Categorias: Paraíba

Governo investe R$ 5 milhões na modernização do sistema de abastecimento de Campina

PUBLICIDADE

 

O presidente da Cagepa, Deusdete Queiroga, visitou o andamento dos serviços de instalação de equipamentos no Centro de Controle Operacional (CCO), que fica localizado na sede da Gerência Regional da Companhia, no bairro do Catolé, em Campina Grande. Segundo ele, o sistema integrado de abastecimento de água de Campina e de mais nove cidades do Compartimento da Borborema será automatizado até o final deste ano.

 

O Governo do Estado, por meio da Cagepa, está investindo aproximadamente R$ 5 milhões na automação do sistema integrado de Campina Grande e região. De acordo com Deusdete, após a conclusão dos serviços, diversas decisões sobre a operação do abastecimento de água serão tomadas, remotamente, a partir do CCO.

 

“Com o sistema todo automatizado, poderemos, por exemplo, acionar ou desligar um conjunto motor bomba da estação elevatória de água bruta, localizada em Boqueirão, diretamente do nosso Centro de Controle Operacional. Além disso, passaremos a ter acesso a diversos parâmetros das condições de funcionamento dos nossos equipamentos, como temperatura, pressão e vibração”, enfatizou o presidente da Cagepa. “Esses dados vão nos permitir implementar um plano mais eficiente de manutenção preditiva, preventiva e corretiva”, completou.

 

Para o diretor de Operação e Manutenção da Cagepa, engenheiro José Mota Victor, a automação do sistema integrado de Campina Grande possibilitará também outros benefícios. “Os dados de produção e consumo de água para todo o sistema serão conhecidos em tempo real. Isso será fundamental para a implantação de um plano de controle de perdas”, disse. “Além disso, os níveis dos reservatórios também serão conhecidos instantaneamente, de modo a evitar extravasamentos ou desabastecimentos provocados por níveis baixos”, destacou José Mota.

 

O subgerente de Controle Operacional da Cagepa em Campina Grande, engenheiro Ronaldo Meneses, explicou que com o sistema automatizado os técnicos da Companhia passarão a dispor de dados mais precisos quando precisarem tomar alguma decisão sobre gerenciamento dos processos operacionais.

 

Além de Campina Grande, a automação do sistema integrado de abastecimento de água beneficiará as cidades de Pocinhos, Alagoa Nova, Queimadas, Caturité, Barra de Santana, Alagoa Nova, Lagoa Seca, São Sebastião de Lagoa de Roça e Matinhas, e os distritos de São José da Mata, Galante, Catolé de Boa Vista, Jenipapo, Floriano e Curralinho.



Secom

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Nada de pendurar chuteiras: enquete aponta que João Azevêdo deve disputar Senado em 2026 e continuar trabalho pela PB

Manter-se no cargo de governador até o final do mandato ou abdicar da função em…

13 de maio de 2024

Pesquisa PB Agora/Datavox aponta que 75,5% da população de Ingá aprova a gestão do presidente Lula

Pesquisa PB Agora/Datavox para Ingá aponta que 75,5% da população do município aprova a gestão…

13 de maio de 2024

Oposição aciona MP para tentar reverter convite a secretário de educação; Galdino minimiza: “Cabe a nós aguardar”

A oposição na Assembleia Legislativa da Paraíba deu um passo decisivo ao entrar com uma…

13 de maio de 2024

Pesquisa PB Agora/Datavox revela que 65,7% da população de Ingá aprova a gestão do governador João Azevêdo

Pesquisa PB Agora/Datavox para Ingá aponta que 65,7% da população do município aprova a gestão…

13 de maio de 2024

Presidente do PT da Paraíba promete acionar a justiça após críticas de Luiz Couto

O presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) da Paraíba, Jackson Macêdo, anunciou que tomará medidas…

13 de maio de 2024

Divulgado resultado de seleção de trabalhadores temporários para o Maior São João do Mundo

A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente…

13 de maio de 2024