A Paraíba o tempo todo  |

Hemocentro comemora Dia Nacional Do Doador de Sangue nesta quarta

 

O Hemocentro da Paraíba realiza uma programação especial nesta quarta-feira (25) em comemoração ao Dia Nacional do Doador de Sangue, com a finalidade de lembrar a importância do ato da doação e agradecer às pessoas que salvaram vidas por meio da solidariedade.

 

A programação comemorativa aos doadores contará com dinâmicas, ginástica laboral, lanche especial, homenagem e sorteio de brindes. “Essa é mais uma forma que a gente encontrou para homenagear e agradecer a essas pessoas que têm uma missão de suma importância que é a de salvar vidas”, destacou a diretora geral do Hemocentro, Sandra Sobreira.

 

Ainda dentro da programação, o Hemocentro estará com a sua unidade de coleta externa disponível na Praça Ponto Cem Reis, das 8h às 17h, com divulgações e panfletagem, como explica a chefe de ações estratégicas, Divane Cabral: “Nossa intenção é divulgar a importância do ato de doar sangue para o aumento no nosso estoque e, principalmente, homenagear e agradecer aos doadores por este gesto de salvar vidas”.

 

A Rede Hemocentro da Paraíba é responsável por atender 40 hospitais, cobrindo 100% dos leitos do Sistema Único de Saúde e mais os leitos de planos de saúde cadastrados. É composta por uma rede de dez hemonúcleos distribuídos nos municípios de Guarabira, Picuí, Monteiro, Princesa Isabel, Patos, Piancó, Itaporanga, Cajazeiras, Sousa e Catolé do Rocha, além de um regional em Campina Grande.

 

As pessoas interessadas em doar sangue e precisarem tirar qualquer dúvida ou marcar uma coleta externa podem ligar para o telefone (083) 3218-7698.

 

 

Condições para ser doador de sangue

 

– Ter idade entre 16 e 67 anos, 11 meses e 29 dias (se for menor de 18 anos é necessário autorização do responsável legal).

 

– Pesar acima de 50 quilos.

 

– Ter dormido normalmente nas últimas 24 horas.

 

– Estar alimentado, dando intervalo de duas horas após o almoço.

 

– Evitar alimentos gordurosos na véspera e no dia da doação.

 

– Não ter tido hepatite após os 11 anos de idade.

 

– Não estar gripado, resfriado, com febre ou diarréia.

 

– Não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas.

 

– Não ter comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis.

 

– Não estar grávida ou em período de amamentação. A menstruação e o uso de pílulas anticoncepcionais não impedem a doação.

 

PB Agora

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe