Categorias: Paraíba

João Azevêdo entrega reforma do Teatro Santa Catarina neste sábado

PUBLICIDADE

A cidade de Cabedelo – na região metropolitana de João Pessoa – terá de volta um dos principais símbolos de sua cena cultural: o teatro Santa Catarina. O governador João Azevêdo entrega neste sábado (19), às 19h, a reforma do prédio, na qual foram investidos aproximadamente R$ 5 milhões, sendo esta a primeira grande intervenção, desde a sua fundação, em 1987. Na reabertura da casa de espetáculos, haverá encenação do espetáculo ‘Alegria de náufragos’, do grupo Ser Tão Teatro, no sábado e domingo (20). A entrada é gratuita.

Durante a solenidade de entrega da reforma do teatro, será prestada uma homenagem ao grupo Teatro Experimental de Cabedelo (Teca), criado no final da década de 1970 e principal responsável pela reinvindicação da construção do teatro em Cabedelo (que foi construído na década de 1980). Na época, a companhia era formada por mais de 30 pessoas, e dirigida pelo teatrólogo e folclorista brasileiro Altimar Pimentel, falecido em 2008.

Para Nézia Gomes, presidenta da Funesc (responsável pelo gerenciamento das atividades do teatro Santa Catarina), a entrega dessa reforma é demonstração de que o Governo do Estado da Paraíba tem um compromisso para com a história e para com a cultura. Além disso, conforme Nézia, essa reforma faz com que a cidade de Cabedelo conte com mais uma ferramenta para a prática artística e, consequentemente, para a formação de espectadores.

A reforma do teatro Santa Catarina recebeu um investimento de mais de R$ 4,9 milhões do tesouro estadual e passou por sua primeira grande intervenção desde a sua fundação, em 1987. O local ganhou mais acessibilidade, conforto e teve sua estrutura inicial parcialmente mantida. É mais um equipamento cultural que volta ao circuito produtivo do Estado.

Os ambientes contemplados com a reforma são: hall de entrada, bilheteria, circulação horizontal e vertical com inserção de plataforma elevatória para atender a acessibilidade, plateia que passa a ter a capacidade para 161 pessoas, banheiros, palco, cabine de som e iluminação, sala de apoio, diretoria, camarote e área técnica. Além disso, foram construídos banheiros acessíveis masculino e feminino e camarins masculino e feminino com banheiros acessíveis. Na parte anexa ao teatro, foram construídos um refeitório e uma cozinha/cantina.

Os principais serviços em execução foram: demolições, alvenaria, estrutura, revestimento de fachada, cerâmico e acústico, mudança de pisos e pintura interna e externa, substituição na estrutura de coberta, instalações hidrossanitárias, drenagem de águas pluviais, instalações elétricas, louças e metais e inserção da instalação de combate a incêndio, subestação, gerador, urdimento, sonorização, tratamento acústico, portas acústicas, mobiliário de assento para o público, tratamento de jardim e empraçamento.

Serviço
Teatro Santa Catarina
Avenida Pastor José Alves de Oliveira
Camalaú, Cabedelo – PB
Espetáculo ‘Alegria de náufragos’, do grupo Ser Tão Teatro
Sábado, 19 de outubro, às 18h30
Domingo, 20 de outubro, às 19h

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Paraíba tem 36 praias ou trechos impróprios para o banho neste final de semana; CONFIRA

A Superintendência de Administração do Meio Ambiente (SUDEMA) divulgou o relatório de balneabilidade válido até…

27 de abril de 2024

Dinho descarta tese de dois Ribeiros na majoritária e endossa nome de João para 2026: “É o meu senador”

O presidente da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), Dinho Dowley, em entrevista nesta sexta-feira…

27 de abril de 2024

Governador João Azevêdo sanciona lei que assegura passe livre aos estudantes da Paraíba no dia do Enem

Neste sábado (27), o Diário Oficial trouxe a sanção do governador João Azevêdo a uma…

27 de abril de 2024

ATENÇÃO: uso de patinetes e outros equipamentos elétricos na orla da Capital está proibido

A partir desta sexta-feira (26), está proibido o uso de patinetes e outros equipamentos elétricos…

27 de abril de 2024

Mulher é resgatada de cárcere privado e suspeito é preso, em Campina Grande

Uma mulher foi resgatada de uma situação de cárcere privado após enviar um bilhete pedindo…

27 de abril de 2024

Equipe do Grupo Molejo é assaltada no mesmo dia da morte de Anderson Leonardo

A equipe do grupo Molejo foi alvo de um assalto nesta sexta-feira (26), mesmo dia…

27 de abril de 2024