Por pbagora.com.br

O Governo do Estado vai iniciar, nesta terça-feira, dia 25, o cadastramento do rebanho pela área de Campina Grande. Ao mesmo tempo, agiliza os preparativos finais para a primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa, a ser lançada no dia 1º.A campanha será realizada durante todo o mês de abril.

Segundo o gerente executivo da Defesa Agropecuária, Ricardo Leite, já foram recadastrados 78 mil produtores rurais de 138 municípios e a meta é concluir o mais breve possível. Com relação a campanha de vacinação, atendendo determinação do Ministério da Agricultura, a meta é vacinar um milhão de cabeças de bovinos, que inclui, ainda, os bubalinos (búfalos), a fim de ter uma cobertura segura e, assim, evitar foco da doença no Estado. O objetivo é possibilitar a conquista do selo de Zona Livre de Febre Aftosa, com o qual a Paraíba poderá exportar sua produção de carne bovina.

Ricardo Leite explicou que os criadores terão 30 dias para vacinar o rebanho e mais 10 dias para entregar o comprovante nos escritórios da Defesa Agropecuária ou na Emater. O Governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, está fazendo um apelo aos criadores para adquirirem a vacina nas mais de 100 farmácias cadastradas.

A segunda etapa da campanha de combate à febre aftosa acontecerá no mês de outubro, a exemplo dos anos anteriores, mas o Governo do Estado está pleiteando a auditoria do Ministério da Agricultura para o mês de setembro para concessão do certificado de Zona Livre de Febre Aftosa.

O combate à aftosa é uma questão nacional, tendo em vista que o Brasil é o maior produtor e exportador de carne do mundo – tem o maior rebanho comercial, e a doença é considerada uma barreira sanitária para o comércio internacional. Daí a importância de todos os estados realizarem a campanha.
A Paraíba tem um rebanho estimado em 1,3 milhão de cabeças e o último foco de febre aftosa registrado no Estado foi no ano de 2000, na região de Guarabira. Ricardo Leite adverte que o criador deve estar atento para a questão da febre aftosa.

SECOM

 

Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

Fotos: Câmara de Bayeux é notificada para dar andamento a eleição indireta

Na tarde desta quarta-feira (12), a Câmara Municipal de Bayeux recebeu notificação judicial para que seja dado prosseguimento normal ao processo de eleição indireta já deferido em outra ação. A…

Vai faltar água em cinco localidades de JP nesta quarta, diz Cagepa

Manutenção da Energisa interrompe abastecimento d’água em cinco localidades de João Pessoa A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) vai interromper, a pedido da Energisa, o abastecimento de…