Categorias: Paraíba

Ministro garante inclusão da Paraíba no Pronasci

PUBLICIDADE

Ministro garante inclusão da Paraíba no Pronasci durante audiência com Maranhão

A Paraíba será incluída no Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci). A garantia foi dada pelo ministro da Justiça, Tarson Genro, em audiência concedida ao governador José Maranhão, no início da noite desta terça-feira (12), em Brasília. Na audiência foram discutidos os problemas da área de segurança pública do Estado e encaminhados alguns pleitos.

Maranhão ressaltou a importância da audiência e da inclusão do Estado nas 94 ações do Pronasci e informou que foram reivindicados outros pleitos como apoio a Patrulha Escolar e a segurança na zona rural. “Destaquei o trabalho da patrulha escolar e a segurança na zona rural do Estado, já que são muitas as reclamações recebidas de comerciantes dessas regiões. Esses programas são importantes por que tem o lado pedagógico e social”, acrescentou.

O ministro da Justiça Tarso Genro informou que vai incluir a Paraíba no Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) e realizar alguns programas na área para tentar minimizar os problemas enfrentados hoje pelo Estado.

Desenvolvido pelo Ministério da Justiça, o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) marca uma iniciativa inédita no enfrentamento à criminalidade no país. O projeto articula políticas de segurança com ações sociais; prioriza a prevenção e busca atingir as causas que levam à violência, sem abrir mão das estratégias de ordenamento social e segurança pública. O Pronasci é composto por 94 ações que envolvem a União, estados, municípios e a própria comunidade.

Entre os principais eixos do Pronasci destacam-se a valorização dos profissionais de segurança pública; a reestruturação do sistema penitenciário; o combate à corrupção policial e o envolvimento da comunidade na prevenção da violência. Para o desenvolvimento do Programa, o governo federal investirá R$ 6,707 bilhões até o fim de 2012.

Além dos profissionais de segurança pública, o Pronasci tem também como público-alvo jovens de 15 a 24 anos à beira da criminalidade, que se encontram ou já estiveram em conflito com a lei; presos ou egressos do sistema prisional; e ainda os reservistas, passíveis de serem atraídos pelo crime organizado em função do aprendizado em manejo de armas adquirido durante o serviço militar.
 

Secom

PUBLICIDADE

Últimas notícias

TCE da prazo de 120 dias para prefeito concluir creche no Brejo

Reunido em sessão ordinária híbrida, nesta quarta-feira (30), o Pleno do Tribunal de Contas do…

1 de maio de 2024

É LEI: na Paraíba, bares e restaurantes com cardápios digitais terão que oferecer internet grátis a clientes

O governador da Paraíba João Azevêdo sancionou a Lei 13.203/2024, de autoria do deputado João…

1 de maio de 2024

Preso homem apontado como autor de quatro homicídios no mesmo dia em Aroeiras, na PB; crime aconteceu em 2023

A Polícia Civil da Paraíba prendeu, nessa terça-feira, 30 de abril, o homem investigado e…

1 de maio de 2024

Podemos e PSB marcham juntos na corrida proporcional em CG: “Sinergia articulada por Jhony”, revela vereador

O vereador Anderson Almeida, conhecido como Pila e filiado ao PSB, revelou, durante entrevista nesta…

1 de maio de 2024

No feriado do Dia do Trabalho, Hemocentro fará coleta itinerante no Busto de Tamandaré

O Hemocentro da Paraíba, unidade da rede de Saúde do Governo do Estado, informa que…

1 de maio de 2024

Veneziano articula votação e Senado autoriza operação de crédito de US$ 52 milhões para G

O Vice-Presidente do Senado Federal, Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) conseguiu garantir uma grande…

1 de maio de 2024