Categorias: Paraíba

IPC adota protocolo para atender candidatos do Enem durante pandemia

PUBLICIDADE

O Instituto de Polícia Científica da Paraíba (IPC/PB) adotou um protocolo para atender os estudantes que vão participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), mas não possuem a Carteira de Identidade. O número do Registro Geral (RG), que está impresso no documento, é obrigatório para concluir a inscrição nas provas.

Por conta da pandemia causada pelo Covid-19, o setor de emissão de Carteiras de Identidade nas Casas da Cidadania e órgãos municipais de diversas regiões do Estado foi fechado temporariamente, a exemplo dos demais órgãos estaduais, cujos servidores passaram a trabalhar home office, como forma de prevenir a disseminação do novo coronavírus.

Conforme o diretor geral do IPC/PB, Marcelo Burity, para atender as pessoas que vão fazer a inscrição no Enem, o Instituto disponibilizou um e-mail: geicc@ssp.pb.gov.br. Por meio dele, os estudantes solicitam a Carteira de Identidade e recebem um protocolo com número do Registro Geral (RG) e a data de expedição da sua Carteira de Identidade. Com esses dados, será possível realizar a inscrição no Enem, mesmo sem estar de posse da carteira de Identidade.

O documento somente será entregue após o retorno do funcionamento normal dos órgãos públicos, oportunidade em que os estudantes terão que procurar as Casas da Cidadania para concluir o atendimento, pagar as taxas necessárias e receber a cédula do RG.

A inscrição no Enem entra para a lista de situações emergenciais que serão atendidas pelo IPC/PB, mesmo durante o período de quarentena, decretado pelo Governo do Estado. Além dos candidatos ao Exame, serão emitidas as carteiras de identidade em casos que envolvam extrema urgência de pessoas que não possam esperar pelo retorno da normalidade dos trabalhos. Nesse caso, cidadãos podem enviar pelo e-mail os documentos comprovando a extrema necessidade da emissão da carteira de identidade. Os dados serão analisados e atendidos, desde que comprovem a urgência. Incluem-se nessas situações, aquelas que envolvam, por exemplo, as questões de saúde, previdenciárias e decisões judiciais.

PUBLICIDADE

Últimas notícias

OPINIÃO: Mais uma vez, o discurso necessário de Adriano

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino, mais uma vez aproveita uma solenidade…

3 de maio de 2024

Secretário de Educação da PB evita falar em crise e diz que cabe ao Republicanos resolver com governador impasse na pasta

Crise estancada. O secretário da Educação do Governo da Paraíba, Roberto Souza, em entrevista nesta…

3 de maio de 2024

Projeto do ‘Combustível do Futuro’ relatado por Veneziano é apontado como opção consolidada para descarbonização

A aprovação do PL do Combustível do Futuro consolida o biodiesel como um dos principais…

3 de maio de 2024

Bruno diz que reforma administrativa vai continuar e cobra compromisso de auxiliares: “Governar com quem quer ajudar”

O prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima (União Brasil), afirmou que novos nomes deverão…

3 de maio de 2024

Receita de JP já concedeu mais 450 isenções tributárias a empresários que desejam investir no Centro

A Secretaria da Receita (Serem) da Prefeitura de João Pessoa já concedeu mais de 450…

3 de maio de 2024

Você sabia? unidades de saúde da PB devem comunicar indícios de maus-tratos e violência contra idosos

Unidades de saúde em todo o estado devem comunicar aos órgãos sobre indícios de violência…

3 de maio de 2024