Categorias: Paraíba

Na PB: Detran afasta seis servidores das funções e apura aprovação irregular de CNH para analfabetos

PUBLICIDADE

Seis funcionários do Departamento Estadual de Trânsito, DETRAN, foram afastados das funções até a conclusão de processos administrativos que vão apurar o suposto envolvimento dos mesmos em irregularidades.

Um assistente administrativo lotado no policiamento de trânsito (blitz) foi afastado por 30 dias. Os outros servidores são ligados à Divisão de Habilitação e foram afastados por 60 dais.

As medidas foram anunciadas nesta segunda-feira, pelo Cel. Américo Uchôa, superintendente do órgão. Mas as portarias determinado o afastamento dos funcionários estão publicadas no Diário Oficial do último sábado, 23.

O Diretor de Operações, Tarcísio Lacerda, que é policial federal aposentado, vai presidir uma Comissão Especial de Processo Administrativo Disciplinar criada para apurar supostas irregularidades administrativas atribuídas aos servidores através do relatório de uma comissão de sindicância instituída no dia 13 de março deste ano.

A comissão concluiu que cinco funcionários ligados à Divisão de Habilitação ?tiveram acesso e , possivelmente, modificaram os códigos de resultados de exames de legislação, psicotécnicos e de direção, a fim de que candidatos naturalmente inaptos, inclusive analfabetos ou que anteriormente tivessem sido reprovados em alguma etapa, conseguissem a aprovação nos exames obrigatórios para a obtenção de permissão para dirigir , renovação ou mudança de categoria da carteira nacional de habilitação?.

De acordo com o Estatuto dos servidores Públicos Civis da Paraíba, o funcionário envolvido no referido crime administrativo estará sujeito a pena de demissão, prevista no artigo 120, incisos I, IV, XI e XIII.

Segundo o Cel. Uchôa, a comissão processante garantirá a cada um dos acusados o direito a ampla defesa e a permissão para a apresentação de provas em seu favor. O Superintendente revelou que mais 3 comissões estão apurando denúncias de irregularidades administrativas e disse que o objetivo é garantir a transparência das ações do órgão e evitar que funcionários cumpridores da lei paguem pelos erros de servidores corruptos.

Outros funcionários acusados de participação no esquema de irregularidades no setor de habilitação ainda podem ser afastados e um Centro de Formação de Condutores será descredenciado. Se forem comprovadas as denúncias, as carteiras de habilitação fornecidas irregularmente serão cassadas.

 

 

 

Da Redação com Assessoria

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Moradores do Rangel bloqueiam via em protesto contra corte de energia

Nesta segunda-feira (6), um grupo de moradores do bairro do Rangel se mobilizou em protesto…

6 de maio de 2024

Paraíba envia bombeiros militares e equipamentos para auxiliar no resgate, salvamento e ação humanitária às vítimas das enchentes no RS

O Governo da Paraíba encaminhou, na manhã desta segunda-feira (6), uma equipe de bombeiros militares…

6 de maio de 2024

Mais de 130 pessoas são presas na Paraíba no primeiro fim de semana de maio

A Polícia Militar começou o mês de maio com o reforço das ações e operações…

6 de maio de 2024

Dia das Mães: Agentes da Emlur realizam serviços de zeladoria nos cemitérios públicos

Os agentes da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) realizam serviços de zeladoria nos…

6 de maio de 2024

Corpo de mulher é encontrado com mãos amarradas na BR-230

Na manhã desta segunda-feira (06), o corpo de uma mulher, aparentando 32 anos, foi descoberto…

6 de maio de 2024

BR-101: acidente entre carro e moto na Grande JP deixa motociclista ferido e garupa morto

Na manhã desta segunda-feira (06), um homem perdeu a vida após ser arremessado da garupa…

6 de maio de 2024