Obras do Novo Terminal de Passageiros do Parque Solon de Lucena vão mudar trânsito e transporte no Centro

PUBLICIDADE

Dando continuidade aos investimentos no transporte público para proporcionar cada vez mais melhorias aos passageiros, a Prefeitura de João Pessoa informa que, a partir do próximo domingo (26), serão iniciadas as obras para implantação do Novo Terminal de Passageiros do Paque Solon de Lucena (Lagoa). A expectativa é de que, em aproximadamente 60 dias, o espaço já esteja ofertando mais segurança, conforto e qualidade para embarques/desembarques do público.

A iniciativa é uma parceria da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) com o Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo de Passageiros (Sintur-JP). De acordo com Expedito Leite Filho, superintendente de Mobilidade Urbana da Capital, as intervenções que resultarão em benefícios aos usuários devem ser finalizadas em dois meses, por isso, ônibus e demais veículos precisarão compartilhar os mesmos espaços. Ou seja, durante o período de reforma, as atuais plataformas serão desativadas temporariamente e o transporte público também transitará pela Via Parque Solon de Lucena.

“Sem sombra de dúvidas o projeto aprovado trará uma melhor qualidade e conforto para embarques e desembarques nas plataformas da Lagoa. Enquanto as obras estiveram ocorrendo, vamos precisar desviar o trajeto dos ônibus e, para isso, daremos todo o suporte necessário. Contamos com a contribuição também da população para que esses possíveis transtornos sejam rapidamente sanados”, informou Expedito Leite Filho.

Para Isaac Júnior, diretor executivo do Sintur-JP, esta é mais uma parceria que demonstra o cuidado que a gestão municipal tem com quem se desloca, seja diariamente ou esporadicamente, utilizando o transporte público. “Esta união fortalece a implantação de melhorias, sempre pensando no melhor para os usuários. Juntos, substituiremos toda estrutura metálica, implantaremos novas e modernas cobertas, além de repaginarmos todo o layout. E, ainda, com suporte do poder público, vamos propiciar a renovação da malha asfáltica, iluminação e acessibilidade para pessoas com deficiência”, detalhou.

Embarques e desembarques durante as obras – As linhas que trafegam nos corredores Cruz das Armas, Acesso Oeste e 02 de Fevereiro realizarão as paradas no ‘anel externo’, próximo ao Cassino da Lagoa. Já as linhas dos corredores Pedro II, Epitácio Pessoa, Tancredo Neves e Beira Rio vão realizar embarques e desembarques nas proximidades do Centro Comercial de Passagem (CCP).

Victor Gomes, diretor de transportes da Semob-JP, reforça que das 77 linhas que formam o quadro operacional atualmente do transporte público da Capital, 70 circulam pela Lagoa. “A média de passageiros na cidade, por dia, é de 200 mil usuários. Destes, cerca de 170 mil deverão perceber o impacto da mudança e terão que se adaptar neste período aos novos locais de acesso aos ônibus”, explicou.

Trânsito no entorno da Lagoa – A Diretoria de Operações da Semob-JP, a partir do primeiro dia de interdição das plataformas de ônibus, manterá equipes com agentes de mobilidade de plantão na região, tanto organizando o fluxo de veículos quanto orientando os passageiros sobre as duas novas localidades para acessarem o transporte público. Além disso, será necessário isolar uma área próximo ao CCP para comportar a presença dos usuários à espera dos ônibus no local.

Sanderson Cesário, diretor de operações do órgão, orienta que condutores de veículos comuns também busquem rotas alternativas, evitando o deslocamento na região do entorno da Lagoa. “Manteremos equipes operacionais diárias além de monitorarmos tudo através das câmeras do Centro Operacional de Trânsito e Transporte. Sugerimos como rotas aos motociclistas e motoristas vias como a Avenida João Machado e Odon Bezerra, afim de reduzir a demanda de veículos próximos da Lagoa e diminuir as chances de congestionamento”, afirmou.

Melhorias no transporte público – A gestão municipal vem realizando os maiores investimentos dos últimos tempos para promover melhorias no transporte público da cidade, adquirindo ônibus mais modernos e menos poluentes, tornando João Pessoa a terceira Capital da Região Nordeste com a frota mais nova. Já são 77 veículos zero quilômetro, 75 seminovos e mais 20 geladinhos reforçando o quadro operacional de ônibus. Além disso, a cidade foi agraciada pelo Ministério das Cidades com R$ 180 milhões, para aquisição de 60 ônibus elétricos. Este tipo de transporte faz parte do planejamento para que o Município avance em modernização, mantendo ainda o compromisso com o meio ambiente.

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Sousa perde para o Atlhético-CE em partida do Grupo A3 da Série D do Brasileiro

Neste domingo (16), o Atlhético-CE derrotou o Sousa por 2 a 0 em jogo válido…

16 de junho de 2024

Alerta de chuvas intensas atinge João Pessoa e mais 55 cidades da Paraíba até esta segunda-feira; confira

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta de chuva acumulada para várias cidades…

16 de junho de 2024

Homem é preso por nova tentativa de estupro contra enteada com deficiência, na PB

Na sexta-feira (14), um homem de 49 anos foi preso em flagrante na zona rural…

16 de junho de 2024

Polícia prende dois homens portando armas durante festejo junino em Santa Rita

A Polícia Militar prendeu, na madrugada deste domingo (16), dois homens por porte ilegal de…

16 de junho de 2024

Homem é morto com cerca de 10 tiros após perseguição em Bayeux, na Grande João Pessoa

Neste domingo (16), um homem foi assassinado na cidade de Bayeux, na Região Metropolitana de…

16 de junho de 2024

Vereador de cidade da PB fica ferido em acidente que envolveu dois veículos na BR-412

Nesse sábado (15), um vereador da cidade de Sumé conhecido como "Sabugo" ficou ferido em…

16 de junho de 2024