Categorias: Paraíba

Opinião: Cícero Lucena ressurge como grande “noiva”, cortejada por “pajens”

PUBLICIDADE

A Paraíba é uma terra “sui generis”, expressão em latim que significa “de seu próprio gênero” ou “de espécie única”. Esse é o meu e o seu “Sublime Torrão”. Um recanto bonito do Brasil que sorri à terra amada, como na música e melodia bem firmadas, ditas e reditas pelo mestre Genival Macêdo, autor do hino popular do Estado.

E aqui vamos nós, nesse mundo fantástico chamado Paraíba, no qual alianças político-partidárias são desfeitas e amizades seculares enforcadas pela vaidade parida do egocentrismo.

E não adianta buscar eufemismo para a situação política que está enfrentando o Estado, em duelo de titãs, cujos generais nada menos são que o ex-governador Ricardo Coutinho e o atual chefe do Executivo paraibano, João Azevêdo, ambos filiados ao PSB.

Amarrados a um cordão umbilical entre a cruz e a espada, os paraibanos começam a refletir de forma efetiva a postura dos seus representantes no cenário político municipal, estadual e nacional. É fato: as “perturbações” atuais afetam ações administrativas em benefício do povo.

Ao colocar anseios sociais e eleitorais na pauta do dia, apenas experientes políticos entendem, por completo, as dificuldades de uma eleição vindoura, cuja polarização agressiva de ideologias já é certa.

E nesse embate anunciado, fica visível um cenário político complexo aqui e alhures. Um folhetim belicoso, no qual vultosos nomes da política paraibana ressurgem. Um deles é o ex-senador e ex-prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PSDB).

O tucano havia dito em dias passados não mais participar de disputas eleitorais. Acontece que, havendo no mar um belo cardume eleitoral a nadar no litoral pessoense, não há como um experiente capitão pesqueiro ficar em terra firme.

E é isso que vem impulsionando Cícero Lucena para retornar aos palcos políticos. Marinheiro acostumado com mar aberto e de grandes ondas, ele começou a pedir passagem no convés em direção ao timão.

Resultado: chegou até o controle do leme sem grande esforço, a fim de singrar novamente os mares turvos de um possível processo eleitoral.

E chegou com sabedoria e força, não há dúvidas. Cícero Lucena já deu indicativos sérios que sustenta a hipótese em disputar o pleito eleitoral de 2020, tendo como suposto escudeiro o prefeito da Capital, Luciano Cartaxo (PV). Seria a chance de sobrevida política do Verde e seu grupo.

Por enquanto o “caboclinho” está na posição de observador. É “noiva” muito cortejada pela oposição e temida pelos adversários que estão dentro e fora do poder.

Agora resta aos “pajens” interessados pela “dama” esperarem, afinal o baile perfumado só começou. Cícero Lucena sabe disso, e sorri.

Eliabe Castor
PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Expropriação do povo: a “PEC do Quinquênio”

Após analisar vários países ao longo da história, os cientistas políticos Acemoglu e Robinson chegaram…

27 de abril de 2024

Animais marinhos são encontrados mortos em reserva Acaú-Goiana, em Pitimbu

Uma série de animais marinhos foi encontrada sem vida na reserva extrativista Acaú-Goiana, localizada no…

27 de abril de 2024

Provas do concurso do Banco do Nordeste serão aplicadas neste domingo para mais de 400 mil candidatos

Cerca de 418 mil candidatos estão inscritos no concurso público do Banco do Nordeste (BNB),…

27 de abril de 2024

Paraíba tem 36 praias ou trechos impróprios para o banho neste final de semana; CONFIRA

A Superintendência de Administração do Meio Ambiente (SUDEMA) divulgou o relatório de balneabilidade válido até…

27 de abril de 2024

ATENÇÃO: uso de patinetes e outros equipamentos elétricos na orla da Capital está proibido

A partir desta sexta-feira (26), está proibido o uso de patinetes e outros equipamentos elétricos…

27 de abril de 2024

Divulgado resultado final do edital para graduandos do Programa Paraíba Sem Fronteiras

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e…

27 de abril de 2024