Categorias: Paraíba

Maranhão anuncia campus da UEPB em Araruna

PUBLICIDADE

Maranhão anuncia campus da  UEPB para a cidade de Araruna

 
A região do Curimataú paraibano vai ganhar um campus da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Os jovens da região deverão ter duas opções de cursos: Gastronomia e Segurança Alimentar e Odontologia. É o que propõe a universidade. O novo campus da UEPB será instalado na cidade de Araruna. A boa notícia foi anunciada pelo governador José Maranhão e pela reitora Marlene Alves na manhã desta terça-feira (9), em seu programa semanal de rádio “Palavra do Governador”.

Maranhão afirmou que o campus deveria ter sido implantado há seis anos. Em 2002 o governador concluiu a construção de um prédio moderno, com instalações adequadas para o funcionamento do campus. Lamentavelmente, o governo passado não providenciou sua implantação. O governador José Maranhão lembrou que o curso de Gastronomia também será um atrativo para o setor turístico. Na área de hotelaria, passará a contratar os profissionais ali formados.

A reitora da UEPB, professora Marlene Alves, a convite do governador Maranhão, participou do programa “Palavra do Governador” e, entusiasmada, declarou que a Universidade Estadual tem o prazer de levar o ensino superior para a juventude paraibana, principalmente em regiões onde os jovens não têm condições de cursar faculdade nos grandes centros, como João Pessoa e Campina Grande.

O curso de Gastronomia e Segurança Alimentar vai atrair estudantes de todo o Brasil, porque será um dos poucos em universidade pública. Araruna se tornará um centro de referência em gastronomia com ênfase na culinária regional, porém, o curso será de padrão internacional. Marlene Alves fez questão de explicar que a UEPB é autônoma, mas, é o Estado da Paraíba quem financia a universidade e por isso a discussão de seus projetos, inclusive sua expansão, acontece com o governador do Estado.

A reitora ressaltou que a decisão da UEPB de se expandir, tem uma relação muito próxima com a determinação do governador. “É uma posição em que a universidade sente-se honrada em contribuir com esse desenvolvimento”, afirmou Marlene Alves, destacando que o acesso ao ensino superior vai contribuir para que o jovem melhore de vida e a própria região seguramente se desenvolverá com a presença da universidade.

Na semana passada o secretário da Educação do Estado, Sales Gaudêncio, a prefeita de Araruna Wilma Maranhão, e a reitora Marlene Alves visitaram o prédio onde funcionará o novo campus da UEPB. A reitora avaliou que será uma das melhores estruturas físicas dos campi no interior e que Araruna se transformará numa cidade universitária com cerca de mil jovens morando nela e na região, o que mudará seu aspecto econômico e cultural com o deslocamento de recursos de custeio, de folha de pagamento dos professores e funcionários da universidade.

O fator mais importante, segundo a reitora, é o desenvolvimento humano, que não tem preço, ofertando aos jovens cursos que poderão empregá-los na Paraíba ou em qualquer Estado brasileiro. “Tenho dito, governador, que o maior investimento que um governante pode levar para uma cidade, para uma região é a educação”, comemorou a reitora, complementando que a Araruna será referência no País em formação superior na área de Gastronomia e Segurança Alimentar.
A UEPB tem hoje sete campi: Campina Grande, Lagoa Seca, João Pessoa, Patos, Guarabira, Monteiro e Catolé do Rocha. O campus de Araruna será o oitavo.
Localizada no Curimataú Oriental, Araruna fica a 219,3 quilômetros de João Pessoa e sua população hoje é de 19 mil habitantes. Limita-se com os municípios de Campo de Santana, Riachão, Solânea, Cacimba de Dentro e faz divisa com o Rio Grande do Norte. 
 

 

Secom

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Líder do governo na ALPB, Chico Mendes endossa possível chega de Romero à base governista: “Um quadro excepcional”

O líder da bancada do Governo na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), deputado estadual Chico…

15 de maio de 2024

Presidente da ALPB, Adriano Galdino nega doação compulsória de servidores para vítimas de enchentes no Rio Grande do Sul

presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), deputado estadual Adriano Galdino (Republicanos), desmentiu nesta quarta-feira…

15 de maio de 2024

Fábio Ramalho e Romero se reúnem nesta sexta-feira e podem definir alinhamento sobre 2024 em CG

Na próxima sexta-feira (17), o deputado estadual Fábio Ramalho, presidente do PSDB na Paraíba, e…

15 de maio de 2024

Chico Mendes anuncia judicialização contra Zé Aldemir e Drª Paula por agressões e difamações: “Não me resta outra coisa”

Pré-candidato à prefeitura de Cajazeiras, o deputado estadual Chico Mendes (PSB) anunciou, durante entrevista nesta…

15 de maio de 2024

Guarabira e Mamanguape sediam audiências do Orçamento Democrático nesta quinta e sexta-feira

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão,…

15 de maio de 2024

Governo federal anuncia Pix de R$ 5,1 mil para famílias do RS

As famílias que perderam móveis, eletrodomésticos e outros objetos com as enchentes que devastaram o…

15 de maio de 2024