Categorias: Paraíba

Estado vai apoiar a restauração da Fortaleza de Santa Catarina

PUBLICIDADE

 A Fortaleza de Santa Catarina, em Cabedelo, vai ser restaurada pelo Exército Brasileiro com apoio do Governo do Estado e a sociedade civil organizada. O Exército já fez uma limpeza geral recolhendo lixo e mato, e a partir de um projeto executivo vai reconstruir parte da muralha que desabou há algum tempo, restaurar guaritas, calçadas, pátio, instalações elétricas, iluminação interna e externa.

 

Na manhã do sábado (9) o secretário de Estado dos Recursos Hídricos, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, João Azevedo, visitou o Forte de Santa Catarina na companhia do general de brigada Carlos Alberto Maciel Teixeira, comandante da Guarnição Federal na Paraíba; do presidente da Fundação Casa de José Américo, Damião Ramos Cavalcanti, e representantes da comunidade de Cabedelo.

 

O secretário João Azevedo disse que o Governo quer ampliar as parcerias com engenheiros da Superintendência de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado da Paraíba (Suplan) e o Exército Brasileiro no sentido de unir forças: “Nós estamos colocando o Estado à disposição para ampliar a participação nesse processo, inclusive na implantação das obras”, destacou. João Azevedo lembrou que o desenvolvimento do turismo inclui também a preservação de monumentos históricos.

 

O general Teixeira afirmou que o Exército está contribuindo para que a sociedade possa recuperar um patrimônio histórico que a pertence. “Vamos continuar à disposição para realizar qualquer trabalho que seja de nosso alcance. A participação do Governo do Estado é importante junto com a comunidade de Cabedelo para que a Fortaleza seja recuperada”.

 

O presidente da Fundação Casa de José Américo, Damião Ramos Cavalcanti, ressaltou que o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Estadual (Iphaep) estão trabalhando para que a Fortaleza Santa Cantarina continue contando a história da Paraíba e do Brasil.

 

O diretor do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba, Fernando Abath, disse que a UPFB participa de projetos da comunidade de Cabedelo desde 1981 visando formação nas áreas de arte e cultura, colaborando como assessoria cultural de forma voluntária em benefício da Fundação Fortaleza Santa Catarina.

 

O presidente da Fundação Fortaleza Santa Catarina, Osvaldo da Costa Carvalho, um dos defensores do monumento histórico, disse que por muitos anos aquele patrimônio ficou esquecido e agora as diversas ações em parceria vão recuperar o ambiente. Ele acredita que após a restauração da Fortaleza e com a criação de um pólo turístico Cabedelo vai desenvolver seu turismo.

 

Os recursos para restaurar o principal monumento militar barroco na Paraíba virão do Governo Federal por meio da Superintendência do Patrimônio da União (SPU). Tombada aos 24 de maio de 1938, a Fortaleza de Santa Catarina já foi palco de muitos espetáculos teatrais. Atualmente, cerca de 30 mil pessoas visitam o local por ano.

Redação

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Presidente da FIEPB, Cassiano Pascoal Pereira Neto cumpre agenda na Companhia Siderúrgica Nacional

O presidente da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba - FIEPB, Cassiano Pascoal Pereira…

29 de abril de 2024

Duas vítimas do desabamento de casa de show no Altiplano estão em estado grave

Duas vítimas do desabamento ocorrido em uma casa de show no bairro do Altiplano, em…

29 de abril de 2024

MDB e Republicanos deixam divergências de lado e caminham juntos no Sertão: “Temos uma ótima convivência”, diz Veneziano

Com a proximidade do período eleitoral do mês de outubro, os partidos articulam cada vez…

29 de abril de 2024

Confira onde se vacinar contra influenza e covid-19 hoje, na capital

João Pessoa segue com pontos de vacinação nesta segunda-feira (29) para quem busca os imunizantes…

29 de abril de 2024

Vídeo e fotos: Estrutura de casa de shows cede durante evento em João Pessoa e deixa feridos

Na noite de ontem (28), parte da estrutura de uma casa de shows localizada no…

29 de abril de 2024

CAIXA paga parcela do Pé-de-Meia nesta segunda-feira

A CAIXA paga, nesta segunda-feira, 29 de abril, o Pé-de-Meia para os estudantes nascidos nos…

29 de abril de 2024