Categorias: Paraíba

MPPB deve fiscalizar para garantir qualidade da água de Boqueirão

PUBLICIDADE

Em mais uma reunião realizada em Campina Grande, na tarde da terça-feira (30), o ‘Comitê de Gestão da Crise Hídrica na Paraíba’, instituída pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB), anunciou que vai endurecer a fiscalização para garantir a qualidade da água proveniente do Açude Epitácio Pessoa (Boqueirão), consumida pela população de 19 municípios da região polarizada por Campina Grande. Atualmente, o reservatório conta apenas com 7,5% da sua capacidade de armazenamento, que é de 411 metros cúbicos de água.

Durante a reunião, os integrantes do Comitê reconheceram a necessidade de uma parceria mais consistente entre os entes municipais, estaduais e federais que possa resultar numa fiscalização mais eficaz, notadamente em relação às condições de coleta de água por parte dos carros-pipas. Esses veículos devem ser cadastrados e vistoriados, para que a qualidade do produto seja preservada até a sua chegada ao consumidor.

Outra preocupação dos membros do ‘Comitê de Gestão da Crise Hídrica na Paraíba’ é quanto a qualidade da água que é repassada à rede hospitalar de Campina Grande, tanto em dias normais de fornecimento quanto nos períodos de racionamento, cujo transporte é feito na base de carros-pipas. Pelos levantamentos feitos até o momento, a qualidade da água que chega a esses estabelecimentos é de qualidade satisfatória.

No que se refere às obras de transposição das águas do Rio São Francisco, o Ministério da Integração Nacional garantiu, por intermédio de seu representante na audiência, que elas serão concluídas no próximo mês de dezembro, mas ressaltou que a chegada da água no município paraibano de Monteiro, de onde será escoada para o Açude Epitácio Pessoa, só acontecerá em abril de 2017.

Pelos cálculos feitos pelas instituições diretamente envolvidas com a questão da água na Paraíba, até dezembro o atual volume de água do Boqueirão será reduzido a 20 milhões de metros cúbicos. Essa quantidade será reduzida à metade em meados de abril do próximo ano.

Outro ponto que ficou acordado durante a reunião na sede do MPPB em Campina Grande é que o Ministério da Integração Nacional encaminhará ao ‘Comitê de Gestão da Crise Hídrica na Paraíba’ um relatório pormenorizado sobre o andamento e o cronograma das obras da transposição das águas do Rio São Francisco.

A reunião contou com as presenças do coordenador do Comitê, promotor de Justiça Alcides Leite de Amorim; do procurador de Justiça Francisco Sagres Macedo Vieira; da coordenadora do Caop da Saúde e do Meio Ambiente, Cláudia Cabral Cavalcante; da promotora da Saúde de Campina, Adriana Amorim de Lacerda; e dos representantes da Agência Nacional das Águas (ANA), da Cagepa, da Aesa, da Agevisa, da UEPB, da UFCG e do Ministério da Integração Nacional, responsável pelas obras de transposição das águas do São Francisco.

 



Redação

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Cida sobre reunião da nacional do PT para decidir posição em JP: “Única pré-candidatura oficializada é a minha”

Em meio às articulações do Grupo de Trabalho Eleitoral (GTE) e da executiva nacional do…

15 de maio de 2024

Cícero entrega triciclos elétricos de carga para catadores de coleta seletiva

O prefeito Cícero Lucena entregou, nesta quarta-feira (15), na sede da Autarquia Especial Municipal de…

15 de maio de 2024

Potencial econômico do Nordeste desperta interesse de empresários e governo belgas

Empreendedores e autoridades do país confirmaram presença no Brasil no segundo semestre para prospectar novos…

15 de maio de 2024

Presidente da ALPB, Adriano Galdino nega doação compulsória de servidores para vítimas de enchentes no Rio Grande do Sul

presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), deputado estadual Adriano Galdino (Republicanos), desmentiu nesta quarta-feira…

15 de maio de 2024

Chico Mendes anuncia judicialização contra Zé Aldemir e Drª Paula por agressões e difamações: “Não me resta outra coisa”

Pré-candidato à prefeitura de Cajazeiras, o deputado estadual Chico Mendes (PSB) anunciou, durante entrevista nesta…

15 de maio de 2024

Imóvel em obras desaba e deixa trabalhadores feridos no Sertão

Na tarde desta quarta-feira (15), um imóvel em obras desabou sobre vários  trabalhadores no município…

15 de maio de 2024