Categorias: Paraíba

Lenine traz show ‘Em Trânsito’ para João Pessoa

PUBLICIDADE

Indicado ao Grammy Latino em 2019, o show “Em trânsito”, do pernambucano Lenine chega a João Pessoa. A apresentação única será no dia 19 de outubro, no Teatro de Arena, em João Pessoa.  Para abrir a noite, Val Donato e banda sobem ao palco.  

Em sua nova construção, Em TrânsitoLenine ressignifica a pergunta retórica formulada originalmente em Chão (2011). Ressignifica, sim, pois estando em novas circunstâncias passa a ser uma nova pergunta – o tal “sempre outro rio a passar” que Heráclito ensinou a Quintana*. E talvez seja sua própria resposta: canção é processo, vem de muitos ondes, vai para outros tantos.

Em Trânsito é uma ode ao processo. Não à toa, subverte a ordem que se nos impuseram (disco de estúdio / show / disco ao vivo). Tudo do avesso porque é tudo processo. É livre de obrigações, desemoldurado. Lenine enxerga que O Dia em Que Faremos Contato (1997), Na Pressão (1999) e Falange Canibal (2002) constituem uma primeira trilogia, em que o conceito dos discos é uma amarração feita a posteriori, a partir do conjunto das canções que ele já compusera até então; já Labiata (2008), Chão Carbono (2015) são uma segunda trilogia, em que novas canções foram criadas para álbuns cujos conceitos foram imaginados a priori. Em Trânsito seria o que, então, senão a fusão das duas coisas – justamente aquilo que não vem antes e nem depois?

O resultado é um repertório de canções que soam novas – sejam elas inéditas ou não. Que Baque É Esse? É o baque do maracatu de bombo fofo, rasgado pelo sax de Carlos Malta, ou é o baque da Intolerância, parceria nova com Ivan Santos que também é costurada por Malta? Seria o baque da desilusão dos nossos sonhos luminosos de nação, como previu com Carlos Rennó em Ecos do Ão, ou o baque da metrópole que nos atropela e nos expulsa, imaginado com Bráulio Tavares em Lá Vem a CidadeNinguém Faz Ideia. O baque talvez seja o próprio devir*, a transformação como certeza única. O que não Virou Areia ainda há de virar, seja o rei ou o pirata de Lá e Lô; seja o índio da estrela veloz e brilhante de Tubi Tupy ou a própria estrela, o sol mais distante observado com Arnaldo Antunes em O Céu É Muito.

Além de perene, o processo é coletivo: o Lenine de Castanho, canção em parceria com Carlos Posada, não chegou sozinho. Ao mostrar as canções inéditas (como Bicho Saudade, em parceria com João Cavalcanti) para a banda, o violão foi dispensado. Melodias e letras, cruas, para que os resultados fossem decifrados em conjunto com Jr. Tostoi, GuilaPantico Rocha Bruno Giorgi. Bruno ainda assina a direção musical, sendo mola essencial dessa engrenagem-organismo. A assinatura da banda é clarividente, consequência da intimidade conquistada por muitos anos de labuta criativa.

Mas há outras sonoridades, como a delicadeza da ciranda Lua Candeia, feita com Paulo César Pinheiro, que ganha ares camerísticos pelas mãos do pianista Amaro Freitas. O parentesco com Ciranda Praieira, da mesma parceria e de semelhante temática, quase não se nota – exatamente pelo que a banda imprime a essa ciranda-dub, gravada originalmente em Labiata. Em Leve e Suave, canção inédita que abre Em Trânsito, Lenine, sozinho em cena, fala de afeto e leveza. Isso só reforça a ironia fina de Umbigo, onde os descaminhos do ego são postos nus sob os gritos distorcidos da guitarra de Gabriel Ventura, que deixa o posto de roadie para integrar a banda. A atmosfera mais surpreendente é a da inédita Ogan Erê, parceria com Lula Queiroga, onde o ponto é montado a partir da superposição de sons feitos com a voz, cama sobre a qual Lenine (com vocal de Bruno) conta como a ancestralidade dos terreiros se transmite desde a infância.

Com patrocínio da Petrobras e do Governo Federal, Em Trânsito é, portanto, o que o próprio nome sugere. É o mar de escolhas que Lenine fez para manter-se atento ao caminho, mesmo sem saber o destino. É o artista recusando-se a ceder à inércia – Eu Sou Meu Guia e o movimento É o Que Me Interessa (música feita com Dudu Falcão). É a iluminação acentuada nas penumbras e contrastes, desenhada por Robson de Cássia e conectada com o meio e o tempo onde foi concebida. É o uso sem pudores de periféricos analógicos na captação do áudio, feita por Diogo Guedes Elton Bozza, para gerar verdade no durante. É uma arte gráfica, assinada por Bruno Tavares Lisa Akerman, igualmente analógica: feita em cianótipo, processo químico de impressão que antecedeu a fotografia moderna, mostra muitos símbolos processuais, como o neurônio, a raiz, o relâmpago – a analogia está na forma e no conteúdo. É, por fim, a deflagração do ímpeto, como descrita na inédita Sublinhe e Revele. Porque o tom é grave e o tempo é breve.

Serviço:

“Lenine  – Em Trânsito” em João Pessoa

Abertura: Val Donato e banda

Data: 19 de outubro de 2018 (sexta-feira)

Local: Teatro de Arena – Espaço Cultural

Horário: a partir das 20h

Ingressos: R$ 80 (inteira) e R$ 40 (meia)

Vendas: Dhom! – Av Edson Ramalho, 183 – Manaíra

Assessoria 

 


Garanta um desconto especial na sua certificação digital no Juristas Certificados Digitais

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Expropriação do povo: a “PEC do Quinquênio”

Após analisar vários países ao longo da história, os cientistas políticos Acemoglu e Robinson chegaram…

27 de abril de 2024

Animais marinhos são encontrados mortos em reserva Acaú-Goiana, em Pitimbu

Uma série de animais marinhos foi encontrada sem vida na reserva extrativista Acaú-Goiana, localizada no…

27 de abril de 2024

Provas do concurso do Banco do Nordeste serão aplicadas neste domingo para mais de 400 mil candidatos

Cerca de 418 mil candidatos estão inscritos no concurso público do Banco do Nordeste (BNB),…

27 de abril de 2024

Paraíba tem 36 praias ou trechos impróprios para o banho neste final de semana; CONFIRA

A Superintendência de Administração do Meio Ambiente (SUDEMA) divulgou o relatório de balneabilidade válido até…

27 de abril de 2024

ATENÇÃO: uso de patinetes e outros equipamentos elétricos na orla da Capital está proibido

A partir desta sexta-feira (26), está proibido o uso de patinetes e outros equipamentos elétricos…

27 de abril de 2024

Divulgado resultado final do edital para graduandos do Programa Paraíba Sem Fronteiras

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e…

27 de abril de 2024