Categorias: Paraíba

MP reúne entidades para discutir Tarifa

PUBLICIDADE

Nesta segunda-feira (06), às 15hs, representantes dos movimentos sociais, da Empresa de Energia Elétrica Energisa e o Ministério Público se reunirão para discutir sobre a concessão de descontos aos consumidores de baixa renda (Tarifa Social). O encontro acontecerá na Procuradoria da República no Estado da Paraíba, localizado na Avenida Getúlio Vargas, 255 – Centro da Capital. A reunião faz parte das ações de mobilização que a Assembléia Popular, que reúne entidades dos movimentos rurais e urbanos, vem realizando contra os altos preços da energia elétrica e pela Tarifa Social.

O ano passado foi marcado por diversas atividades contra a empresa de energia pelo não cumprimento da tarifa social aos consumidores da subclasse residencial, conhecidos como baixa renda, que consomem entre 80 e 220 kW. Em outubro foi realizada a Jornada de Nacional de Luta por Soberania Alimentar e Energética, que contou com mais de mil participantes pelas ruas de João Pessoa. Um dos resultados das mobilizações e da Jornada foi o encaminhamento, ao Ministério Público da Paraíba, de uma carta de denuncia contra a Energisa.

Mesmo com toda mobilização, a ENERGISA nada fez para cumprir a liminar (n° 2004.34.013717-5), deferida pelo desembargador Catão Alves, que desvincula a obrigatoriedade de qualquer relação aos programas sociais do Governo Federal ou mesmo critérios de renda ao benefício, ou seja, quem consome de 80 a 220 apresenta uma auto-declaração afirmando estar dentro dos critérios de consumo e terá direito aos 65% de desconto na sua conta de energia.

Ouvidoria do MPPB lançará cartilha para esclarecer sobre função e importância do órgão‏

A Ouvidoria-Geral do Ministério Público da Paraíba vai lançar uma cartilha para esclarecer a população sobre a função e a importância do órgão. De acordo com a Ouvidora-Geral do MP, a Procuradora de Justiça Otanilza Nunes de Lucena, há mais de um mês a equipe da Ouvidoria-Geral tem se dedicado à criação da publicação, que será distribuída em escolas, hospitais, terminais rodoviários, nas sedes do MP e nos fóruns de Justiça de todo o Estado.

Além da cartilha, um folder e um cartaz produzidos para divulgar o trabalho da Ouvidoria-Geral do MPPB também foram apresentados aos Ouvidores-Gerais dos Ministérios Públicos de outros Estados, durante uma reunião realizada em Belo Horizonte, em março. O encontro foi realizado para aprovar o Estatuto do Conselho Nacional dos Ouvidores do Ministério Público (CNOMP), que tem como um dos 17 membros a Procuradora da Justiça e Ouvidora-Geral do MPPB, Otanilza Nunes de Lucena. “Fiquei muito feliz por ter sido eleita para ser um dos conselheiros do CNOMP”, comentou a Procuradora de Justiça.

Segundo Otanilza, o CNOMP se reunirá a cada três meses em Minas Gerais (estado do presidente do órgão, o Procurador de Justiça, Mauro Flávio Ferreira Brandão), para que seus membros discutam os problemas enfrentados pelas Ouvidorias-Gerais de todo o País e possam trocar experiências. Inicialmente, o Conselho terá como meta incentivar os Ministérios Públicos de São Paulo, Alagoas, Acre e Amapá a criarem suas Ouvidorias.

Ouvidoria do MPPB
A Ouvidoria-Geral do MP é um órgão autônomo que foi criado em 2006, dentro da gestão da Procuradora Geral de Justiça, Janete Ismael. O objetivo é elevar os padrões de transparência, presteza e segurança das atividades dos membros, órgãos e serviços auxiliares da instituição. “Muitas pessoas nos tem procurado e procuramos atender da melhor maneira possível, encaminhando as reclamações para os órgãos competentes. A Ouvidoria é o elo principal entre o povo e os membros do MP. Em um futuro próximo, a Ouvidoria será um dos órgãos mais importantes, importante não só para o Ministério Público da Paraíba como para os Ministérios Públicos de todo o País, pois possibilitará à instituição ter uma visão mais ampla dos problemas que vão surgindo na sociedade para que sejam tomadas as providências cabíveis”, argumentou a Ouvidora-Geral, Otanilza Lucena.

O trabalho da ouvidoria é norteado pelos princípios da ética, sigilo, legalidade, legitimidade, transparência, disponibilidade, impessoalidade, imparcialidade, autonomia e garantia de resposta. O contato com o órgão pode ser feito através de e-mail (ouvidoria@pgj.pb.gov.br), pela internet (www.pgj.pb.gov.br/ouvidoria), por telefone (83 2107-6000) e por correspondência (R. Rodrigues de Aquino s/n, Centro, Cep: 58.030-013, João Pessoa/PB).
 

Assessoria

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Litoral e Agreste da Paraíba estão sob novo alerta de chuvas intensas, segundo previsão do Inmet

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta de chuvas intensas para o…

28 de abril de 2024

Sete membros de uma família são detidos por envolvimento na morte de idoso em CG

Sete pessoas de uma mesma família foram presos sob suspeita de ligação com o assassinato…

28 de abril de 2024

Colombianos são detidos por suspeita de extorsão e agressão em João Pessoa

Dois colombianos foram presos nesse sábado (27) sob suspeita de extorsão, ameaças e agressão a…

28 de abril de 2024

Mulher é detida por suspeita de esfaquear companheiro no Sertão da Paraíba

Uma mulher de 24 anos foi detida após supostamente esfaquear seu companheiro, de 34 anos,…

28 de abril de 2024

Ninguém acerta números da mega-sena e prêmio acumula

O concurso 2.718 da Mega-Sena, realizado nesse sábado (27) pela Caixa Econômica Federal, não teve…

28 de abril de 2024

JP: pistola e mais de 80 munições são apreendidas com adolescente infrator

Uma pistola, carregadores alongados, e mais de 80 munições. Foi esse o material apreendido com…

28 de abril de 2024