Categorias: Paraíba

Governo reforça segurança e terá delegacia móvel na XIV Parada LGBT

PUBLICIDADE

 O Governo do Estado vai reforçar a segurança da XIV Parada do Orgulho LGBT de João Pessoa com 150 policiais militares, além de disponibilizar o atendimento dos serviços da unidade móvel da Delegacia Especializada de Crimes Homofóbicos, Espaço LGBT e Ambulatório para Travestis e Transexuais, neste sábado (25), às 16h. A concentração será no Sesc Cabo Branco, de onde a parada sai em direção ao Busto de Tamandaré, em Tambaú. A expectativa da organização é levar cerca de 30 mil pessoas à rua.

 

Entre as principais atrações desse ano estão Paula Bencini, Jaina Elne, Banda Brasis, DJ John Kennedy, DJ Kylt e DJ Mermaid. O evento é organizado pelo Movimento Espírito Lilás (MEL), Grupo de Mulheres Lésbicas e Bissexuais Maria Quitéria (GMMQ), Movimento de Bissexuais (MOVBI) Associação de Travestis e Transexuais da Paraíba (ASTRAPA) e tem apoio da Secretarias da Mulher e Diversidade Humana, Saúde e Segurança Pública.

 

A Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana disponibilizará uma tenda do Centro de Referência – Espaço LGBT, onde profissionais distribuirão preservativos e panfletos orientando sobre a importância da prevenção contra as DSTs, além de divulgar informações sobre o enfrentamento da homofobia e como procurar ajuda.

 

A secretária da Mulher e da Diversidade Humana, Gilberta Soares, disse que o Governo vem investindo nas políticas públicas essenciais, como o Ambulatório de Atendimento de Travestis e Transexuais, o Espaço LGBT e a realização de campanhas.

 

Já o delegado Marcelo Falcone, da Delegacia Especializada de Crimes Homofóbicos, disse que a unidade móvel fará reforço no atendimento. “Vamos receber as denúncias, dar apoio e encaminhar casos para delegacia. A Parada LGBT é um momento para chamar a sociedade para causa da LGBT, na luta contra homofobia” , disse

 

Para Renan Palmeira, presidente do Movimento do Espírito Lilás (MEL) e um dos organizadores do evento, o principal objetivo da ação é fazer um alerta à sociedade em relação ao respeito às diferenças. “Queremos levar mensagens de respeito, tolerância e cidadania à população”, disse.

 

“Estamos chamando a população para somar forças contra o discurso de ódio que produziu, só no ano passado, mais de 300 assassinatos da população LGBT no Brasil”, afirmou Renan. De acordo com o Relatório Anual de Assassinatos de Homossexuais no Brasil relativos a 2014, produzido pelo Grupo Gay da Bahia (GGB), foram documentados 326 mortes de gays, bissexuais, travestis e lésbicas no Brasil, incluindo 9 suicídios. Um assassinato a cada 27 horas, num aumento de 4,1% em relação ao ano anterior (313). “Esse número deve ser bem maior uma vez que nem todos os casos de assassinatos desse grupo social são notificados”, disse Renan.

 

Secom-PB

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Ana Cláudia representa Veneziano e ressalta união de esforços que permitiu requalificação do Parque Evaldo Cruz em Campina Grande

O Vice-Presidente do Senado Federal, Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), foi representado nesta segunda-feira…

27 de maio de 2024

Apesar de endossar nome de Romero para PMCG, aliada de Galdino não vê tempo para esperar e aponta Jhony como opção

Aliada do deputado estadual Adriano Galdino (Republicanos) em Campina Grande, a vereadora Valéria Aragão (Republicanos),…

27 de maio de 2024

Para atrair legado, esposa de Ricardo Coutinho pode ser indicada para vice de Cartaxo na disputa pela Prefeitura de JP

O deputado estadual Luciano Cartaxo (PT) admitiu, durante entrevista nesta segunda-feira (27) a possibilidade de…

27 de maio de 2024

Cartaxo prega unidade diz que vai buscar apoio de Cida Ramos para PMJP: “Superar divergências”

O deputado estadual Luciano Cartaxo (PT) confirmou, em entrevista nesta segunda-feira (27), que buscará o…

27 de maio de 2024

“Se não cumpre atribuições não tem como fazer festas”, diz presidente do TCE sobre gastos de prefeituras com festejos juninos

Presidente do Tribunal de Contas da Paraíba (TCE), Nominando Diniz garantiu que o Tribunal não…

27 de maio de 2024

Opinião – Governador Tarcísio de Freitas: A bola da Vez!

Esse jovem político, governador do estado de São Paulo (49 anos), é uma amostra viva…

27 de maio de 2024