Categorias: Paraíba

MPPB e Hemocentro já viabilizaram 3,1 mil exames de DNA

PUBLICIDADE

A cada dia, em média, um filho de pai desconhecido se submete ao exame de DNA para reconhecimento de paternidade, na Paraíba. Desde 2011, quando o Ministério Público da Paraíba (MPPB) passou a atuar proativa e extrajudicialmente na regularização da paternidade em favor de crianças e adolescentes, foram realizados, em parceria com o Hemocentro da Paraíba, 3.152 exames de DNA. A partir de janeiro, a quantidade de vagas disponibilizadas para a coleta de exames encaminhados pelo MPPB aumentará de 25 para 30, por semana, a fim de atender melhor em períodos com maiores demandas.

Na última quinta-feira (04/10), o Centro de Apoio Operacional (CAO) Cível e Família realizou uma visita ao Laboratório de Paternidade do Hemocentro com objetivo de conhecer as novas rotinas de trabalho que estão sendo implementadas pela nova coordenação do laboratório. Segundo esclareceu a coordenadora, Jussara Torres de Lacerda, as mudanças buscam sanar algumas dificuldades relacionadas à dinâmica do atendimento às pessoas que se submetem à coleta do material genético e que foram relatadas pelo Ministério Público em contatos anteriores com o laboratório.

A visita aconteceu durante a coleta de exames. A coordenadora do CAO, a promotora de Justiça Elaine Alencar, acompanhou o passo a passo da coleta de material, a conferência dos documentos, o procedimento de identificação e a entrevista das pessoas. Também visitou o laboratório onde são realizadas as análises das amostras, recebendo da equipe do laboratório informações sobre os protocolos executados para garantir a segurança dos resultados constantes dos laudos.

A promotora de Justiça e a assessora jurídica do CAO, Raíssa Valetim, também responderam às indagações e prestaram esclarecimentos das dúvidas jurídicas apresentadas pelos servidores e pela coordenação do laboratório. Elaine Alencar explicou que, dos vários pontos debatidos destacam-se a alteração do quantitativo de coletas semanais que são disponibilizadas para o Ministério Público (são, atualmente, 25 exames semanais, e passarão a ser 30 por semana, realizados em dois dias diversos, em vez de um dia); a necessidade de uniformização do ofício/notificação que são entregues às pessoas encaminhadas à coleta, além de medidas relativas à coleta de material genético de pessoa presa, a fim de reduzir o número de exames não realizados.

“O momento mostrou-se como uma valiosa oportunidade para aproximação entre o Ministério Público da Paraíba e o Hemocentro, que desde do ano de 2011, trabalham em parceria para realização de exames de DNA gratuitos à população, objetivando a regularização da paternidade de crianças e adolescentes. As novas definições tomadas serão comunicadas às Promotorias de Justiça de todo Estado”, disse a promotora de Justiça.

DADOS – quantidade de exames por ano

2011 – 154 exames

2012 – 563 exames

2013 – 542 exames

2014 – 613 exames

2015 – 336 exames

2016 – 395 exames

2017 – 330 exames

2018 – 219 exames (relativos a agosto)

PB Agora

 


Garanta um desconto especial na sua certificação digital no Juristas Certificados Digitais

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Emoção e talento encantam público no Festival de Ginástica Artística do Campeões do Amanhã

Um espetáculo de talento e movimento encantou o público presente nas arquibancadas do ginásio do…

27 de abril de 2024

Jovem é morto em barbearia no Litoral Sul da Paraíba logo após fazer live

As polícias Civil e Militar estão investigando o assassinato de um jovem conhecido apenas como…

27 de abril de 2024

“Facilitador do acesso ao Ensino Superior” comemora Wilson Filho após publicação de lei do passe livre no dia do Enem

O deputado estadual Wilson Filho expressou sua satisfação com a promulgação de uma nova lei,…

27 de abril de 2024

Alerta de chuvas intensas para Litoral e Agreste da Paraíba é emitido pelo Inmet

Neste sábado (27), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta amarelo para…

27 de abril de 2024

Homem é detido pela Polícia Federal com R$ 1.000 em notas falsas em Patos

Um homem foi detido pela Polícia Federal em Patos, no Sertão da Paraíba, após ser…

27 de abril de 2024

Sete membros de uma família são detidos por envolvimento na morte de idoso em CG

Sete pessoas de uma mesma família foram presos sob suspeita de ligação com o assassinato…

27 de abril de 2024