Lei é alterada e torna facultativo o uso de máscaras em áreas comuns de condomínios da Paraíba

PUBLICIDADE

Mesmo com o aumento dos casos de Covid-19, e a recomendação da Secretaria de Estado da Saúde (SES), para o uso da máscara, o presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) deputado Adriano Galdino (Republicanos) alterou o texto da Medida Provisória nº 306 de 12 de abril de 2022 que torna facultativo o uso de máscaras nas áreas comuns de condomínios.

Adriano Galdino já defendia o abandono do uso obrigatório das máscaras desde o mês de março.

A regra se aplica a municípios em que o percentual de vacinação da população vacinável (acima de 5 anos), com duas doses ou doze única, superior a 70%.

Conforme o texto, a medida se aplica não apenas aos moradores, mas também aos funcionários, visitantes e colaboradores de empresas de entrega e manutenção. A alteração foi publicada na última edição do Diário Oficial, do dia 8 de junho.

Em João Pessoa, a prefeitura de João Pessoa publicou o decreto de nº 9.999/2022 no mês de abril, tornando facultativo o uso de máscaras em espaços abertos ou fechados em toda capital paraibana, inclusive em ônibus, supermercados, shows e escolas.

A decisão contraria o Colegiado Estadual para Avaliação dos Protocolos do Novo Normal Paraíba, que recomendou o uso de máscaras e reforço na vacinação. O Tribunal de Justiça da Paraíba (tJPB), também determina o retorno ao uso de máscara nos ambientes dos prédios do Poder Judiciário estadual.

Esta semana, diante do aumento dos casos de covid-19 na Paraíba, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), também voltou a recomendar o uso de máscara no Estado, e o cumprimento da lei da exigência do passaporte da vacina,

A Secretária de Saúde Renata Nóbrega enfatizou que a recomendação é que as pessoas continuem usando máscaras, especialmente em ambientes com grande concentração de pessoas.

A faixa etária mais comprometida compreende as pessoas entre 30 e 39 anos, onde foram observados 269 resultados positivos.

“A crescente de casos em outros estados acende um alerta de que o mês de junho pode apresentar um cenário epidemiológico mais delicado, em decorrência dos festejos juninos. Ainda há muitas doses de vacinas aguardando os paraibanos, insistimos que este é o melhor meio de prevenção, associado ao uso de máscara e ao bom senso no sentido de evitar aglomerações e manter a higiene das mãos”, destacou Renata Nóbrega.

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

João Pessoa recebe a tour da banda Só Pra Contrariar em turnê de despedida

A tour “SPC Acústico 2 - O Último Encontro” chega em João Pessoa no dia…

21 de maio de 2024

Caso Padre Zé: Réus não depõe e 1ª audiência de instrução é suspensa

Sem depoimentos dos réus! Esse foi o resultado da primeira audiência de instrução do processo…

21 de maio de 2024

Entregador de delivery tem moto roubada por assaltantes armados em João Pessoa

Um entregador de delivery teve sua moto roubada por assaltantes armados nessa segunda-feira (20) no…

21 de maio de 2024

Veja o trecho da BR-230 que terá na manhã de hoje interdição parcial

A BR-230 no Km 19, nas imediações do Castelo Branco, no sentido João Pessoa-Cabedelo sofrerá…

21 de maio de 2024

Júri popular absolve acusado de assassinar de lutador de MMA na cidade de Cabedelo

O júri popular absolveu ontem (20), na cidade de Cabedelo, Igor Matheus Feitosa Lopes, um…

21 de maio de 2024

Adolescente é encontrado morto no Alto do Mateus com bilhete ao lado do corpo: “X9”

Nessa segunda-feira (20), um adolescente de 17 anos foi encontrado morto no bairro Alto do…

21 de maio de 2024