Categorias: Paraíba

Luciano Agra assina protocolo para Coleta Seletiva Solidária

PUBLICIDADE

O prefeito Luciano Agra assinou nesta sexta-feira (13) um protocolo de intenções que estabelece diretrizes básicas para o desenvolvimento da coleta seletiva solidária e reciclagem de resíduos sólidos na cidade de João Pessoa. A solenidade aconteceu no auditório da Reitoria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), e contou com a presença do gerente de projetos do Ministério do Meio Ambiente, Moacir Assunção, que também assinou o protocolo, em nome das entidades da administração pública federal.

A assinatura do documento aconteceu durante o seminário “Coleta Seletiva Solidária – João Pessoa acredita”, realizado pela Secretaria de Transparência Pública (Setransp), em parceria com outros órgãos da administração municipal, como a Secretaria do Meio Ambiente e a Autarquia Municipal de Limpeza Urbana (Emlur).

“João Pessoa a partir de hoje dá um grande salto dentro da política da coleta seletiva do lixo, como forma de proteção ao meio ambiente, de combate à poluição e de aumento da vida útil dos aterros sanitários, resultando em melhoria da qualidade de vida da população”, afirmou o prefeito Luciano Agra, destacando o compromisso da PMJP assumiu nesta área, quando implantou o Acordo Verde e a coleta seletiva em João Pessoa.

Para completar as ações da coleta seletiva, em julho deste ano, o prefeito sancionou o decreto 6.923, que institui a separação pelos órgãos da administração municipal dos resíduos sólidos recicláveis e a sua destinação para as associações e cooperativas de agentes recicladores. O decreto municipal segue os moldes do federal, 5.940, assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2006.

O gerente de projetos do Ministério do Meio Ambiente, Moacir Assunção, parabenizou a Prefeitura de João Pessoa pelo compromisso assumido em relação à defesa do meio ambiente e na geração de emprego e renda para os catadores. “No dia dois de agosto, o presidente Lula sancionou a Lei 12.305, que institui a política nacional de resíduos sólidos. Isto significa uma mudança substancial no gerenciamento e gestão destes materiais, e que todos nós, governos e população, temos uma grande responsabilidade para promover medidas que evitem a poluição e o acúmulo do lixo nas grandes e pequenas cidades, como a redução, reutilização e a reciclagem destes materiais”, ressaltou o gerente.

Para poder avaliar o processo de separação dos resíduos recicláveis descartados e verificar se a sua destinação está sendo realizada de maneira correta, foi criada a Comissão para Coleta Seletiva Solidária, que durante a tarde desta sexta puderam conhecer o galpão de materiais recicláveis que está sendo construído no bairro de Mangabeira.

O coral da Emlur e o grupo musical Poder do Verbo, formado por adolescentes e crianças da Ong Apoitchá, da cidade de Lucena, abrilhantaram o evento, assim como as tribos indígenas potiguaras das cidades de Marcação, Rio Tinto e Baía da Traição. Cerca de 200 agentes recicladores de 16 grupos da grande João Pessoa participaram da atividade.
 

 

Secom PMJP

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Festejos juninos: segurança tem drones com reconhecimento facial e reforço do policiamento

A Secretaria de Estado da Segurança e Defesa Social da Paraíba (Sesds) conta com uma…

16 de maio de 2024

Governo propõe aumento de 13% a 31% a professores até 2026

Em greve há um mês, os professores de universidades e colégios federais receberam uma proposta…

16 de maio de 2024

Voz marcante do futebol, narrador Silvio Luiz morre aos 89 anos

O narrador Silvio Luiz, umas das principais vozes do esporte brasileiro, morreu nesta quinta-feira (16)…

16 de maio de 2024

Atual prefeita de Areia, Silvia Cunha Lima não disputará a reeleição, revela marido da gestora

O ex-prefeito de Areia, Elson Cunha Lima Filho, surpreendeu ao anunciar, em uma entrevista concedida…

16 de maio de 2024

Mídia nacional destaca novo projeto de Efraim que busca acordo entre Planalto e Congresso sobre a desoneração da folha

O portal Correio Brasiliense trouxe matéria nesta quinta-feira (16), onde destaca que o senador Efraim…

16 de maio de 2024

Governo da Paraíba aciona a Justiça contra vereador de Campina Grande por suposto calote contra o programa Empreender

O Governo da Paraíba acionou o poder judiciário paraibano contra o vereador de Campina Grande,…

16 de maio de 2024