crescer e prosperar.

Não erre, não vote nulo, não vale a pena.

 

Márcia Dias

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Expropriação do povo: a “PEC do Quinquênio”

Após analisar vários países ao longo da história, os cientistas políticos Acemoglu e Robinson chegaram…

27 de abril de 2024

Animais marinhos são encontrados mortos em reserva Acaú-Goiana, em Pitimbu

Uma série de animais marinhos foi encontrada sem vida na reserva extrativista Acaú-Goiana, localizada no…

27 de abril de 2024

Provas do concurso do Banco do Nordeste serão aplicadas neste domingo para mais de 400 mil candidatos

Cerca de 418 mil candidatos estão inscritos no concurso público do Banco do Nordeste (BNB),…

27 de abril de 2024

Paraíba tem 36 praias ou trechos impróprios para o banho neste final de semana; CONFIRA

A Superintendência de Administração do Meio Ambiente (SUDEMA) divulgou o relatório de balneabilidade válido até…

27 de abril de 2024

ATENÇÃO: uso de patinetes e outros equipamentos elétricos na orla da Capital está proibido

A partir desta sexta-feira (26), está proibido o uso de patinetes e outros equipamentos elétricos…

27 de abril de 2024

Divulgado resultado final do edital para graduandos do Programa Paraíba Sem Fronteiras

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e…

27 de abril de 2024