Categorias: Paraíba

Emprego temporário: como garantir permanência na vaga após período de Natal e férias

PUBLICIDADE

 

Para muitos que não conseguiram a tão sonhada vaga de trabalho durante o ano, o período de festas e férias representa uma oportunidade para conseguir um emprego temporário e, quem sabe, conquistar uma recolocação no mercado. Para isso, o profissional precisa, além de demonstrar aptidão ao cargo escolhido, ter um bom relacionamento com os colegas de trabalho. O setor de comércio e serviço, especialmente na área de alimentação, são os que mais contratam nessa época natalina.

 

Para além do período festivo, os segmentos que mais contratam temporariamente durante o começo do ano são papelaria, graças à busca por material escolar, negócios ligados ao entretenimento, como bares e restaurantes, e ligados ao turismo, como pousadas, hotéis e agências de transporte. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Sebrae Nacional, a perspectiva de contratação temporária para o Natal deste ano era de apenas 18,5%, sendo que 9,1% dos empresários entrevistados afirmaram que contratariam entre dois e três funcionários.

 

De acordo com o analista técnico do Sebrae Paraíba, Alexandro Teixeira, dezembro é sinônimo de festas, confraternizações e entrada do décimo terceiro salário, o que acaba estimulando a economia e aquecendo o mercado de trabalho. “Um dos principais requisitos considerados pelo empresário na hora de contratar um funcionário temporário e, consequentemente, para avaliar uma possível permanência na empresa, é o relacionamento”, frisou.

 

Assim, além de um bom desempenho técnico e desenvoltura profissional, o contratado temporário deve se mostrar proativo e flexível para tentar transformar a vaga temporária em definitiva. “As pessoas que tiverem melhor desenvoltura, conseguirem vender mais e se sobressaírem sobre os demais geralmente recebem um olhar mais atento do empresário para uma possível contratação. Não adianta ser muito bom naquilo que se faz se não conseguir se relacionar com demais colegas da equipe”, afirmou.

 

Ainda, o período de festas representa uma oportunidade para os empreendedores “novatos”. “Quem começou a empreender pode aproveitar essa época de confraternizações e festas para confirmar se o seu negócio foi bem aceito ou não. É o momento para validar o negócio e saber se ele realmente funcionou, se teve boa demanda e se terá continuidade”, destacou.

 

Redação com Sebrae-PB

 


Veja como adquirir a certificação digital para pessoa física sem burocracia

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Tutores querem regulamentação do transporte aéreo de cachorros

Tutores de cães da raça golden retriever se reuniram neste domingo (28) no aeroporto de…

29 de abril de 2024

Vicente Mariano, um dos representantes do candomblé no Brasil, morre aos 95 anos

O pernambucano Vicente Mariano, um dos representantes do candomblé no Brasil, morreu no último final…

29 de abril de 2024

Belo opina sobre voltar com Gracyanne: “Onde existe amor, ainda existe esperança”

Em participação no programa Domingão com Huck, da TV Globo, no dia de ontem (28),…

29 de abril de 2024

Vídeo e fotos: Estrutura de casa de shows cede durante evento em João Pessoa e deixa feridos

Na noite de ontem (28), parte da estrutura de uma casa de shows localizada no…

29 de abril de 2024

MDB e Republicanos deixam divergências de lado e caminham juntos no Sertão: “Temos uma ótima convivência”, diz Veneziano

Com a proximidade do período eleitoral do mês de outubro, os partidos articulam cada vez…

29 de abril de 2024

Confira onde se vacinar contra influenza e covid-19 hoje, na capital

João Pessoa segue com pontos de vacinação nesta segunda-feira (29) para quem busca os imunizantes…

29 de abril de 2024