Categorias: Paraíba

Empreender: riscos e oportunidades durante quarentena

PUBLICIDADE

Publicitária fala ao Sebrae Paraíba sobre a importância de manter o relacionamento e a relevância junto aos clientes

Fortalecer relacionamentos e tentar se manter relevante para os seus clientes, mesmo que a distância. Essa deve ser uma das prioridades para os empreendedores, especialmente os de pequenos negócios, neste momento de crise e de necessidade de isolamento social provocados pela pandemia do coronavírus. É o que sugere a publicitária Patrícia Travassos, que participou, essa semana, de uma das diversas transmissões ao vivo que o Sebrae Paraíba está realizando em suas redes sociais, com o objetivo de fornecer informações e auxiliar os empreendedores a enfrentarem esse momento de crises e mudanças.

Colunista do canal GloboNews e sócia de uma agência de produção de conteúdo, Patrícia também estuda, há 10 anos, o empreendedorismo feminino. Ao abordar, durante a transmissão ao vivo, o tema “Riscos e oportunidades para empreendedoras em quarentena”, ela falou sobre algumas particularidades e características desse universo.

“Independentemente da pandemia e desse momento que estamos vivendo, há uma caraterística bem interessante de nós percebermos nos negócios liderados por mulheres: muito mais que o lucro no final do mês, eles querem causar algum impacto e possuem algum propósito maior, seja ambiental, social ou relacionado minimamente ao bem-estar das pessoas que trabalham para aquele negócio”, explicou.

Ainda falando sobre essa particularidade, Patrícia destacou que “o risco, hoje, não é só das mulheres, mas para todo mundo, de nós perdermos esses tipos de negócios mais responsáveis, que pensam além do próprio lucro, do serviço ou produto que oferecem e que querem impactar de alguma forma e deixar um legado”.

Outro ponto destacado pela publicitária foi a importância da tecnologia. “O que eu percebi é que a tecnologia pode ser a grande aliada do empreendedorismo feminino, se nós soubermos fazer um bom uso dela. Nós não precisamos ser técnicas, engenheiras de computação ou algo assim para poder usar a tecnologia da melhor maneira possível”, afirmou.

Sobre a crise provocada pela pandemia, Patrícia Travassos enfatizou a necessidade, não apenas das mulheres, mas de todos os empreendedores, de utilizar a criatividade para manter, minimamente, o relacionamento com os clientes.

“É hora de todo mundo começar a fortalecer as relações com fornecedores, clientes, com o dono do local que você aluga, por exemplo, e de fato começar a negociar. Nesse momento em que as pessoas estão cada um em seus lugares, se preocupando com seus problemas, essas empreendedoras devem tentar se tornar relevantes, não tentando vender exatamente o que elas vendiam, mas dando dicas, mostrando que se preocupam com o cliente”, explicou Travassos, ao destacar que o momento também pede aos empreendedores equilíbrio emocional, evitar o endividamento desnecessário, buscar parcerias e utilizar diferentes formas de se conectar aos clientes, vislumbrando a crise, também, como uma oportunidade de se reinventar e buscar novas oportunidades.

Por sua vez, a analista técnica do Sebrae Paraíba, Renata Câmara, pontuou a importância do empresário se colocar, também, no papel de ouvinte, buscando entender os sinais e os comportamentos dos consumidores nesse momento de crise.

“Os empreendedores que já tinham minimamente um relacionamento digital devem intensificá-lo, procurando colocar conteúdos não apenas sobre vendas, mas também informações que demonstrem a preocupação com o bem-estar do cliente. Já aqueles empresários que possuem loja física e não estão habituados com o ambiente digital, a primeira coisa que eles têm que pensar é que os clientes não deixaram de existir porque ele fechou a porta da loja. Como eles têm um base mínima de contato com essa carteira de clientes, é preciso ativar essa base, procurando desenvolver um relacionamento e ouvindo o que pode ser melhorado e o que o cliente espera desse empresário”, comentou a analista.

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Proposta por Eduardo Carneiro, lei obriga instituições de saúde notificarem casos de violência contra idosos, na Paraíba

Foi sancionada pelo governador João Azevêdo, lei de autoria do deputado estadual Eduardo Carneiro (Solidariedade),…

29 de abril de 2024

Lucas reforça entendimento do grupo e também descarta chapa com dois Ribeiros em 2026: “Entendimento pacífico nosso”

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro, comentou sobre a formatação da chapa para as eleições…

29 de abril de 2024

VÍDEO: Homem interrompe transmissão ao vivo do JPB1 aos gritos de ‘Globo Merda’

Um homem invadiu um link ao vivo do telejornal local "JPB1", da TV Globo, nesta segunda-feira…

29 de abril de 2024

Aluízio Bezerra é eleito pelo Pleno e assume vaga de desembargador do Tribunal de Justiça

O juiz Aluízio Bezerra Filho foi eleito, nesta segunda-feira (29), para o cargo de desembargador…

29 de abril de 2024

João e Daniella criticam governo federal por judicializar desoneração da folha de pagamento

Nesta segunda-feira (29), o Governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), e a Senadora Daniella Ribeiro…

29 de abril de 2024

5 dicas para começar a apostar em seu time favorito hoje mesmo

O mundo das “sports bets” é mais simple do que parece. Veja dicas para aumentar…

29 de abril de 2024