Categorias: Paraíba

Governo investe na cultura do algodão e beneficia agricultores do Sertão

PUBLICIDADE

O Governo do Estado, por meio da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão e Regularização Fundiária (Empaer), tem estimulado a produção de algodão entre os agricultores familiares do município de Sousa, no Sertão paraibano. Atualmente, são 36 agricultores contemplados pelo Projeto Algodão Ouro Branco que, pelo segundo ano consecutivo, encontraram uma nova fonte de ocupação e geração de renda, além da venda garantida. O algodão é da variedade DP 435, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Um dos beneficiados com o Projeto Algodão Ouro Branco é o agricultor Francisco Braga Guimarães. Ele se mostra satisfeito com os resultados obtidos no projeto. “Estamos todos satisfeitos com o que conseguimos. A tendência é crescer ainda mais, principalmente por conta das chuvas regulares, além do acompanhamento dos técnicos da Empaer”, afirmou.

O agricultor acredita que a colheita seja em torno de 3 mil quilos por hectare, resultado que Francisco Braga Guimarães considera razoável. Como ele, são mais 35 agricultores familiares trabalhando em 196 hectares do Perímetro Irrigado de São Gonçalo e em outras localidades do município de Sousa.

O projeto Algodão Ouro Branco surge como alternativa à queda na produção do coco por conta da falta de chuva nos últimos anos. Para manter uma renda mensal durante todo o ano, muitos agricultores realizam a rotatividade do cultivo de outras lavouras, a exemplo do milho, melancia e feijão.

Com a consolidação do Projeto Algodão Ouro Branco, que começa a ser colhido, outros agricultores do Perímetro de Irrigação de São Gonçalo têm manifestado interesse em aderir à cultura do algodão. Toda a produção é destinada à Indústria Alimentícia Ísis, localizada em Sousa. A indústria comercializa a pluma e o caroço, transformado em torta para suplementação alimentar dos rebanhos, principalmente em períodos de estiagem prolongada.

PB Agora

 


Saiba mais sobre Certificação Digital no Portal Juristas. Adquira seu certificado digital E-CPF ou E-CNPJ com a Juristas Certificação Digital. Entre em contato através do WhatsApp (83) 9 93826000

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

PRF na Paraíba apreende drogas avaliadas em aproximadamente R$ 35 mil

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) na Paraíba realizou, por meio de fiscalizações empregadas nessa segunda-feira…

7 de maio de 2024

MAIS UM CAPÍTULO: Couto anuncia nova reunião do GTE do PT para tentar definir rumos da sigla em João Pessoa

Mais um capítulo na novela que tem se transformado a decisão do PT da Paraíba…

7 de maio de 2024

DIA DAS MÃES: diferença no preço dos celulares chega a 99,63% na Paraíba

O Procon-PB, por meio do Setor de Pesquisa e Estatística, realizou nos dias 29 e…

7 de maio de 2024

Cobrança de estacionamento no Unipê põe em risco participação de atletas em projeto social da Prefeitura de JP

A cobrança de estacionamento no campus do Unipê em João Pessoa, que entrou em vigor…

7 de maio de 2024

Cena Nordeste: estreia do festival movimenta João Pessoa nesta sexta-feira

João Pessoa recebe, a partir desta sexta-feira (10), o primeiro dos nove encontros da edição…

7 de maio de 2024

Prefeito Cícero Lucena mantém vetos e restrições de altura para edificações na orla de João Pessoa

Na segunda-feira (7), o Diário Oficial da Prefeitura de João Pessoa publicou a Lei Complementar…

7 de maio de 2024