Categorias: Paraíba

Governo capacita agricultores para uso da água do São Francisco

PUBLICIDADE

Uma parceria do Governo do Estado com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), por meio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba (Emater-PB), vinculada à Secretaria do Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), vai permitir a implantação de unidades demonstrativas e a realização de cursos de irrigação localizada e manejo de solo e água para técnicos e agricultores familiares, aproveitando a chegada da água do Rio São Francisco, principalmente em áreas onde possivelmente serão aproveitadas para fins agrícolas.

Nessa quinta-feira (18), técnicos das duas instituições se reuniram para discutir ajustes do convênio número 81706/2015, no valor de R$ de 154 mil, que trata da realização do treinamento e da capacitação de técnicos e produtores, preconizando o uso racional de solo e águas no contexto das tecnologias de Plano de Agricultura de Baixo Carbono (ABC).

O encontro, aberto pelo diretor técnico da Emater (GU) Vlaminck Saraiva, que fez um breve relato das ações do Governo do Estado destinadas à empresa de extensão rural, por meio da Gestão Unificada, aconteceu na sede do Mapa, localizada na estrada de Cabedelo e contou com a participação do superintendente do órgão na Paraíba, Lúcio Matos, e demais técnicos da Emater e do Mapa, Jorge Gonçalves, José Silverio, Jamir Macena, Pedro Paulo, Ely Martins, Jeferson Morais e Mychel Ferraz.

Conforme o convênio, os cursos destinados a 40 extensionistas rurais, sendo 20 engenheiros agrônomos e 20 técnicos agrícolas serão divididos em três módulos, cada, e terão uma carga horária de 120 horas/aula entre práticas e teóricas. O início será dia 3 de julho, com encerramento previsto para 11 de agosto.

O coordenador geral de Produção Sustentável do Mapa em Brasília, Mychel Gomes de Sá Ferraz, falou da importância do projeto, destacando as tecnologias disponibilizadas para os agricultores no tocante a economia de água e produção com mais qualidade. “Essa iniciativa vai trazer o fortalecimento dos agricultores, envolvendo elevação da produtividade e diversificação das culturas trabalhadas”. Ele disse também que, “devido a excelente qualificação do quadro técnico da Emater da Paraíba e o apoio do Governo do Estado, as parcerias com o Mapa devem continuar com possibilidade de novos convênios”.

Segundo o professor da UFPB, engenheiro Agrônomo da Emater e especialista em irrigação, Ely Martins, o principal objetivo dos cursos é compartilhar conhecimentos para os técnicos da área de ciências agrárias, a fim de que possam fazer um bom planejamento agronômico, levando em consideração algumas varáveis como a disponibilidade de recursos hídricos e de solos, bem como de toda parte climatológica para incentivar a prática de irrigação junto aos pequenos e médios produtores rurais.

Conforme Ely Martins, um dos instrutores dos cursos, a Emater da Paraíba foi a primeira empresa de extensão rural da Região Nordeste a se preocupar em preparar seus técnicos com vistas à chegada da água do Rio São Francisco. “Num futuro próximo deverão surgir grandes demandas e é por isso que o Governo do Estado está preparando extensionistas e agricultores”, disse.

Ele informou que as primeiras unidades demonstrativas de irrigação localizada plantadas com frutas tropicais como manga espada, caju e pinha vão ser instaladas nas regiões administrativas de Areia, Itabaiana, Picuí, Cajazeiras e Patos, todas integrantes do Projeto Ecoprodutivo. As demais regiões beneficiárias, como Itaporanga, Guarabira, Solânea, Serra Branca e Sousa, devem passar por um processo de seleção de município.

 

Secom

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Polícia Civil da PB investiga possível suspeita de falsidade ideológica em locação de imóvel por parte da prefeita de Bayeux

Após denúncia e pedido do Ministério Público da Paraíba (MPPB), a Polícia Civil abriu um…

17 de junho de 2024

Fantástico aponta que dono da ‘Up Garden’ será indiciado por lesão corporal e homicídio culposo

O dono da casa de eventos 'Up Garden', no Altiplano Cabo Branco será indiciado por…

17 de junho de 2024

Corpo encontrado na região de Cajazeiras pode ser de empresário desaparecido

Nesse domingo (16), um corpo em avançado estado de decomposição foi encontrado na cidade de…

17 de junho de 2024

Sine-JP disponibiliza 488 vagas de emprego a partir desta segunda-feira

A semana inicia com oportunidades para quem almeja ingressar ou se reposicionar no mercado de…

17 de junho de 2024

Paraibana Juliette defende nova música e rebate críticas: “Não inventei o duplo sentido”

A paraibana Juliette, vencedora do BBB e agora cantora, utilizou suas redes sociais no sábado…

17 de junho de 2024

Polícias Civil e PRF prendem suspeitos de roubar carro em João Pessoa em menos de 30 minutos

Em uma ação conjunta e rápida, a Polícia Civil e a Polícia Rodoviária Federal (PRF)…

17 de junho de 2024