Categorias: Paraíba

Inaugurado núcleo de coleta seletiva em JP

PUBLICIDADE

Prefeitura inaugura Núcleo de Coleta Seletiva em Mangabeira

 

João Pessoa ganhará nesta quinta-feira (28) mais um núcleo de coleta seletiva para acondicionamento e separação de resíduos sólidos recicláveis. A inauguração do equipamento público será feita pelo prefeito da capital, Luciano Agra, às 9h. O Núcleo de Coleta Seletiva Acordo Verde fica localizado à Rua Heronides Adonias Dantas S/N, em Mangabeira IV. Durante a solenidade haverá apresentação do Baticumlata e do Coral da Emlur, grupos do projeto Catadores de Arte.

Essa ampliação da coleta seletiva no município faz parte de um convênio firmado entre a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), e o Governo Federal, através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), para a construção de galpões de triagem e aquisição de equipamentos para acondicionamento, coleta e separação dos resíduos recicláveis.

A coleta seletiva é uma das alternativas para prática correta de descarte do lixo e consiste na separação de materiais (papéis, metais, plásticos, vidros) que podem ser reciclados do lixo orgânico (biodegradável). Atualmente, a cidade conta com quatro núcleos de coleta seletiva (Cabo Branco, Bessa, 13 de Maio e Jardim Cidade Universitária) e a central de triagem do Aterro Sanitário Metropolitano, que atendem 19 bairros da Capital, o equivalente a um percentual de 30%, atingindo aproximadamente 314 mil habitantes.

A prefeitura tem desenvolvido várias ações para melhorar a coleta seletiva, entre elas, a reestruturação dos quatro núcleos de coleta seletiva e a central de triagem existentes, campanhas na mídia incentivando a população a fazer a separação dos resíduos gerados dentro de casa e a implantação do Projeto Acordo Verde, que faz o recolhimento de resíduo reciclável porta a porta na Zona Sul da cidade.

Com essas medidas, a produção de material reciclável aumentou de 14 toneladas/dia, em torno de 420 toneladas/mês, para 18 toneladas/dia, ou seja, 540 toneladas/mês. Atualmente, João Pessoa recolhe, por meio do programa de coleta seletiva, 3% dos resíduos passíveis de reciclagem.

Com a instalação de mais um núcleo de coleta seletiva, a Emlur vai cobrir toda a área de Mangabeira. O novo galpão de triagem iniciará as atividades com 30 agentes ambientais (ex-catadores informais) que vão receber dois kits de fardamento por ano, com bermudas, camisas, bonés, luvas, tênis, meias e óculos, além de capacitação para a execução das ações sócio-educativas promovidas pelo Governo Municipal.

Os agentes ambientais terão à sua disposição duas prensas verticais, uma balança eletrônica, 15 carrinhos e um elevador de carga, equipamentos que ajudam na triagem do material. A administração do núcleo será feita pela Associação dos Agentes Ambientais com fiscalização e apoio logístico da Emlur, conforme convênio firmado entre as partes.

Acordo Verde – Na coleta seletiva de Mangabeira, a Emlur utilizará a mesma metodologia do ‘Acordo Verde’ usada no Jardim Cidade Universitária, ou seja, os moradores da região vão se comprometer a fazer a separação dos resíduos dentro de casa e entregar o material já selecionado ao agente ambiental em dias pré-determinados. Entre os benefícios alcançados com a implantação do Projeto Acordo Verde estão a preservação ambiental, aumento de vida útil do aterro sanitário, consciência ambiental, além da inclusão social dos agentes ambientais, que passam a ter uma renda mensal e sua cidadania resgatada.

Mais galpões de triagem – Conforme informações do superintendente da Emlur, Deusdete Queiroga Filho, outro núcleo de coleta seletiva será construído no bairro do Valentina Figueiredo. Deusdete Queiroga informou ainda que devido ao compromisso da prefeitura com os objetivos do PAC e a agilidade na implantação do galpão, o Ministério das Cidades aprovou a construção de mais dois galpões de triagem. “A nossa meta é cobrir toda a cidade com a coleta seletiva”, disse o titular da pasta.

 

 

Secom PMJP

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Ana Cláudia representa Veneziano e ressalta união de esforços que permitiu requalificação do Parque Evaldo Cruz em Campina Grande

O Vice-Presidente do Senado Federal, Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), foi representado nesta segunda-feira…

27 de maio de 2024

Apesar de endossar nome de Romero para PMCG, aliada de Galdino não vê tempo para esperar e aponta Jhony como opção

Aliada do deputado estadual Adriano Galdino (Republicanos) em Campina Grande, a vereadora Valéria Aragão (Republicanos),…

27 de maio de 2024

Para atrair legado, esposa de Ricardo Coutinho pode ser indicada para vice de Cartaxo na disputa pela Prefeitura de JP

O deputado estadual Luciano Cartaxo (PT) admitiu, durante entrevista nesta segunda-feira (27) a possibilidade de…

27 de maio de 2024

Cartaxo prega unidade diz que vai buscar apoio de Cida Ramos para PMJP: “Superar divergências”

O deputado estadual Luciano Cartaxo (PT) confirmou, em entrevista nesta segunda-feira (27), que buscará o…

27 de maio de 2024

“Se não cumpre atribuições não tem como fazer festas”, diz presidente do TCE sobre gastos de prefeituras com festejos juninos

Presidente do Tribunal de Contas da Paraíba (TCE), Nominando Diniz garantiu que o Tribunal não…

27 de maio de 2024

Opinião – Governador Tarcísio de Freitas: A bola da Vez!

Esse jovem político, governador do estado de São Paulo (49 anos), é uma amostra viva…

27 de maio de 2024