Categorias: Paraíba

MP e CRM visitam Arlinda Marques

PUBLICIDADE

 A 1ª Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde de João Pessoa, do Ministério Público da Paraíba (MPPB), acompanhada pelo Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM), realizou inspeção no Complexo de Pediatria Arlinda Marques, em João Pessoa, com a finalidade de fiscalizar irregularidades existentes e cumprir o calendário de inspeções ordinárias em unidades públicas de saúde na capital. A fiscalização ocorreu na manhã da última sexta-feira (17).

 

A promotora de Justiça Maria das Graças Azevedo Santos, acompanhada do diretor do CRM, João Alberto Morais, e mais outros dois fiscais da entidade, constatou superlotação nos setores da recepção do Ambulatório e da Urgência, além de detectar que o Setor de Estabilização do hospital estava sendo utilizado como uma UTI improvisada, por falta de vagas na Unidade de Terapia Intensiva da unidade hospitalar.

 

Ainda na inspeção, foi constatada, durante a troca de pacientes entre os setores, que havia falta de materiais básicos de higienização para os profissionais. Na ocasião, ela foi informada pela chefe do setor que alguns setores do hospital não são credenciados no Ministério da Saúde e não recebem a contrapartida financeira do Sistema Único de Saúde (SUS).

 

Outro setor inspecionado pela equipe foi um dos Ambulatórios da Urgência, onde a médica pediátrica do setor revelou a dificuldade em gerenciar a demanda reprimida para internação, justificando que, por questões éticas, não poderia prescrever a alta médica por falta de vagas. O mesmo problema acontece também no Consultório da Cirurgia.

 

O mais agravante durante a inspeção foi a visita ao Bloco Cirúrgico, onde o cirurgião pediátrico de plantão informou que diariamente cirurgias são canceladas devido aos três leitos de cirurgias existentes no complexo serem insuficientes, principalmente após o ingresso de procedimentos ortopédicos, neurocirúrgicos e cardíacos, tendo os profissionais das diferentes especialidades que dividir as agendas para realizar as intervenções em horários diferentes.

 



MPPB

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Na Paraíba, mais de 122 mil famílias já podem fazer o agendamento para receber gratuitamente a nova parabólica digital

Mais de 122 mil famílias da Paraíba já podem fazer o agendamento para receber gratuitamente…

6 de maio de 2024

Paraíba sedia etapa classificatória do Campeonato Brasileiro de Karatê em setembro

Uma das etapas classificaficatórias do Campeonato Brasileiro de Karatê deste ano será realizada em João…

6 de maio de 2024

Homem que deu calote em motel de Cabedelo é preso na casa dos pais, em João Pessoa

Na tarde desta segunda-feira (6), a Polícia Militar prendeu um homem suspeito de dar calote…

6 de maio de 2024

Lucas Ribeiro evita analisar estratégia do PSB em Santa Rita, mas já admite ruptura com PP na cidade

Durante entrevista nesta segunda-feira (06), o vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro (Progressistas), sinalizou que seu…

6 de maio de 2024

Motorista de Porsche que matou trabalhador em São Paulo se entrega à polícia após três dias foragido

O empresário Fernando Sastre de Andrade Filho, de 24 anos, se entregou à polícia na…

6 de maio de 2024

Hervázio revela “conspiração” para derrubar Adriano Galdino da presidência da ALPB após ação do PSDB: “E ele sabe disso”

O deputado estadual Hervázio Bezerra (PSB) revelou em entrevista ao programa Arapuan Verdade nesta segunda-feira…

6 de maio de 2024