Categorias: Paraíba

Mantida condenação de menor acusado de assassinar padre na PB

PUBLICIDADE

Durante a sessão ordinária desta quinta-feira (16), os membros da Câmara Criminal do Tribunal de Justiça da Paraíba negaram, por unanimidade e em harmonia com o parecer ministerial, provimento ao recurso de menor acusado de assassinar, com um outro envolvido, o padre da cidade de Borborema, em agosto de 2017. Com a decisão, o Colegiado manteve a sentença do juiz da Comarca de Serraria, André Ricardo de Carvalho Costa, que julgou procedente a representação e determinou a aplicação de medida de internação definitiva ao infrator. O relator da Apelação Infracional nº 0000223-50.2017.815.0361 foi o desembargador Ricardo Vital de Almeida.

No 1º Grau, o relator entendeu estarem devidamente comprovadas a autoria e materialidade do ato infracional análogo ao roubo seguido de morte. Inconformada, a defesa recorreu, alegando inadequação da medida socioeducativa de internação aplicada, por entender ser desproporcional ao caso. Por fim, pugnou pela aplicação da medida socioeducativa diversa da internação.

No voto, o desembargador ressaltou que não há questionamento quanto à autoria, já que o apelante confessou a ação delitiva na ocasião em que foi ouvido informalmente pelo Ministério Público, bem como pelo magistrado. "Entendo que a sentença a quo não merece reforma posto que a medida socioeducativa de internação cominada ao recorrente mostra-se adequada", disse o relator.

Ricardo Vital enfatizou, ainda, que o artigo 122, I, da Lei nº 8.069/90 (Estatuto da Criança e do Adolescente) prevê que a medida da internação poderá ser aplicada quando o ato infracional for cometido mediante grave ameaça ou violência à pessoa. "Essa é exatamente, a elementar da conduta perpetrada pelo menor infrator (Roubo qualificado pelo resultado morte)", afirmou.

Ao concluir, o julgador observou que a medida de internação, embora severa, tem o objetivo primeiro de proteger e educar integralmente o infrator. "A finalidade da medida não é outra que não seja a recuperação do adolescente, a partir da compreensão da gravidade de sua conduta e da introdução de princípios e valores éticos e morais, possibilitando, desse modo, a sua ressocialização".

Caso – Consta dos autos que, no dia 23 de agosto de 2017, um menor, em companhia de uma outra pessoa, mediante golpes de faca, mataram o padre da cidade e tentaram subtrair uma quantia em dinheiro guardada na residência da vítima.

No dia do fato, ao chegarem na casa do padre, o menor foi até a cozinha, pegou um pedaço de cano grosso e, pelas costas, deu um golpe na cabeça da vítima. O outro envolvido entrou em luta corporal com o vigário. Em seguida, o menor infrator pegou uma faca, passando a golpear no peito, quebrando a arma, e no pescoço do pároco. 

 

Redação com TJPB

 


Garanta um desconto especial na sua certificação digital no Juristas Certificados Digitais

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Treze confirma favoritismo e goleia Atlético-CE por 2 a 0 na Série D

O Treze Futebol Clube confirmou seu favoritismo na tarde deste sábado (25) e goleou o…

25 de maio de 2024

Mídia nacional cita paraibano entre os que tiveram as despesas pagas pela Câmara em viagem aos EUA

A Câmara dos Deputados gastou pelo menos R$ 52,7 mil com passagens e hospedagens de…

25 de maio de 2024

OFICIAL: Pastor Sérgio Queiroz será o candidato a vice na chapa de Marcelo Queiroga na disputa pela Prefeitura de JP

Após um mês e meio de intensas especulações e indefinição, a corrida pela Prefeitura de…

25 de maio de 2024

Corpo é encontrado em vala de esgoto na Grande JP minutos após moradores ouvirem tiros

O corpo de um jovem, ainda não identificado, foi encontrado na manhã deste sábado (25)…

25 de maio de 2024

Prefeitura de CG inicia ação Intersetorial contra abuso e exploração infantil no São João de Galante

A Ação Intersetorial de Combate ao Abuso e Exploração de Crianças e Adolescentes n’O Maior…

25 de maio de 2024

Polícia prende suspeito por porte ilegal de arma em Cajazeiras

Policiais militares das Rondas Ostensivas Táticas com Apoio de Motocicletas (Rotam) e do 6° Batalhão…

25 de maio de 2024