Categorias: Paraíba

Governo cadastra e vacina rebanho contra febre aftosa

O Governo do Estado vai iniciar, nesta terça-feira, dia 25, o cadastramento do rebanho pela área de Campina Grande. Ao mesmo tempo, agiliza os preparativos finais para a primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa, a ser lançada no dia 1º.A campanha será realizada durante todo o mês de abril.

Segundo o gerente executivo da Defesa Agropecuária, Ricardo Leite, já foram recadastrados 78 mil produtores rurais de 138 municípios e a meta é concluir o mais breve possível. Com relação a campanha de vacinação, atendendo determinação do Ministério da Agricultura, a meta é vacinar um milhão de cabeças de bovinos, que inclui, ainda, os bubalinos (búfalos), a fim de ter uma cobertura segura e, assim, evitar foco da doença no Estado. O objetivo é possibilitar a conquista do selo de Zona Livre de Febre Aftosa, com o qual a Paraíba poderá exportar sua produção de carne bovina.

Ricardo Leite explicou que os criadores terão 30 dias para vacinar o rebanho e mais 10 dias para entregar o comprovante nos escritórios da Defesa Agropecuária ou na Emater. O Governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, está fazendo um apelo aos criadores para adquirirem a vacina nas mais de 100 farmácias cadastradas.

A segunda etapa da campanha de combate à febre aftosa acontecerá no mês de outubro, a exemplo dos anos anteriores, mas o Governo do Estado está pleiteando a auditoria do Ministério da Agricultura para o mês de setembro para concessão do certificado de Zona Livre de Febre Aftosa.

O combate à aftosa é uma questão nacional, tendo em vista que o Brasil é o maior produtor e exportador de carne do mundo – tem o maior rebanho comercial, e a doença é considerada uma barreira sanitária para o comércio internacional. Daí a importância de todos os estados realizarem a campanha.
A Paraíba tem um rebanho estimado em 1,3 milhão de cabeças e o último foco de febre aftosa registrado no Estado foi no ano de 2000, na região de Guarabira. Ricardo Leite adverte que o criador deve estar atento para a questão da febre aftosa.

SECOM

 

Últimas notícias

Veneziano participa de evento católico em Campina Grande: “Um dia abençoado”

O Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) participou nesta terça-feira de carnaval (17) do Crescer…

17 de fevereiro de 2026

Fábio Ramalho não descarta ocupar vice de Cícero Lucena e destaca força das oposições

O deputado estadual licenciado Fábio Ramalho voltou a destacar a possibilidade de ocupar vaga vice-governador,…

17 de fevereiro de 2026

Carnaval 2026: Mocidade Alegre é campeã do Grupo Especial de São Paulo

A escola de samba Mocidade Alegre é a grande campeã do Grupo Especial do Carnaval…

17 de fevereiro de 2026

Casal é assassinado a tiros no Litoral Norte da Paraíba

A madrugada desta terça-feira (17) foi marcada pela violência na cidade de Mamanguape, no Litoral…

17 de fevereiro de 2026

Carnaval Tradição é suspenso preventivamente em João Pessoa após parte da arquibancada ceder

A folia no Carnaval Tradição de João Pessoa precisou ser suspensa por precaução na noite…

17 de fevereiro de 2026

Prefeitura de João Pessoa confirma desfiles do Carnaval Tradição para o próximo fim de semana

Após a suspensão preventiva ocorrida na noite desta segunda-feira (16), a Prefeitura de João Pessoa,…

17 de fevereiro de 2026