Categorias: Paraíba

Novos agentes penitenciários iniciam curso

PUBLICIDADE

O Governo dará início nesta segunda-feira (18) ao curso de formação dos 301 novos agentes penitenciários, convocados através de concurso público. Com carga horária de 100 h/aula, o treinamento teórico e prático para o exercício do cargo de agente de segurança penitenciária para os matriculados será realizado em duas turmas.

O primeiro grupo, com 150 agentes, será treinado no período de 18 a 23 de outubro, na Escola de Gestão Penitenciária (Egepen), em Mangabeira, nos turnos diurno e noturno. A segunda turma, com o restante, receberá o treinamento entre os dias 21 de novembro a 04 de dezembro.

Convocação – nesta primeira etapa foram convocados 300 aprovados, em três etapas de convocação, abrangendo todas as entrâncias, de acordo com a ordem de classificação. Dos que tiveram seu nome publicado no Diário Oficial, 77 não quiseram se matricular.

Com uma nova chamada, foram matriculados para o curso de formação inicial de agente penitenciário 301 concursados, sendo 262 de situação regular e 39 que conseguiram ser chamado por meio da Justiça (subjudice).

Curso – dividido em cinco módulos, o curso de formação inicial terá 15 disciplinas, ministradas por profissionais de ampla experiência profissional. O conteúdo do curso engloba desde o funcionamento da administração penitenciária; saúde e qualidade de vida, com técnicas de primeiros socorros; segurança e disciplina; relações humanas e reinserção social; e atividades práticas de defesa pessoal e técnicas de imobilização, e tiro defensivo.

Seguindo o que recomenda o Departamento Penitenciário Nacional (Depen), a seleção dos professores foi feita criteriosamente, de acordo com os currículos de ampla experiência profissional.

Parceiros – as matrículas, contratação de professores, cessão do local do treinamento e fornecimento de refeições foi organizada pelo superintendente da Espep, Maria Alice Serrano de Andrade.

Para a realização das aulas práticas de defesa pessoal, técnicas de imobilização e tiro defensivo, a Secretaria de Cidadania e Administração Penitenciária (Secap) contará com o apoio da Polícia Militar do Estado da Paraíba, que cederá as instalações do seu Centro de Ensino.

 

Secom PB

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Prefeitura de Santa Rita tacha de fake news informação sobre suspensão do São João pelo TCE

A Prefeitura de Santa Rita emitiu neste sábado (18) uma nota desmentindo a informação sobre…

18 de maio de 2024

TCE recomenda suspensão de São João por cachês elevados, na Paraíba

O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) determinou a suspensão de todos os…

18 de maio de 2024

Deputado estadual Luciano Cartaxo é internado após passar mal, em João Pessoa

O deputado estadual Luciano Cartaxo (PT) foi internado na noite dessa sexta-feira (17) após passar…

18 de maio de 2024

Polícia Militar prende grupo suspeito de integrar facção e intimidar moradores na Paraíba

Em uma operação realizada nessa sexta-feira (17), a Polícia Militar prendeu quatro suspeitos de fazer…

18 de maio de 2024

Sousa enfrenta Santa Cruz do Rio Grande do Norte neste sábado pelo Brasileirão

O Sousa enfrentará o Santa Cruz-RN neste sábado (18), às 15h, em partida válida pelo…

18 de maio de 2024

Assessoria de Luiz Couto rebate sugestão de Jackson Macêdo para que o parlamentar se aposente: “Gerador de conflitos”

O deputado federal Luiz Couto (PT), através de sua assessoria, criticou a declaração do presidente…

18 de maio de 2024