Categorias: Paraíba

MP pede exoneração de secretário que autorizou morte de mais de 30 cães

PUBLICIDADE

,

A Promotoria de Justiça de Piancó, no interior da Paraíba, instaurou um inquérito civil público, na tarde desta quarta-feira (07), para apurar as mortes a pauladas de aproximadamente 50 cachorros no interior de um imóvel público da cidade de Igaracy, interior do Estado. O caso aconteceu na terça-feira (6) e repercutiu nas redes sociais com o compartilhamento de imagens e vídeos. 

De acordo com a instituição, a matança teria ocorrido sob a responsabilidade direta e pessoal do secretário José Carlos Maia, que teria autorizado ou permitido o ato, ainda que por omissão. Em entrevista , Maia admitiu que os animais foram mortos por uma medida em defesa da saúde dos habitantes da cidade, na terça, e que nesta quarta-feira mais bichos seriam sacrificados. “Eles estavam moribundos, todos enfermos. Outros foram abandonados pelos moradores e traziam prejuízo para a saúde da população”, disse.

Entretanto, para a promotoria, o secretário cometeu, em tese, infração penal e ato de improbidade administrativa decorrente do exercício do cargo. ‘Por isso, foi encaminhado ofício ao prefeito de Igaracy, José Carneiro Almeida da Silva, requisitando a exoneração imediata de José Carlos Maia do cargo de secretário de Saúde, haja vista a flagrante violação aos princípios da legalidade, moralidade e legitimidade, inerentes ao cargo público, bem como para não atrapalhar as investigações’, afirma a publicação realizada no site do Ministério Público da Paraíba.

De acordo com o texto, foi concedido prazo de cinco dias para que o prefeito da cidade preste informações referentes ao levantamento do número de animais nas ruas, com as respectivas zoonoses e laudos veterinários, comprovando as doenças, bem como, quanto à retirada e transporte, detalhando ainda como se procedeu a matança dos animais, de acordo com as normas sanitárias.

O Ministério Público também encaminhou ofício para a Delegacia de Polícia Civil, requisitando a instauração de inquérito policial, inclusive para preservação e realização de imediata perícia no local do crime.

Ainda de acordo com informações da promotoria, considerando as primeiras informações de que o Secretário Municipal de Saúde é médico veterinário, foi determinada a expedição de ofício para o Conselho Regional de Medicina Veterinária da Paraíba, requisitando a instauração de procedimento administrativo com vistas à aplicação das sanções administrativas e disciplinares inerentes à atividade de médico veterinário. As informações são do Portal T5.

 

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

O Maior São João do Mundo: Veneziano participa e elogia início da festa na Vila do Artesão e em Galante

O Vice-Presidente do Senado Federal, Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) participou ativamente, neste sábado…

26 de maio de 2024

Da crise econômica ao fascismo por Polanyi

“A grande transformação” é um clássico de Polanyi, publicado em 1944, no mesmo ano de…

26 de maio de 2024

Prévia do Maior São João do Mundo em Galante continua neste domingo

Mais um dia de prévia d’O Maior São João do Mundo em Galante, distrito de…

26 de maio de 2024

Campina Grande inicia semana com 110 oportunidades de emprego através do sistema de cadastros do Sine Municipal

O Sine Municipal oferece neste início de semana 110 oportunidades por meio do cadastro do…

26 de maio de 2024

Suspeito de matar cunhado a facadas no Brejo Paraibano durante bebedeira é preso na Bahia

Um homem suspeito de matar o cunhado a facadas em Remígio, no Brejo Paraibano, foi…

26 de maio de 2024

Prefeitura de JP dá início à Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite começa nesta segunda-feira

A Prefeitura de João Pessoa dará início, na próxima segunda-feira (27), a Campanha Nacional de…

26 de maio de 2024