Categorias: Paraíba

Governo: atividades no Dia Nacional de Combate à Hipertensão

PUBLICIDADE

A Secretaria de Estado da Saúde, em parceria com o município de João Pessoa, elaborou uma programação especial para marcar o Dia Nacional de Combate e Prevenção à Hipertensão Arterial que será lembrado na próxima terça-feira (26). As atividades serão realizadas no horário das 8h ao meio dia no Ponto de Cem Réis, no Centro da Capital. De acordo com dados no Núcleo de Doenças e Agravos Não Transmissíveis da SES, ano passado a Paraíba tinha 10.150 hipertensos e este ano 1.255 pessoas estão com problemas de pressão arterial.

De acordo com a programação, nesse horário haverá verificação da pressão arterial, avaliação médica, orientação dos hipertensos com enfermeiros e orientação nutricional para avaliação do Índice de Massa Corporal (IMC) e circunferência abdominal. Ainda com parte das atividades, educadores físicos estarão auxiliando na avaliação nutricional, fazendo alongamentos e distribuindo material educativo.

A hipertensão arterial, também conhecida como ‘pressão alta’, pode ser encarada como uma doença ou como um fator de risco para o desenvolvimento de patologias do coração, pois, na maioria das vezes, não provoca sintomas ou os sintomas são gerais, como dores de cabeça, tonturas, mal-estar, náuseas, calor pelo corpo, sangramento pelo nariz, palpitações e falta de ar. A pressão alta tem como causas a hereditariedade, a obesidade, o sedentarismo, o alcoolismo, o estresse, o consumo de comidas gordurosas, o fumo, o consumo excessivo de sal e alimentos salgados.

A doença não tem cura e está diretamente ligada à mortalidade cardiovascular. A hipertensão arterial é responsável por 80% das mortes por acidente vascular cerebral (AVC) e 25% de infarto. A recomendação é para que as pessoas peçam para verificar a pressão arterial sempre que for fazer uma avaliação médica, pois a grande maioria dos hipertensos é assintomática. Fazer uma caminhada três vezes por semana entre 40 minutos e uma hora para combater o sedentarismo, evitar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas e de comidas salgadas ajuda a prevenir a hipertensão arterial.

A hipertensão, geralmente ocorre após os 30 anos, mas o que tem se verificado nos últimos anos é que a doença tem atingido crianças e jovens e o sedentarismo tem sido um dos principais fatores. A pessoa obesa tem maior probabilidade de desenvolver a doença, que pode também ser causada pelo uso abusivo de antiinflamatórios, de anticoncepcionais e anticongestionantes nasais.

 

Redação com Secom-PB
 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

200 casos de violência política de gênero são acompanhados pelo MPF; Justiça Eleitoral retoma nesta segunda 1ª ação da Paraíba

O Grupo de Trabalho de Prevenção e Combate à Violência Política de Gênero do Ministério…

16 de junho de 2024

Vereador de cidade paraibana fica ferido em acidente que envolveu dois veículos na BR-412

Nesse sábado (15), um vereador da cidade de Sumé conhecido como "Sabugo" ficou ferido em…

16 de junho de 2024

Campina Grande inicia semana com 114 oportunidades de emprego; confira

O Sine Municipal oferece, neste início de semana, 114 oportunidades por meio do cadastro do…

16 de junho de 2024

Suspeito de tráfico de drogas é preso durante ação policial em Jacaraú

Policiais da 2ª Companhia Independente de Polícia Militar prenderam, na noite desse sábado (15), um…

16 de junho de 2024

Mais de 90 mil passageiros devem embarcar na rodoviária de João Pessoa até o fim de junho

O Terminal Rodoviário Severino Camelo, em João Pessoa, tem registrado um aumento expressivo no número…

16 de junho de 2024

João Azevêdo preside audiência do Orçamento Democrático em Itaporanga e destina mais de R$ 64 milhões para obras e serviços

O governador João Azevêdo presidiu, na tarde deste sábado (15), na cidade de Itaporanga, sede…

16 de junho de 2024