Categorias: Paraíba

Hemocentro de João Pessoa realiza campanha de doação de sangue para o Carnaval

PUBLICIDADE

O Hemocentro de João Pessoa abre oficialmente, nesta quarta-feira (19), a Campanha de Doação de Sangue para o período de Carnaval. Com o tema “ Antes de Sair Para a Folia, Doe Sangue, Compartilhe Alegria” , a mobilização se estenderá até o dia 28. Durante esse período, o Hemocentro pretende aumentar em cerca de 30% o número de doações de sangue. A cada dia, uma média de 150 pessoas doa sangue no local.

A abertura oficial da campanha está marcada para as 9h30, em frente ao prédio do Hemocentro. No local haverá a apresentação da Orquestra “Balanço do Frevo” e coreografia das alunas da Escola Agostinho Fonseca, no bairro do Cristo, em João Pessoa, uma das parceiras do Hemocentro. Também acontecerão palestras com apresentações de vídeos educativos sobre a importância do ato de doar sangue, ginástica laboral e distribuição de brindes (camisetas) para os cem primeiros doadores.

Balanço – De acordo com a chefe do Núcleo de Ações Estratégicas do Hemocentro, Divani Cabral, a cada ano a campanha vem registrando aumento no número de doadores de sangue. Em 2010, foram 1.611 doações; em 2011, foram 1778; e em 2012 o hemocentro recebeu 1.910 doações, enquanto no ano passado esse número subiu para 2.190. “O nosso objetivo esse ano é conseguirmos um aumento de no mínimo 30% em relação ao ano passado”, afirmou Divane Cabral.

Coletas externas – A diretora geral do Hemocentro, Sandra Sobreira, lembrou que as coletas externas continuam sendo realizadas durante este mês e é mais uma ação para manter o estoque de sangue e com isso atender a demanda. Nesta terça-feira (18), a coleta acontece na Central de Aulas da UFPB; nesta quarta-feira (19), será a vez da faculdade FPB, na Rua Monsenhor Walfredo Leal, no bairro de Tambiá, em João Pessoa, receber a unidade móvel do Hemocentro. No dia 20, a coleta será realizada no Detran, em Mangabeira; e nos dias 22, 26 e 27, respectivamente, as coletas serão realizadas mais uma vez na Lagoa.

A diretora geral do Hemocentro, Sandra Sobreira, faz um apelo para que as pessoas compareçam aos locais aonde acontecerão as coletas externas e façam a sua doação, pois o Hemocentro precisa manter o seu estoque de sangue regular para atender a demanda. “Em datas comemorativas do ano, sempre fazemos campanha para sensibilizar as pessoas sobre a importância do ato de doar sangue. É um gesto humano, solidário e que ajuda a salvar vidas”, destacou.

A Rede Hemocentro da Paraíba é responsável por atender 40 hospitais, cobrindo 100% dos leitos do Sistema Único de Saúde e mais os leitos de planos de saúde cadastrados. Para tanto é composta por uma rede de dez hemonúcleos distribuídos nos municípios de Guarabira, Picuí, Monteiro, Princesa Isabel, Patos, Piancó, Itaporanga, Cajazeiras, Sousa e Catolé do Rocha, além de um regional em Campina Grande.

Condições para ser doador de sangue
– Ter idade entre 16 e 69 anos (se for menor de 18 anos é necessário autorização do responsável legal);
– Pesar acima de 50 quilos;
– Ter dormido normalmente nas últimas 24 horas;
– Estar alimentado, dando intervalo de duas horas após o almoço;
– Evitar alimentos gordurosos na véspera e no dia da doação;
– Não ter tido hepatite após os 11 anos de idade;
– Não estar gripado, resfriado, com febre ou diarreia;
– Não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas;
– Não ter comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis;
– Não estar grávida ou em período de amamentação. A menstruação e o uso de pílulas anticoncepcionais não impedem a doação;
– Respeitar o intervalo entre as doações que devem ser de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres.

As pessoas interessadas em doar sangue e precisarem tirar qualquer dúvida, como também marcar uma coleta externa, podem ligar para o telefone (83) 3218-7698.

 

 

Secom

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Homem que deu calote em motel de Cabedelo é preso na casa dos pais, em João Pessoa

Na tarde desta segunda-feira (6), a Polícia Militar prendeu um homem suspeito de dar calote…

6 de maio de 2024

Lucas Ribeiro evita analisar estratégia do PSB em Santa Rita, mas já admite ruptura com PP na cidade

Durante entrevista nesta segunda-feira (06), o vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro (Progressistas), sinalizou que seu…

6 de maio de 2024

CDL de Campina Grande se torna ponto de arrecadação para donativos à população atingida pelas chuvas no RS

A CDL Campina Grande e a Azul Linhas Aéreas estão mobilizadas para prestar apoio às…

6 de maio de 2024

Empreender PB assina mais de R$ 1,3 milhão em contratos durante abertura do Ciclo do Orçamento Democrático Estadual 2024

O Programa Empreender Paraíba, em conjunto com toda equipe do governo estadual, participou da abertura…

6 de maio de 2024

Hervázio revela “conspiração” para derrubar Adriano Galdino da presidência da ALPB após ação do PSDB

O deputado estadual Hervázio Bezerra (PSB) revelou em entrevista ao programa Arapuan Verdade nesta segunda-feira…

6 de maio de 2024

PRF na Paraíba apreende 4,5 kg de maconha e haxixe durante abordagem na BR-230, em Santa Rita

Durante uma blitz realizada na tarde desta segunda-feira (6) na BR-230, em Santa Rita, policiais…

6 de maio de 2024