Categorias: Paraíba

Juíza nega pedido do PT contra RC

PUBLICIDADE

 A juíza Niliane Meira Lima, auxiliar da propaganda eleitoral no Tribunal Regional Eleitoral, rejeitou o pedido de liminar na representação apresentada pelo Partido dos Trabalhadores contra o governador Ricardo Coutinho (PSB) e o vice, Rômulo Gouveia. Ambos eram acusados de propaganda antecipada durante a festa de aniversário do vice-governador, realizada no Spazzio, em Campina Grande, no dia 23 de março. A liminar solicitada pelo PT serviria para retirar do ar várias notícias veiculadas em sites da internet sobre o evento.

A representação do PT alega que Rômulo, sob o pretexto de comemorar seu aniversário, junto com Ricardo Coutinho, teriam usado a festa para promover suas pré-candidaturas ao Senado e Governo, respectivamente e que o convite o evento teria marcado o início da propaganda extemporânea, já que fora amplamente divulgado pela imprensa local e disponibilizado na rede mundial de computadores, através da rede social Facebook, canal utilizado para convidar todos os paraibanos para participar do aniversário. O próprio vice-governador teria divulgado em seu site e fanpage do facebook convite amplo e genérico, o que teria caracterizado a pretensão de realizar ato de campanha eleitoral. O PT ainda reclama que quase todos os blogs e portais de notícias do Estado divulgaram o convite com antecedência e cobriram o evento e acrescenta que isso seria suficiente para alcançar todo o eleitorado paraibano “com a nítida intenção de influenciar a vontade do eleitor”.

A magistrada, contudo, salientou que o PT não apresentou nos autos a mídia supostamente relacionada com a divulgação do evento em tempo real, conforme alega ter ocorrido. Ela ainda cita que a representação somente foi ajuizada contra os supostos beneficiários da propaganda irregular, motivo pelo qual não se poderia imputar a eles a prática de propaganda irregular em razão de atos que vão além de suas próprias condutas ou de suas próprias declarações.

Como a representação por propaganda deve vir instruída com a prova de sua prática, a análise do pleito, restringiu-se ao exame das notícias trazidas por cópia de imagens no processo.

Niliane explicou, em sua decisão monocrática, que o convite para a festa de aniversário de Rômulo, nas redes sociais, não constitui irregularidade e apesar de admitir que algumas notícias poderiam ser entendidas como propaganda antecipada, os acusados deveriam ser os responsáveis pelos sites e não o governador ou seu vice. Por isso, ela rejeitou o pedido de liminar na representação do PT da Paraíba.

 

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

No dia da abertura d’O Maior São João do Mundo, Bruno dá nota dez ao diálogo e colaboração do governo estadual: “Está fluindo”

O prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima, que faz oposição ao governo estadual, surpreendeu…

29 de maio de 2024

Enquanto Cartaxo nutre esperança de atrair o apoio do PV e PCdoB, Jackson sentencia sobre candidatura do PT: “Equívoco”

A corrida para a Prefeitura de João Pessoa tem sido marcada por divergências dentro do…

29 de maio de 2024

CABO DE GUERRA: vacância de cadeira da CMJP após morte de professor Gabriel põe Raissa e Vitor Hugo em rota de colisão

A morte do Professor Gabriel (PSB) desencadeou uma acirrada disputa pela vaga deixada na Câmara…

29 de maio de 2024

Inmet emite novo alerta amarelo de chuvas intensas para JP e outros 65 municípios da Paraíba

Na manhã desta quarta-feira (29), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta…

29 de maio de 2024

Prefeitura de Bayeux terá que indenizar médica inocentada pelo CRM

Em audiência realizada na manhã desta quarta-feira (29), no 1º Juizado Especial da Fazenda Pública…

29 de maio de 2024

Opinião – A mega onda começa a agigantar-se: os parlamentares já se deram conta!

As eleições municipais estão às portas (Domingo, 06 de outubro). Os parlamentares (deputados e senadores),…

29 de maio de 2024