Categorias: Paraíba

Lewandowski determina cumprimento de decisão para Folha entrevistar Lula

PUBLICIDADE

O ministro Ricardo Lewandowski determinou, nesta segunda-feira (01), o cumprimento da decisão dele, tomada na última sexta-feira (28), autorizando o Jornal Folha de São Paulo a entrevistar o ex-presidente Lula, do PT, que está preso, em Curitiba. 

A decisão contraria o colega, o também ministro Luiz Fux, que determinou a suspensão da liberação da entrevista. Segundo ele, se a entrevista já tivesse sido concedida, o conteúdo deveria ser censurado.

“Verifico que a decisão proferida pelo ministro Luiz Fux […] não possui forma ou figura jurídica admissível no direito vigente, cumprindo-se salientar que o seu conteúdo é absolutamente inapto a produzir qualquer efeito no ordenamento legal”, afirmou Lewandowski em seu novo despacho.

E continuou: “Reafirmo a autoridade e vigência da decisão que proferi na presente reclamação para determinar que seja franqueado, incontinenti, ao reclamante e à respectiva equipe técnica, acompanhada dos equipamentos necessários à captação de áudio, vídeo e fotojornalismo, o acesso ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a fim de que possam entrevistá-lo, caso seja de seu interesse, sob pena de configuração de crime de desobediência, com o imediato acionamento do Ministério Público para as providência cabíveis, servindo a presente decisão como mandado.”

CLIQUE AQUI E CONFIRA O CONTEÚDO NA ÍNTEGRA, DIRETO NA FOLHA

Ou leia a matéria na íntegra na Agência Brasil

 

O ministro do Supremo Tribunal Federal Ricardo Lewandowski determinou hoje (1) que o magistrado responsável pela 12ª Vara Federal de Curitiba e o Superintendente da Polícia Federal de Curitiba (PR) “permitam, com urgência e imediatamente”, o acesso dos jornalistas Mônica Bergamo, da Folha de São Paulo, e Florestan Fernandes, com equipe técnica e equipamentos, para entrevistarem o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Na sexta-feira (28), Lewandowski tinha emitido liminar autorizando Lula a conceder entrevistas na carceragem da Polícia Federal, em Curitiba, onde está preso desde 7 de abril. Os pedidos de entrevista foram feitos pelos jornalistas Mônica Bergamo, daFolha de São Paulo, e Florestan Fernandes. Os jornalistas reclamaram ao STF depois de decisão da 12ª Vara Federal de Curitiba de negar acesso da imprensa a Lula.

Ministro Ricardo Lewandowski acolheu as petições dos jornalistas e determinou o cumprimento de sua decisão da última semana  – Arquivo/Agência Brasil

Em seguida à decisão de Lawandowski, o ministro Luiz Fux, também do Supremo, suspendeu a decisão, em resposta à reclamação do Partido Novo, que se opôs à autorização para entrevistas nas vésperas das eleições.

Nos mandatos expedidos hoje, o ministro Lewandowski acolheu as petições dos jornalistas e determinou o cumprimento de sua decisão da última semana. O ministro acrescenta no despacho que a apresentação da decisão proferida na Superintendência da PF seja suficiente para sua execução, “sob pena de configuração de crime de desobediência, com o imediato acionamento do Ministério Público para as providências cabíveis, servindo a presente decisão como mandado”.

Lewandowski expõe que a suspensão proferida por seu colega [Luiz Fux] “incorre em vícios gravíssimos” e não é capaz de produzir qualquer efeito legal, pois “não possui forma ou figura jurídica admissível no direito vigente”.

Na autorização concedida a Florestan Fernandes, o ministro destaca que preserva sua reclamação para garantir “o direito constitucional de exercer a plenitude da liberdade de imprensa como categoria jurídica proibitiva de qualquer tipo de censura prévia, bem como o direito do próprio custodiado de conceder entrevistas a veículos de comunicação”.

 

PB Agora

 


Leia mais notícias sobre o mundo jurídico no Portal Juristas. Adquira seu certificado digital E-CPF ou E-CNPJ com a Juristas. Entre em contato através do WhatsApp (83) 9 93826000

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Dinho descarta tese de dois Ribeiros na majoritária e endossa nome de João para 2026: “É o meu senador”

O presidente da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), Dinho Dowley, em entrevista nesta sexta-feira…

26 de abril de 2024

Sem Romero no páreo, nenhum nome da oposição, até agora, figura com potencial para vencer Bruno em CG, aponta enquete

Se não Romero, quem? Ninguém. Pelo menos é assim que pensam os internautas quando questionados…

26 de abril de 2024

Presidente do Podemos de CG diz que não existe movimentação na legenda para lançar Romero candidato a prefeito

O presidente do Podemos em Campina Grande, Alcindor Vilarim, declarou desconhecer quaisquer movimentos do deputado…

26 de abril de 2024

Fim da novela ou não? Presidente municipal do PT de João Pessoa expressa apelo por estabilidade política em prol da chapa proporcional

O presidente municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) de João Pessoa, Marcos Túlio, lançou um…

26 de abril de 2024

“Fruto de muito investimento”, diz governador sobre posição da PB em ranking das melhores estradas do país

O governador da Paraíba, João Azevêdo, destacou o excelente desempenho das estradas do estado, que…

26 de abril de 2024

Sabadinho Bom deste final de semana vai ter choro e samba com ‘Os Mulatos’

O Sabadinho Bom deste final de semana vai ser comandado pelo grupo Os Mulatos que…

26 de abril de 2024