Categorias: Paraíba

Municípios discutem planejamento regional de saúde na Regional de Patos

PUBLICIDADE

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com o Conselho de Secretarias  Municipais de Saúde da Paraíba (Cosems), está realizando, nesta quinta-feira (5), na sede da 6ª Gerência Regional de Saúde, em Patos, uma oficina com gestores e técnicos municipais de saúde, além de apoiadores institucional e municipal. O evento tem como objetivo discutir o planejameneto regional de saúde.

 

Essa discussão passa pelo financiamento dos serviços públicos e qualificação dos planos municipais de saúde, para fortalecer o planejamento de forma regional, segundo informou Marcelo Mandu, gerente de Planejamento e Gestão da SES.

 

Na pauta do encontro está a explicação sobre as mudanças que passaram a vigorar este ano por meio da portaria 3.992/17, que trata, dentre outros, dos incentivos financeiros disponibilizados pelo Ministério da Saúde para custeio e investimentos, a fim de garantir melhoria, resolutividade nos serviços do SUS.

 

Outro ponto trabalhado pela equipe da SES diz respeito à construção dos planos municipais de saúde, exigência ministerial, importante para a solidificação do planejamento regional. Até final do mês passado, dos 24 municípios da região de Patos, quatro ainda estavam com esse processo em análise por seus conselhos de saúde, os demais já haviam sido aprovados.

 

“Toda execução financeira para que se possa comprovar no relatório anual de gestão precisa constar plano municipal de saúde e ter sido aprovado pelo Conselho Municipal. É uma exigência da legislação atual”, explicou Mandu.

 

Ele também destacou a importância desses conselhos municipais de saúde no controle e fiscalização do plano construído pelo município, o qual tem que ser executado ao longo de quatro anos, começando no segundo exercício da gestão municipal e sendo concluído no final do primeiro ano da gestão seguinte. Esses conselhos, no cumprimento de suas obrigações, devem estar legalizados, atendendo todas as especificações estatutárias.

 

O Governo do Estado, por meio da SES, participa, coordena e oferece todo seu apoio aos municípios no processo de construção dos instrumentos de planejamento. O Governo Federal monitora todas as ações de saúde pelos sistemas (Sargsus e e-Gestor) que são alimentados pela gestão municipal, informações que servirão para análise do controle interno e externo.

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Nas redes sociais, Tovar nega desligamento do grupo Cunha Lima, mas reitera que se racha com Bruno ocorrer, ficará com Romero

O deputado estadual Tovar Correia Lima (PSDB) utilizou suas redes sociais para esclarecer recentes rumores…

16 de maio de 2024

DATA E LOCAL MARCADOS: Pré-candidatura de Inácio Falcão a prefeito de Campina Grande será lançada nesta segunda-feira

O lançamento da pré-candidatura a prefeito de Campina Grande do deputado estadual Inácio Falcão (PCdoB)…

16 de maio de 2024

Presidente do PSDB/PB reconhece que Romero ainda é o principal cabo eleitoral de CG

Na tarde desta quarta-feira (15), o deputado estadual Fábio Ramalho reconheceu em uma entrevista ao…

16 de maio de 2024

João Azevêdo entrega Ponte do Abacaxi em Itapororoca e leva melhoria ao tráfego na região

O governador também inspecionou obras de implantação de rodovia e de construção do Cidade Madura…

16 de maio de 2024

Chico Mendes abre portas para Romero e diz que grupo de João está consolidado em unir oposições em CG

Na busca pela unidade da oposição em Campina Grande, o deputado estadual Chico Mendes (PSB),…

16 de maio de 2024

Clubes gaúchos pedem paralisação total da Série C até o fim de maio

Em meio a volta da elevação do nível do rio Guaíba e previsão de piora…

16 de maio de 2024